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Agricultura familiar e mercados atacadistas: dinâmicas sociais da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf/Ceasa) em Recife – Pernambuco Rev. Econ. Sociol. Rural
Moraes,Juliana Gomes; Pires,Maria Luiza Lins e Silva.
Resumo Esta pesquisa analisa as dinâmicas sociais de funcionamento da Central de comercialização da agricultura familiar (Cecaf), no âmbito do Ceasa-PE, considerando a diversidade social, as bases associativas, as estratégias de comercialização e as disputas locais de uso do espaço. Como se configura a dinâmica cotidiana de comercialização na Cecaf e quem são os seus atores são algumas das questões que conduzem este trabalho. Esta pesquisa envolveu uma amostra de 38 entrevistados, entre agricultores comerciantes e gestores. Criada com o propósito de atender exclusivamente agricultores familiares beneficiários do Pronaf, a Cecaf precisou ampliar seu público-alvo, dada a escassez de usuários que atendesse a esse critério, favorecendo a instalação de uma...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Cecaf; Ceasa; Agricultura familiar; Comercialização.
Ano: 2019 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000200309
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Análise da competitividade da produção de soja no sistema de plantio direto no Estado de Mato Grosso do Sul Rev. Econ. Sociol. Rural
Alvim,Maria Isabel da Silva Azevedo; Oliveira Júnior,Lourival Batista de.
O setor agrícola nacional, em fase de reorganização e adequação aos novos padrões de produção e comercialização, enfrenta o desafio de crescer de modo competitivo e sustentável, para atender a demanda interna e conquistar e manter espaço no mercado externo, fornecendo produtos e processos de qualidade, com sustentabilidade e a preços competitivos. Para atender a nova demanda de uma agricultura mais equilibrada, ecológica e economicamente, é necessária a prática de uma produção coerente com o desenvolvimento sustentável. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar a lucratividade do sistema de plantio direto, um modo de produção mais sustentável do que o sistema de plantio convencional, no Estado de Mato Grosso do Sul, usando como metodologia a Matriz...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Competitividade; Comercialização.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032005000300006
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As catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: um estudo de caso em Sergipe¹ Rev. Econ. Sociol. Rural
Mota,Dalva Maria da; Schmitz,Heribert; Silva Júnior,Josué Francisco da; Porro,Noemi Miyasaka; Oliveira,Tânia Carolina Viana de.
O artigo trata da experiência de um grupo de mulheres extrativistas na comercialização de frutas silvestres, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no estado de Sergipe. O quadro de análise insere-se no debate sobre pobreza e políticas públicas para grupos específicos no espaço rural. O foco aqui são as autodenominadas "catadoras de mangaba", que assumiram uma identidade coletiva baseada no uso comum de recursos com baixo impacto ambiental e pertencem ao Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM). Embora tenham sido recentemente reconhecidas como sujeitos de direitos específicos, vivenciam a diminuição dos recursos, sobre os quais praticam o extrativismo, e as dificuldades de comercialização resultantes da insegurança relativa ao acesso aos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Mulheres; Extrativistas; Comercialização; Políticas públicas; Programa de Aquisição de Alimentos.
Ano: 2014 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032014000300003
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Agricultores familiares em canais curtos de comercialização: uma análise quantitativa das feiras municipais Rev. Econ. Sociol. Rural
Verano,Thiago de Carvalho; Figueiredo,Reginaldo Santana; Medina,Gabriel da Silva.
Resumo: O potencial de inserção comercial de agricultores familiares em canais curtos de comercialização tem sido explorado por importantes estudos qualitativos. Este trabalho apresenta contribuições adicionais a esses esforços ao quantificar a participação de agricultores familiares nas feiras municipais. Verifica-se em que medida as feiras representam alternativas à inserção comercial ao proporcionar: (a) inclusão socioprodutiva dos agricultores familiares; (b) fortalecimento de canais curtos de comercialização; e (c) alternativa ao sistema agroalimentar industrial. A partir de dados quantitativos de 59 feiras, amostradas de um universo de 369 no estado de Goiás, detectou-se que 42,37% das feiras oferecem oportunidades de inclusão comercial aos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Desenvolvimento rural; Comercialização; Inclusão socioeconômica; Feira do produtor.
