Registro completo |
Provedor de dados: |
Repositório Alice
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.
|
Autores: |
SOUZA, M. I. F.
AMARAL, S. F. do
SILVA, L. C.
ARAÚJO, I. C.
|
Data: |
2012-08-21
|
Ano: |
2012
|
Palavras-chave: |
Colaboração
Autoria
Ética dos hackers
|
Resumo: |
Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas, tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.
Artigo publicado na revista ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 154-173, mar. 2011.
|
Tipo: |
Parte de livro
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
In: AMARAL, S. F. do; PRETTO, N. de L. (Org). Ética, Hacker e a Educação. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931782
|
Formato: |
p. 48-61.
|
Direitos: |
openAccess
|
|