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Perfil dos compradores de tomate de mesa em supermercados da região de Campinas Horticultura Brasileira
Andreuccetti,Caroline; Ferreira,Marcos David; Tavares,Marcelo.
O acesso a informações e às mudanças tecnológicas fizeram com que consumidores se tornassem cada vez mais exigentes e preocupados com a saúde. Assim, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de tomate de mesa (Lycopersicon esculentum Mill.) em supermercados de Campinas (SP), e a partir das respostas aos questionários traçou-se seu perfil destacando suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Identificou-se que é a mulher que realiza as compras para casa, com preferência pelo consumo do tomate na forma "in natura". Encontrou-se insatisfação de 95,6% dos entrevistados quanto à qualidade do tomate, sendo a presença de danos físicos a maior reclamação. Assim, a qualidade do tomate que estava sendo apresentado nas gôndolas...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill.; Danos físicos; Padrões de qualidade; Custo do tomate; Consumo in natura; Consumidor.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000100031
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Classificação do tomate por atacadistas e produtores Curitiba Horticultura Brasileira
Rodrigues,Luciana R; Zambon,Fernanda Rita A; Muraro,Daniel.
Identificou-se o sistema efetivamente utilizado para classificação do tomate para mesa por atacadistas e produtores em Curitiba. Verificou-se também por que não são adotadas as normas legais de classificação. Foram entrevistados 11 atacadistas e 31 produtores de tomate que comercializam sua produção na CEASA Curitiba. Outros dois produtores foram entrevistados em suas propriedades e acompanhados desde a produção até a comercialização. Após tabulação dos dados calculou-se a porcentagem de entrevistados enquadrados em cada questão, em relação ao número total de entrevistados. Constatou-se que há mais de uma linguagem de classificação no mercado e embora não haja padrões de classificação, essas linguagens são compreendidas no momento da comercialização. Para...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill.; Padrões de qualidade; Comercialização; Mercado atacadista.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362007000400006
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