Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Registro completo
Provedor de dados:  Ciências Agrárias
País:  Brazil
Título:  Descobrindo os Aspectos Geográficos de Guaratinguetá
Autores:  Siqueira, Meire Regina de Almeida
Campos, Maria Regina Nunes de
Urban, Márcia Virgínia Mendes
Data:  2007-02-27
Ano:  2007
Palavras-chave:  Educação Ambeintal
Interdisciplinalidade
Guaratinguetá e Geografia
Arte e Educação Ambeintal
Resumo:  Este trabalho foi desenvolvido na EE Professor José Pereira Éboli, com o objetivo de desenvolver o conhecimento e análise dos aspectos naturais e culturais da cidade, a partir de uma visão histórica. Através de atividades de campo levamos os alunos para observar as diversas paisagens que formam Guaratinguetá. As visitas a Serra do Mar e da Mantiqueira tiveram como objetivos conhecer particularidades geológicas, climáticas e botânicas e diagnosticar os impactos causados ao meio ambiente pela ocupação humana desordenada, percebendo os rastros de destruição deixados pela intervenção humana. Em oficinas de criação de textos e de artes plásticas, os alunos expressaram suas impressões do que foi apreendido. O material produzido pelos alunos foi organizado em um livro de caráter didático sobre os recursos naturais da região, relacionando aspectos geográficos, culturais, históricos, científicos e artísticos

Frente ao uso irracional e inconseqüente dos recursos naturais do planeta a educação ambiental tornou-se fator preponderante no processo de formação das novas gerações, as quais, num futuro bem próximo, se defrontarão cada vez mais com as conseqüências negativas do desequilíbrio que vem ocorrendo entre preservação e desenvolvimento. Acreditando-se que a instituição escolar assume um papel determinante, preparando crianças e jovens para encontrarem alternativas de preservação, conservação e recuperação do patrimônio natural, este projeto constituiu-se em uma iniciativa de professores apoiada pela CENP – Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas e desenvolvida na E.E. José Pereira Éboli. O projeto teve uma abordagem interdisciplinar para o desenvolvimento das atividades com alunos da 5a. série, atendendo aos objetivos pedagógicos de convergência e aplicação prática de conhecimentos das áreas de Geografia, Ciências, Artes e Português.O conhecimento da realidade local visando à construção de uma visão crítica e sensível sobre os problemas ambientais foi priorizado nas atividades teóricas e práticas. O contato direto com os aspectos geográficos, históricos e culturais da cidade propiciou aos alunos uma visão mais ampla das questões ambientais significativas.A elaboração de um livro, com tiragem de 1.000 exemplares a serem distribuídos para as escolas da região, possibilitou a sistematização de descobertas, onde os alunos foram protagonistas do conhecimento do meio ambiente natural e cultural que os cercam. A importância da criação deste tipo de material didático deu-se ainda mais pela integração de alunos, professores e especialistas científicos e acadêmicos.

Secretaria do Estado da Educação do estado de São Paulo. CENP- Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas
Tipo:  Book
Idioma:  Português
Identificador:  http://hdl.handle.net/2315/72
Formato:  3844810 bytes

application/pdf
Fechar
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional