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RODRIGUES, J. N.; GOMES, K. D.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N.; KATO, H. C. de A.. |
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde por meio de uma alimentação adequada e saudável. É durante o período escolar que a população infantil irá formar hábitos alimentares de maneira gradual e desenvolver-se nos aspectos social, cognitivo e emocional. Diante disso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de Educação Alimentar e Nutricional utilizando atividades lúdicas para o incentivo ao consumo de proteínas, em especial o pescado, para os alunos de uma escola de tempo integral de Palmas, Tocantins. As atividades foram construídas por meio de duas dinâmicas de grupo. Conclui-se que as estratégias de EAN obtiveram resultados satisfatórios, evidência constatada pelo aumento no... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Intervenção nutricional; Metodologias lúdicas; Dinâmicas de grupo; Alimentação saudável; Alimentação escolar; Alimentação; Sistema de Alimentação; Consumo Alimentar; Escola; Produto Derivado de Pescado; Peixe; Nutritional intervention; Fish; School meals. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122282 |
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BRITO, L. de F. S.; CAMARGO, J. G.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.. |
A idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7%... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Promoção da saúde; Alimentação saudável; Aprendizagem ativa; Alimentação infantil; Educação alimentar; Peixe; Alimentação; Escola; Educação; Nutrição. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119264 |
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SILVA, R. R. M.; PIRES, C. R. F.; ALMEIDA, H. C. DE A.; SOUSA, D. N. de; SANTOS, V. F.. |
O desenvolvimento de preparações a base de pescado ainda é pouco explorado na alimentação escolar. Pensando nisso, avaliou-se a composição nutricional de quatro preparações utilizando carne mecanicamente separada de peixe, e os resultados obtidos comparados com os dados oriundos de tabelas de composição de alimentos. Após a elaboração da ficha técnica de cada receita, foi estimado o custo de cada preparação. As análises da composição centesimal das amostras foram elaboradas em triplicata. A comparação dos resultados da análise direta foi efetuada com os dados das tabelas de composição de alimentos: TACO (LIMA, 2006), FRANCO (2007) e IBGE (1996) sendo realizada pela estimativa de diferença. Os resultados mostraram que há diferença entre os valores de... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Alimentação escolar; Comportamento saudável; Peixe; Nutrição humana; Alimentação; Segurança alimentar. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083396 |
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TEIXEIRA, L. O.; REIS, I. H. K.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N.; KATO, H. C. de A.. |
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde, através da alimentação adequada e saudável. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de oficinas de educação alimentar e nutricional, utilizando atividades lúdicas para a capacitação de merendeiras para a promoção da alimentação saudável em escolas. As estratégias de EAN utilizadas foram avaliadas por meio de questionário antes e depois das oficinas, nos quais obtiveram resultados satisfatórios após a realização das atividades educativas. |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Alimentação escolar; Intervenção nutricional; Metodologias ludicas; Dinamicas de grupo; Alimentação; Nutrição. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119263 |
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