Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: 

RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 30
Primeira ... 12 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
PROJETO ÁGUA E VIDA Ciências Agrárias
Targa, Julio; Batista, Getulio; Dias, Nelson; Targa, Marcelo.
Água e Vida possui o significado simbólico da conjunção das palavras “água“ e “vida“com o seguinte enfoque: água representa o recurso natural, o qual demanda respeito e manejo adequado visto à sua vital importância à vida humana; vida representa a essência da razão pela qual o homem existe, toma decisões e age em seu entorno, ou seja, vida simboliza os fatores sócio-econômicos que ditam a atuação do homem em seu meio. O objetivo geral deste projeto é desenvolver e disseminar estratégias para a melhoraria no uso responsável da água, recuperação de corpos d’água e iniciativas conservacionistas voltadas para a melhoria da quantidade e qualidade da água em duas sub-bacias do Rio Paraíba do Sul (Una e Boqueira), através da capacitação de atores de gestão,...
Tipo: Other Palavras-chave: Gestão de bacia hidrográfica; Educação ambiental; Produtor de água.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/2315/57
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Conscientização ambiental de alunos de uma escola da periferia de Guaratinguetá como forma de proteger os recursos hídricos locais Ciências Agrárias
Sant`Anna, Luiz Guilherme Simões de; Silva, Luciane Aparecida Lemes da.
This project has the goal of providing ecological awareness to students from Ramão Gomes Portão State School. This school is located in periphery of the city of Guaratinguetá. In this region there are three small streams connected to Cacunda Creek that further connects to Paraíba do Sul River, which is the main river of this city. Field research has been used as a way to stimulated students to develop ecological sense, since the problems had been presented to them and their solutions depend on student’s actions. Considering that they are living in the area, they are also polluting agents of those streams. Improvements in student’s actions during class periods have been observed such as reduction of water consumption at school and garbage/recycle selection...
Tipo: Article Palavras-chave: Recursos hídricos; Sustentabilidade hídrica; Educação ambiental.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/2315/124
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação Ambiental para o Terceiro Setor Voltada para os Recursos Hídricos Ciências Agrárias
Batista, Getulio T.; Dias, Nelson W.; Targa, Marcelo S..
Resumo. Este projeto está centrado no objetivo principal de fortalecer a atuação de entidades do Terceiro Setor junto às suas comunidades fornecendo-lhes capacitação em técnicas inovadoras que incrementem a implementação de intervenções sustentáveis no meio rural, participação em práticas de conservação de recursos hídricos dentro de projetos de aplicação, através do desenvolvimento de material didático acompanhado de técnicas pedagógicas que promovam a compreensão dos conceitos e princípios a serem disseminados, equipamento para a realização de cursos e outras atividades similares, remuneração ponderada pela qualidade das atividades realizadas por essas entidades, compilação de resultados de outros projetos deste Programa para serem disseminados pela rede...
Tipo: Other Palavras-chave: Conservação de água; Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Water resources.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/2315/62
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REFLORESTAR: PLANTE ESSA IDÉIA-FORMAÇÃO DE MONITOR E AGENTE AMBIENTAL MIRIM Ciências Agrárias
Vieira, Maria Estela.
Este trabalho será desenvolvido na Rede Escolar Municipal, em Taubaté, Estado de São Paulo. O Projeto Reflorestar: Plante essa Idéia - com a Formação de Monitor e Agente Ambiental Mirim tem o objetivo de subsidiar a escola a inserir a temática ambiental no projeto pedagógico, de forma transversal e interdisciplinar, para ampliar e dar continuidade aos projetos bem – sucedidos da escola. O projeto possui programas de conservação do meio ambiente e dos recursos naturais que irá integrar as questões ambientais aos processos decisórios e atuar diretamente na formação de seres humanos que serão peças chave na edificação de novos e melhores tempos. A melhor forma de ensiná-los, portanto, é fazer com que sejam alvos de reflexões e de vivências. Mais do que...
Tipo: Other Palavras-chave: Educação ambiental; Interdisciplinaridade; Reflorestamento; Ensino Médio; Ensino fundamental; Estudo do Meio.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/2315/71
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A Educação ambiental como instrumento para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos nas organizações públicas e privadas: contexto, legislação e ações estratégicas. Infoteca-e
GÓES, A. C. P.; GUEDES, M. C..
