Registro completo |
Provedor de dados: |
Repositório Alice
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Tatu-Bolinha (artrópodo, gênero Armadillium) como ferramenta de ecoalfabetização.
|
Autores: |
MATRANGOLO, W. J. R.
CRUZ, I.
MIRANDA, G. A.
NASCIMENTO, R. A.
INACIO, V. M.
ABREU, V. M.
|
Data: |
2010-03-09
|
Ano: |
2009
|
Palavras-chave: |
Cultura
Educação ambienta!.
Biodiversidade.
|
Resumo: |
A cultura ocidental promove o distanciamento dos fundamentos ecológicos, o que gera desequilíbrios como os decorrentes da substituição das funções ecológicas da biodiversidade pelos agrotóxicos. Os relatos apresentados proveem de atividades de Educação Ambiental com ênfase na ecoalfabetização, desenvolvidas à partir de 2005, em Sete Lagoas, MG. O Projeto de Ecoalfabetização Tatu Bolinha foi idealizado para ampliar a discussão relativa à biodiversidade em curso de formação de professores de Geografia nas Faculdades UNIFEMM. Foram desenvolvidos trabalhos relativos à absorção de água pelas fezes do tatu-bolinha, resgate de convivência com a biodiversidade, contação de história, história em quadrinho, matéria ilustrada no "Jornal do Manuelzão", projeto pedagógico com terráreo, ferramenta no Programa Embrapa & Escola e teatro de bonecos. A fundamentação ecológica é ferramenta para contribuir com a transição da cultura antropocêntrica por uma cultura que incorpore as leis naturais e valorize a diversidade.
|
Tipo: |
Parte de livro
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 6., CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2., 2009, Curitiba. Agricultura familiar e camponesa experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável: anais. Curitiba: ABA: SOCLA, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660429
|
Formato: |
1 CD-ROM.
|
Direitos: |
openAccess
|
|