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Provedor de dados:  Repositório Alice
País:  Brazil
Título:  Critérios informacionais para elaboração de conteúdo instrucional para a web com base nos princípios de aprendizagem multimídia.
Autores:  SILVA, K. I. C.
Data:  2017-06-07
Ano:  2017
Palavras-chave:  Multimídia
Aprendizagem eletrônica
Ciência da Informação
Aprendizagem
Resumo:  A tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é identificar critérios informacionais, com base na análise sistemática de estudos empíricos sobre a consistência dos princípios preconizados pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, que possam ser utilizados na elaboração e na adaptação de material instrucional multimídia na web, de modo a maximizar a aprendizagem e a transferência cognitiva de conhecimento especializado. A partir desses achados, material instrucional multimídia do programa Dia de Campo na TV é analisado e adaptações são sugeridas, para facilitar o processo de transferência de tecnologia e de conhecimento por meio da web. Por fim, uma lista de recomendações par asubsidiar a criação de novos conteúdos instrucionais é oferecida, a fim de ampliar a efetividade do uso de recursos multimídia na promoção da aprendizagem e na difusão coletiva de conhecimento especializado.

Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro.
Tipo:  Teses
Idioma:  Português
Identificador:  2017

http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070484
Formato:  130 f.
Direitos:  openAccess
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