Registro completo |
Provedor de dados: |
Ciênc. Tecnol. Aliment.
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País: |
Brazil
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Título: |
Influência da embalagem na aceitação de diferentes marcas comerciais de cerveja tipo Pilsen
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Autores: |
Ribeiro,Milene Moreira
Della Lucia,Suzana Maria
Barbosa,Paula Bucharles Franco
Galvão,Hilton Lopes
Minim,Valéria Paula Rodrigues
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Data: |
2008-06-01
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Ano: |
2008
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Palavras-chave: |
Marca
Teste cego
Análise sensorial
Informação
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Resumo: |
Foram estudadas nove marcas de cervejas comerciais brasileiras tipo Pilsen, com o objetivo de avaliar a influência da embalagem na aceitação das mesmas. As amostras foram separadas em três grupos e baseadas na pesquisa Top of Mind/2005. As marcas 1, 2, 3 e 4 (grupo a) foram as mais citadas pelos consumidores nacionais; as 5 e 6 (grupo b) tiveram citação intermediária; e as 7, 8 e 9 (grupo c) são consideradas regionais. O trabalho foi dividido em 3 etapas: teste cego, teste com embalagem e teste com informação. Os testes foram aplicados a 54 julgadores, em condições laboratoriais, usando escala hedônica de 9 categorias. Os resultados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (p < 0,05). No teste cego, a marca 1 diferiu significativamente das marcas 4, 7 e 8, sendo a menos aceita. No teste com embalagem, a situação se inverteu, sendo a marca 1 a mais aceita, juntamente com as marcas 3, 4 e 9, e a marca 7 foi a menos aceita. Já no teste com informação, as cervejas do grupo a e a marca 8 (regional) foram as mais aceitas. Os resultados indicam que muitas vezes a embalagem influencia e pode modificar a aceitação de algumas cervejas.
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Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200019
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Editor: |
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Relação: |
10.1590/S0101-20612008000200019
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Formato: |
text/html
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Fonte: |
Food Science and Technology v.28 n.2 2008
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Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
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