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Fatores da embalagem de café orgânico torrado e moído na intenção de compra do consumidor Ciênc. Tecnol. Aliment.
Della Lucia,Suzana Maria; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Silva,Carlos Henrique Osório; Minim,Luis Antonio.
O efeito de algumas características da embalagem de café orgânico sobre a intenção de compra do consumidor foi avaliado, utilizando-se a conjoint analysis. Quatro características, cada uma com dois níveis, foram manipuladas: preço do produto (alto e baixo), cor da embalagem (vermelha e verde), marca (conhecida e desconhecida) e informação sobre orgânicos (com e sem os dizeres "produto isento de agrotóxicos" e "não agride o meio ambiente"). Dezesseis embalagens hipotéticas foram criadas seguindo o delineamento fatorial completo e avaliadas por 144 consumidores, de acordo com a intenção de compra. O modelo clustering segmentation foi utilizado para a análise dos dados. A marca conhecida afetou positivamente a intenção de compra de 93% dos consumidores....
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Consumido; Conjoint analysis; Embalagem; Intenção de compra.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000300010
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Influência da embalagem na aceitação de diferentes marcas comerciais de cerveja tipo Pilsen Ciênc. Tecnol. Aliment.
Ribeiro,Milene Moreira; Della Lucia,Suzana Maria; Barbosa,Paula Bucharles Franco; Galvão,Hilton Lopes; Minim,Valéria Paula Rodrigues.
Foram estudadas nove marcas de cervejas comerciais brasileiras tipo Pilsen, com o objetivo de avaliar a influência da embalagem na aceitação das mesmas. As amostras foram separadas em três grupos e baseadas na pesquisa Top of Mind/2005. As marcas 1, 2, 3 e 4 (grupo a) foram as mais citadas pelos consumidores nacionais; as 5 e 6 (grupo b) tiveram citação intermediária; e as 7, 8 e 9 (grupo c) são consideradas regionais. O trabalho foi dividido em 3 etapas: teste cego, teste com embalagem e teste com informação. Os testes foram aplicados a 54 julgadores, em condições laboratoriais, usando escala hedônica de 9 categorias. Os resultados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (p < 0,05). No teste cego, a marca 1 diferiu significativamente das marcas 4,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Marca; Teste cego; Análise sensorial; Informação.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200019
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Artificial neural networks (ANN): prediction of sensory measurements from instrumental data Ciênc. Tecnol. Aliment.
Carvalho,Naiara Barbosa; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Silva,Rita de Cássia dos Santos Navarro; Della Lucia,Suzana Maria; Minim,Luis Aantonio.
The objective of this study was to predict by means of Artificial Neural Network (ANN), multilayer perceptrons, the texture attributes of light cheesecurds perceived by trained judges based on instrumental texture measurements. Inputs to the network were the instrumental texture measurements of light cheesecurd (imitative and fundamental parameters). Output variables were the sensory attributes consistency and spreadability. Nine light cheesecurd formulations composed of different combinations of fat and water were evaluated. The measurements obtained by the instrumental and sensory analyses of these formulations constituted the data set used for training and validation of the network. Network training was performed using a back-propagation algorithm. The...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Artificial neural network; Quantitative descriptive analysis; Texture.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612013000400018
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Ordered probit regression analysis of the effect of brand name on beer acceptance by consumers Ciênc. Tecnol. Aliment.
Della Lucia,Suzana Maria; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Silva,Carlos Henrique Osório; Minim,Luis Antonio; Cipriano,Paula De Aguiar.
Ordered probit regression was used to analyze data of sensory acceptance tests designed to study the effect of brand name on the acceptability of beer samples. Eight different brands of Pilsen beer were evaluated by 101 consumers in two sessions of acceptance tests: blind evaluation and brand information test. Ordered probit regression, although a relatively sophisticated technique compared to others used to analyze sensory data, was chosen to enable the observation of consumers' behavior using graphical interpretations of estimated probabilities plotted against hedonic scales. It can be concluded that brands B, C, and D had a positive effect on the sensory acceptance of the product, whereas brands A, F, G, and H had a negative influence on consumers'...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Non-sensory characteristics; Ordered probit regression; Sensory acceptance.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612013000300030
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Bebida com adição de soro de leite e fibra alimentar prebiótica PAB
Bosi,Mirela Guedes; Bernabé,Bruna Magnago; Della Lucia,Suzana Maria; Roberto,Consuelo Domenici.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a aceitação sensorial de bebida não fermentada, com adição de inulina e polpa de acerola. Seis formulações foram desenvolvidas, com adição de 0, 20, 40, 60, 80 e 100% de soro. O pH do soro foi 6,59, e a acidez de 0,103% de ácido lático. Utilizou-se a escala hedônica de nove pontos no teste de aceitação. As médias hedônicas das amostras com 0, 20 e 40% de soro não diferiram significativamente e variaram entre 6 e 8 pontos. As bebidas desenvolvidas com até 60% de soro são alternativas interessantes para o aproveitamento desse subproduto em laticínios.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/report Palavras-chave: Aproveitamento de soro; Aceitação sensorial; Inulina.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2013000300013
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