Este trabalho parte de um problema do presente, o alto consumo de bens materiais e seus desperdícios nas organizações públicas e privadas, e se propõe a oferecer diretrizes em educação ambiental para administrar e diminuir a produção de resíduos sólidos comuns, como papel, plástico, vidro e metal. Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Estado do Amapá, desenvolve-se um programa de gestão ambiental, cuja ênfase no gerenciamento desses resíduos está em fase de implementação, com a construção de uma área para processamento do lixo produzido diariamente. Dessa forma, o objetivo geral deste documento é apresentar uma pequena abordagem sobre a evolução da questão ambiental, sugerindo ações para a redução do consumo de materiais diversos nas...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Resíduos sólidos.; Impacto ambiental; Educação ambiental; Ecologia humana..
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/929016
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
EEA - Espaço de Educação Ambiental: brincando e aprendendo com a natureza. Infoteca-e
bitstream/item/102606/1/EEA-Espaco-de-Educacao-Ambiental-brincando-e-aprendendo-com-a-natureza.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação ambiental; Meio ambiente; Environmental education.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/898061
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental: capacitação de agentes multiplicadores e desenvolvimento de projetos. Infoteca-e
HAMMES, V. S.; FERRAZ, J. M. G..
Projeto da Embrapa Meio Ambiente: História; Contribuições. Capacitação de agentes multiplicadores: Programa e projetos de educação ambiental; Planejamento participativo; Contextualização local; Bacia hidrográfica; Questões agrícolas; Tema gerador; Ver, julgar e agir; Captação de recursos financeiros e parceria; Relatório de resultados, avaliação e monitoramento; Caderno local; Divulgação de resultados ou estratégia de marketing. Oficina de projetos: Institucional; Comunitário. Programas e projetos de educação ambiental: Projetos sobre os temas geradores "Cidadania e Saúde", "Água e Energia", "Lixo", "Agricultura" e "Conservação dos Recursos Naturais".
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Capacitação de agente; Oficina de projeto; Programa; Projeto; Educação ambiental; Meio ambiente.
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1076093
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Acesso de conteúdo por meio auditivo utilizando o programa DOSVOX. Infoteca-e
PESSOA, M. C. P. Y.; FILIZOLA, H. F.; FERRACINI, V. L..
bitstream/item/125310/1/2007FD13.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Meio ambiente; Educação ambiental.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/15980
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Qual é sua pegada?: o reflexo de seu consumo. Infoteca-e
CARVALHO, M. T. de M.; VILELA, A. F. da C.; JUNQUEIRA, R. B. M.; LANNA, A. C..
Pegada Ecológica. Consumo versus produção de lixo. O que são materiais recicláveis e não recicláveis. Resíduos recicláveis. Resíduos não recicláveis. Resíduos orgânicos. Resíduos químicos ou tóxicos. Resíduos potencialmente perigosos. Como contribuir para o equilíbrio do ambiente em que vivemos?. Curiosidades. Teste: Quanto você pesa para o planeta?. Fluxograma de gerenciamento dos resíduos gerais da Embrapa Arroz e Feijão. Canecas versus copos descartáveis. Colabore para uma empresa ambientalmente responsável.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Lixo; Educação ambiental; Resíduo.
Ano: 2009 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/663363
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental para conservação e manejo de nascentes e matas ciliares na bacia hidrográfica do Rio Preto, DF. Infoteca-e
VARGAS, L. M. P.; COSER, T. R..
bitstream/CPAC-2010/31943/1/doc-273.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Cerrado; Educação ambiental; Education; Environment.
Ano: 2009 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/856793
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental em propriedade familiar. Infoteca-e
MATTOS, M. L. T.; MADAIL, J. C. M..
bitstream/item/37324/1/Educacao.ambiental.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Boas práticas.; Agricultura familiar; Educação ambiental; Qualidade da água; Educação..
Ano: 2010 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/870064
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Que tatu é esse? Infoteca-e
MATRANGOLO, W. J. R..
bitstream/item/107319/1/Tatu-bolinha-rev.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Tatu-bolinha; Educação ambiental; Biodiversidade; Ecologia.
Ano: 2014 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/988322
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Água sempre presente na vida. Infoteca-e
QUEIROZ, J. F. de; PESSOA, M. C. P. Y..
