Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Registro completo
Provedor de dados:  AgEcon
País:  United States
Título:  SAZONALIDADE DA OFERTA DE PRODUTOS HORTÍCOLAS: O MERCADO DE BERINJELA
Seasonality of the supply of vegetables: the aubergine market
Autores:  Anefalos, Lilian Cristina
Moreira, Silvia Rocha
Cipolli, Katia Maria Vieira Avelar Bittencourt
Turco, Patricia Helena Nogueira
Tavares, Paulo Eduardo Da Rocha
Data:  2011-08-19
Ano:  2008
Palavras-chave:  Hortaliça
Sazonalidade
Entreposto
Produto fitoterápico
Vegetable
Seasonality
Mart
Fitoterapeutic product
Crop Production/Industries
Resumo:  O objetivo deste trabalho foi analisar o mercado de berinjela no período de 2001 a 2006 para estudar a evolução dos índices sazonais de volume e preço comercializados nos principais entrepostos de São Paulo e Minas Gerais. Para isso foram utilizadas séries históricas mensais de preços e volumes comercializados para se determinar seu padrão sazonal anual, a partir do método da média geométrica móvel centralizada. No caso da berinjela, verificou-se elevação da oferta do produto a partir de agosto e setembro, com conseqüente redução nos preços praticados nos entrepostos. Com a aplicação de novas tecnologias, pode ocorrer oferta de produtos de melhor qualidade, influenciando decisivamente a sazonalidade de preços no mercado consumidor.---------------------------------------------The objective of this paper was to analyze the aubergine market during the period from 2001 to 2006 to study the evolution of the seasonal indexes of volume and price commercialized in the main marts of São Paulo e Minas Gerais. It was used historical month series of prices and volumes to establish their annual seasonal pattern, from the method of the centralized average geometric mobile. It was verified in the case of aubergine increase of supply from months of August and September, reducing the prices in these marts from these months. With the application of new technologies, better quality products can be offered, influencing decisively the seasonality of prices in the consumer market.
Tipo:  Conference Paper or Presentation
Idioma:  Português
Identificador:  http://purl.umn.edu/113377
Relação:  Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)>46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brasil
Formato:  17
Fechar
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional