|
|
|
|
|
MACHADO, R. L. P.; PINTO, M. S. V.; GUERRA, J. G. M.; ALMEIDA, L. H. M. DE; FONSECA, M. F. DE A. C.. |
A motivação para elaboração dessa publicação partiu de observações diretas realizadas em feiras do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, município do Rio de Janeiro, e pela identificação de demandas junto a pequenos agricultores e feirantes que relataram haver perdas de qualidade dos alimentos, especialmente hortaliças folhosas frescas, decorrentes de excesso de umidade após lavagem, murchamento devido às condições ambientais e tempo de exposição durante as feiras, dentre outros problemas. Com a finalidade de apresentar soluções que possibilitem equacionar esses e outros problemas relatados e observados, essa publicação oferece uma série de orientações e recomendações técnicas aos pequenos produtores que comercializam seus alimentos diretamente aos... |
Tipo: Comunicado Técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Venda direta; Segurança dos alimentos; Manipulação; Higiene nos serviços de alimentação; Agricultura Familiar; Small-scale farming; Food safety. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1111972 |
| |
|
|
Siviero, Amauri; Abreu, Lucimar Santiago; Mendes, Roberval; Gomes, Francisco Carlos Rocha. |
O crescimento na produção de alimentos agroecológicos no Brasil e no mundo tem sido provocado por fatores chaves como, demanda dos consumidores urbanos e a crescente consciência da sociedade sobre os problemas ambientais decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, e em especial pelas preocupações dos indivíduos com a saúde. A tendência atual para o produto agroecológico em termos de mercado é de ampliar as vendas e a distribuição deixando de atender somente o mercado de nicho direcionando a produção para diversos mercados. Atualmente os produtos agroecológicos podem ser encontrados tanto em lojas secundárias, feiras livres, supermercados como até podem ser recebidos em cestas a domicilio, ou seja, as vendas podem atingir o mercado de massa. O... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Agroecologia; Consumidores; Venda direta; Amazônia; Agriculture organic; Sustainable consumption; Selling direct; Amazon; Farm Management. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109586 |
| |
|
|
|