Um planeta que é pura água; A água em movimento - o ciclo; A água no corpo humano; A água nos alimentos; A água na limpeza e higiene; A qualidade da água e a saúde do Homem; O papel das plantas na conservação da água; Fito: o amigo da água; A água, a urbanização e o lixo; O papel socioeconômico e cultural da água; A água na obtenção de energia; A água e a produção de alimentos no campo; O que fazer para conservar a água; Sites consultados; Poesias; Jogo no tema água.
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Cartilha; Literatura infanto juvenil; Literatura Infanto-Juvenil; Lixo; Brasil; Ciclo da água; Recursos hídricos.; Água; Conservação da água; Educação ambiental; Energia; Meio Ambiente; Qualidade; Urbanização.; Environment; Environmental education; Water..
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1045634
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Fragmento de floresta de transição na zona urbana do Município de Macapá: propostas de estudos e aproveitamento. Infoteca-e
GOES, A. C. P.; MELEM JUNIOR, N. J.; BARRETO, M. C..
bitstream/item/81067/1/AP-2012-Fragmento-floresta-documentos-75.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Vegetação; Floresta nativa; Ecologia florestal; Educação ambiental.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/955337
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Tema gerador de projeto escolar. Infoteca-e
HAMMES, V. S.; KITAMURA, P. C.; MARQUES, J. F.; SAITO, M. L.; SILVA, A. de S.; AQUINO, C. A..
Água como tema gerador; Agricultura como tema gerador; Lixo como tema gerador; Conservação dos recursos naturais como tema gerador.
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Natural resource; Educação ambiental; Recurso natural; Meio Ambiente.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/952823
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Reflexões e relatos sobre a prática da agroecologia intermediada pela alfabetização ecológica. Infoteca-e
MATRANGOLO, W. J. R..
bitstream/item/94574/1/doc-162.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ecologia; Agricultura; Educação ambiental; Ecology; Environmental education; Environment.
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/974393
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Terra não é sujeira. Infoteca-e
RESENDE, A. V. de; BARROS, A. C. da S.; FAVARIN, A. M.; BORGHI, E.; GONTIJO NETO, M. M.; CASTRO, M. A. de.
bitstream/item/165768/1/Terra-nao-e-sujeira.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Plantio direto; Rotação de cultura; Mata ciliar; Educação ambiental.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1077721
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Macroeducação: educação ambiental para formação de sociedade sustentável, unindo o campo à cidade desenvolvida mediante processos participativos de pesquisa e extensão rural. Infoteca-e
HAMMES, V. S.; ARZABE, C..
bitstream/item/99939/1/2013FD03.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Processo participativo; Educação ambiental; Extensão rural.
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/983129
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental como instrumento no processo de gestão ambiental na Embrapa Cerrados: um diagnóstico. Infoteca-e
FERREIRA, E. A. B.; MIRANDA, Z. de J. G.; SOUSA-SILVA, J. C.; SOUSA, E. dos S.; OLIVEIRA-FILHO, E. C.; AQUINO, F. de G.; TUPINAMBÁ, D. D..
bitstream/CPAC-2010/30257/1/bolpd-215.pdf
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) Palavras-chave: Meio ambiente; Educação ambiental; Environment; Environmental education.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/571881
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Agir, percepção da gestão ambiental. Infoteca-e
HAMMES, V. S..
Gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental. Norma ISO 14001. Alternativas de ação. Conceituação jurídica de energia elétrica. Corredores de mata. Falta d'água. Sistema zona de raízes. Jardim ecológico. Agricultura sustentável. Permacultura. Vida orgânica. Integração no organismo agrícola. Conversão para práticas agrícolas sustentáveis. Cultivo de plantas medicinais. Pecuária orgânica. Aqüicultura e meio ambiente. Desinfestação do solo com o uso de energia solar. Manejo da adubação-verde para a vivificação do solo no organismo agrícola. Utilização de lodo de esgoto na agricultura. Controle biológico. Controle natural de doenças e pragas agrícolas. Recuperação de áreas degradadas pela mineração. Enfrentando o problema do lixo. Famílias organizadas para a...
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Agricultura.
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13945
Registros recuperados: 30
Primeira ... 12 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional