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Provedor de dados:  Rev. Econ. Sociol. Rural
País:  Brazil
Título:  A Intermodalidade no Transporte de Etanol Brasileiro: aplicação de um modelo de equilíbrio parcial
Autores:  Coleti,Jamile de Campos
Oliveira,Andrea Leda Ramos de
Data:  2019-01-01
Ano:  2019
Palavras-chave:  Etanol
Equilíbrio espacial
Logística
Simulação
Resumo:  Resumo: A busca por fontes de energia renováveis tem aumentado a demanda mundial de etanol. O Brasil é o segundo maior produtor; porém, os custos para transportar a produção são cada vez mais altos. O objetivo do presente artigo é analisar as alternativas de transporte para o etanol frente às condições da logística vigentes no Brasil. Para tanto, propõe-se a aplicação de um modelo de equilíbrio parcial na forma de um Problema de Complementaridade Mista (PCM). Foram avaliados três cenários: o primeiro representa uma perspectiva atual e vigente, em que são praticadas rotas rodoviárias e rodoferroviárias. No Cenário 2 estimou-se uma redução de 15% no valor do frete ferroviário e, no Cenário 3, são incluídos novos projetos dutoviários em curso no País. O Cenário 3 apresentou os melhores volumes de comercialização, com aumento de 0,20% em relação ao cenário-base e um aumento nas divisas de 27 milhões de dólares, indicando que os projetos viários que priorizam a intermodalidade, sobretudo através da dutovia, implicam reduções no custo de transporte e conferem melhoria na eficiência do sistema logístico. Como proposta futura, sugere-se a inclusão do subsídio norte-americano para o etanol, pois tal parâmetro pode alterar a competitividade brasileira.
Tipo:  Info:eu-repo/semantics/article
Idioma:  Português
Identificador:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000100127
Editor:  Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
Relação:  10.1590/1234-56781806-94790570108
Formato:  text/html
Fonte:  Revista de Economia e Sociologia Rural v.57 n.1 2019
Direitos:  info:eu-repo/semantics/openAccess
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