Ano: 2021 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000300205
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Sheep industry in Brazil: balance of 2013 and outlook for 2014 MV&Z
Raineri, Camila; Santos, Fernanda Ferreira dos; Gameiro, Augusto Hauber.
In the early 2000s, sheep industry began to occupy a prominent position in Brazilian agribusiness, attracting investors and being recognized as a new alternative for farming diversification. Many breeders and new industries emerged, motivated by the deficit between production and demand for lamb in the country, which leads to the import of hundreds of thousands of tons of sheep meat every year. Nearly a decade has passed since the initial euphoria, which saw intense inflow of breeders to the activity, and this essay aims to make a brief summary of important facts occurred in 2013 regarding this supply chain, and to present some perspectives for next year. The evolution of the following topics is addressed: i) legal and illegal slaughter, ii) imports of...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Analysis; Lamb; Market; Sheep; Trading análise; Comercialização; Cordeiro; Mercado; Ovinos.
Ano: 2015 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/24623
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Situação das indústrias madeireiras do Estado do Amazonas em 2000 Acta Amazonica
Lima,José Ricardo Araújo; Santos,Joaquim dos; Higuchi,Niro.
Apesar da baixa atividade de usos do solo no Estado, a produção de madeira não é sustentável. Isso é causado, principalmente, pela falta de infra-estrutura dos órgãos responsáveis para monitorar os planos de manejo florestal e de corte raso para agricultura e pecuária. Este estudo apresenta análise de alguns fatores de produção, industrialização e comercialização da indústria madeireira do Estado do Amazonas, visando viabilizar diagnóstico do setor florestal. Essas informações possibilitam o estabelecimento de políticas florestais para a região. Fez-se a definição das zonas de produção, onde os principais municípios produtores de serrados foram Manaus, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins; e de compensados e laminados foram Manaus e Itacoatiara. Após essa...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Amazônia; Produção madeireira; Comercialização.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672005000200003
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A organização do desembarque e o comércio de pescado na década de 1990 em Manaus, Amazonas Acta Amazonica
Parente,Valdenei de Melo; Batista,Vandick da Silva.
A maior parte da produção pesqueira do Estado do Amazonas é desembarcada em Manaus, entretanto, as características de organização do apoio à produção e da comercialização neste centro, pouco têm sido avaliadas ou consideradas nas discussões para o desenvolvimento do setor. O presente trabalho visa apresentar estas características de forma a estabelecer um referencial histórico sobre a organização do desembarque pesqueiro em Manaus e para subsidiar o planejamento do setor. Entrevistas foram efetuadas com diversos atores deste setor, de forma a cobrir o mosaico de alternativas que existem para o abastecimento de pescado. Há quatro tipos de agentes de comercialização atacadista de pescado para Manaus: o barco de pesca, o despachante, o atravessador e os...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Pesca artesanal; Comercialização; Produtos pesqueiros; Microeconomia; Manaus.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672005000300011
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QUANTIDADE E PREÇO DO MARACUJÁ COMERCIALIZADO NAS CEASAS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E PARANÁ Ciência Rural
Paiva,Marília Caleffi; Carvalho,Ruy Inácio Neiva de; Fioravanço,João Caetano; Manica,Ivo.
