Registro completo |
Provedor de dados: |
AgEcon
|
País: |
United States
|
Título: |
FORMAÇÃO DE PREÇOS, RENTABILIDADE E CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE SUINICOLA BRASILEIRO
|
Autores: |
Santos Filho, Jonas Irineu dos
|
Data: |
2011-07-25
|
Ano: |
2008
|
Palavras-chave: |
Suinocultura
Co-integração
Rentabilidade
Poder de mercado
Farm Management
|
Resumo: |
Neste estudo foram analisados os comportamentos dos preços, rentabilidade do produtor e nível de concentração na suinocultura entre os anos de 1997 a 2007. Para tanto foram coletados dados de preços pagos ao produtor de suínos nos estados do Paraná e São Paulo e dos preços no atacado (meia carcaça) e varejo (carnes, presunto, salsicha, lingüiça e mortadela) no mercado de São Paulo e foram efetuados os testes de co-integração. Adicionalmente foi efetuada revisão na literatura sobre a rentabilidade da suinocultura e grau de concentração dos mercados. O resultado obtido nos permite concluir que o setor de suinos já se encontra suficientemente concentrado para poder exercer poder de mercado frente aos produtores. De fato, ainda que a rentabilidade da atividade possa ser explicada por fatores que afetam a oferta e a demanda, o mercado do produtor não se mostrou integrado ao mercado do varejo. A integração de preços ocorreu somente entre os preços ao produtor no Paraná e o preço pago ao produtor em São Paulo e do preço pago pela meia carcaça no atacado também no estado de São Paulo.
|
Tipo: |
Conference Paper or Presentation
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://purl.umn.edu/109755
|
Relação: |
Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)>46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brasil
|
Formato: |
13
|
|