Registro completo |
Provedor de dados: |
Repositório Alice
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Irrigapote: aprendizagem coletiva na utilização de tecnologia de irrigação sustentável.
|
Autores: |
SIQUEIRA, A. P. da S.
MARTORANO, L. G.
MORAES, J. R. da S. C. de
SIQUEIRA, T. T. da S.
SILVA, T. M. G. da
GROSSI-MILANI, R.
|
Data: |
2018-08-21
|
Ano: |
2018
|
Palavras-chave: |
Tecnologia social
Reposição hídrica
Comportamento próambiental
Indicador de sustentabilidade
Tecnologia
Tecnologia Agrícola
Segurança Alimentar
|
Resumo: |
Soluções tecnológicas de fácil aplicação e com baixo custo podem ser utilizadas por agricultores para garantir a oferta de água para plantas em sistemas agrícolas. Ações voltadas à educação agroambiental envolvendo a sociedade local, ajudam a elucidar e implantar processos e metodologias inovadoras. Objetiva-se com este estudo apresentar informações sobre como uma tecnologia de reposição de água no solo, denominada Irrigapote, pode ser utilizada enquanto ferramenta de aprendizagem coletiva a agricultores de base familiar. Duas principais etapas caracterizaram o processo de aprendizagem coletiva: (1) Palestras técnicas e rodas de conversas para discutir sobre a tecnologia; (2) Demonstração a campo da tecnologia IrrigaPote. Participaram das atividades 150 agricultores do município de Altônia no Noroeste do Paraná. A aprendizagem coletiva sensibilizou-os na adoção da tecnologia como estratégia sustentável tanto por viabilizar a reposição hídrica ao solo em períodos secos, quanto pela garantia da oferta de alimento pela agricultura familiar. Conclui-se que a iniciativa em compartilhar os conhecimentos sobre a tecnologia IrrigaPote motivou os produtores a adotarem este comportamento próambiental que contribui para a transformação sociocultural quanto ao uso dos recursos hídricos na agricultura de base familiar.
bitstream/item/181711/1/artigo-003229.pdf
|
Tipo: |
Artigo em periódico indexado (ALICE)
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
55355
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094350
|
Editor: |
Educação Ambiental em Ação, ano 17, n. 64, jun./ago. 2018.
|
Relação: |
Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
|