RESUMO Estudaram-se as quantidades e os preços médios mensais e anuais do maracujá comercializado nas CEASAS do Rio Grande do Sul e Paraná de 1981 a 1990 e na CEASA de Santa Catarina de 1987 a 1990. As quantidades de maracujá comercializadas anualmente aumentaram 934,9% na CEASA/RS, 1.969,2% na CEASA/SC e 1.057,8% na CEASA/PR. Os preços anuais foram iguais entre os anos na CEA-SA/RS e CEASA/SC e na CEASA/PR maiores em 1986. As maiores quantidades de maracujá ofertadas ocorreram de março a agosto na CEASA/RS, de novembro a fevereiro na CEASA/SC e de janeiro a junho na CEASA/PR. Os maiores preços mensais foram pagos de abril a junho na CEASA/RS e de setembro a janeiro na CEASA/PR, enquanto na CEA-SA/SC foram iguais entre os meses.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Maracujá; Passiflora edulis f.flavicarpa; Comercialização; Preços.
Ano: 1994 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781994000100016
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CARACTERÍSTICAS DO MAMÃO FORMOSA COMERCIALIZADO EM PORTO ALEGRE DE OUTUBRO/91 A JUNHO/92 Ciência Rural
Fioravanço,João Caetano; Paiva,Marília Caleffi; Carvalho,Ruy Inácio Neiva de; Manica,Ivo.
O trabalho foi realizado com o objetivo de determinar as principais características físicas e químicas do mamão formosa comercializado em Porto Alegre de outubro de 1991 a junho de 1992. Os mamões analisados apresentaram grande variabilidade de tipos e cor da casca, mas com predomínio da cor laranja da polpa. Os frutos com maior peso foram obtidos em outubro, dezembro e abril; o peso da placenta mais sementes foi superior em janeiro; o maior rendimento de polpa mais casca foi determinado em outubro, março e maio; o maior diâmetro dos frutos foi obtido em dezembro, enquanto os mamões mais firmes foram analisados em novembro; o maior teor de sólidos solúveis totais foi observado nos frutos amostrados em março, abril, maio e junho, a menor acidez foi obtida...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Mamão formosa; Comercialização; Características.
Ano: 1994 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781994000300012
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Análise do comércio de bananas em Lavras: Minas Gerais Ciência e Agrotecnologia
Pereira,Lair Victor; Andrade,José Clélio de; Fráguas,José Carlos; Abrahão,Enilson; Alvarenga,Ângelo Albérico.
A participação de Lavras na oferta de banana no mercado local é muito pequena, considerando-se que o Brasil é o segundo país maior produtor com 6,6 milhões de toneladas e Minas Gerais é o quarto entre os Estados produtores dessa fruta. Visando a quantificar a participação de Lavras e região na oferta de banana no mercado local, realizou-se esse trabalho em duas etapas: 2002/2003 e 2004/2005. A aplicação mensal de questionários nos principais estabelecimentos comerciais de hortifruti e feiras - livre de Lavras, permitiu conhecer o volume comercializado, procedência e perdas das principais cultivares de banana. Os resultados obtidos mostram que em 2002/2003 foram comercializados 945,24 t e em 2004/2005 foi de 1.001,98 t. Desse volume, 6,56% em 2002/2003 e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comercialização; Procedência; Perdas; Musa spp.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000300028
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Comercialização de flores e plantas ornamentais no segmento varejista no município de Lavras/MG Ciência e Agrotecnologia
Ceratti,Marina; Paiva,Patrícia Duarte de Oliveira; Sousa,Magno de; Tavares,Thaísa Silva.
O mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais apresenta-se com perspectivas de crescimento e conseqüente incremento para os principais segmentos da cadeia produtiva: produção, distribuição e comercialização. Esta previsão, bastante otimista, vem atraindo para o setor novos empreendedores, com conseqüente aumento da concorrência e a constante necessidade da busca por novos produtos e serviços. Com o objetivo de compreender a nova tendência da cadeia de flores e plantas ornamentais e de avaliar a estrutura do segmento varejista no município de Lavras (MG), realizou-se um levantamento de informações junto aos estabelecimentos que comercializam flores e plantas ornamentais, no primeiro semestre de 2003. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa de caráter...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comercialização; Segmento varejista; Floricultura.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000400040
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