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Registros recuperados: 32 | |
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RODRIGUES, C. A. G.; KANO, C.; CRISCUOLO, C.; GARCON, E. A. M.; MIRANDA, J. R.; FRANZIN, J. P.; PINTO, D. M.; PINTO, V. G. B.; ALVAREZ, I. A.; TRUZZI, L. G.; REIS, M. M.. |
Ao posicionar a agricultura e, mais recentemente, o turismo como agentes transformadores da paisagem, este capítulo revela as principais mudanças ocorridas no município nos últimos anos. A partir de uma visão atenta, é possível interpretar os elementos que formam a paisagem e como eles se relacionam com as principais atividades econômicas desenvolvidas no município. O texto aborda os principais produtos da agropecuária praticada no município, assim como apresenta conceitos e referenciais para compreender como o turismo se insere na dinâmica local. Roteiros de estudo do meio são sugeridos, para que os estudantes possam utilizar o município como espaço de aprendizado compartilhado. |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Educação infanto-juvenil; Geotecnologias; Selo ODS 4; Turismo rural; Agricultura; Geografia; Meio Ambiente. |
Ano: 2024 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164113 |
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GREGO, C. R.; PAIM, F. A. de P.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; GARCON, E. A. M.; MANJOLIN, R. C.; ALVAREZ, I. A.; ALBUQUERQUE, T. C. S. de. |
Este trabalho tem como objetivo o uso da análise geoestatística no mapeamento da fertilidade do solo de seis propriedades familiares do Circuito das Frutas, localizadas nos municípios de Itatiba, Atibaia, Jundiaí, Valinhos, Indaiatuba, Jarinú, no estado de São Paulo. |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Geoestatística; Variabilidade espacial; Krigagem ordinária; Culturas frutíferas; Spatial variability; Ordinary kriging; Fruticultura; Fertilidade do Solo; Geostatistics; Fruit crops. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102129 |
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TRUZZI, L. G.; REIS, M. M.; LIMA, R. P. T.; CRISCUOLO, C.; PINTO, V. G. B.. |
Este capítulo relata a formação territorial de Monte Alegre do Sul e, para isso, foi necessário abordar a região onde o município se insere. A passagem dos diversos ciclos econômicos e das principais intervenções humanas foi incluída no capítulo como norteadora da discussão. Nesse campo, há destaque para a participação da agricultura e, mais recentemente, do turismo como vetores de transformações. Os elementos da paisagem são formados a partir de intervenções humanas (que se materializam no tempo histórico) e dos processos naturais do planeta (que ocorrem em outras escalas de tempo, em milhares e milhões de anos). O resultado da ação desses dois agentes, humanos e naturais, forma a paisagem, única, pois não se repete de forma idêntica em outros locais da... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Educação infanto-juvenil; Geotecnologias; Selo ODS 4; Turismo rural; Agricultura; Geografia; Meio Ambiente. |
Ano: 2024 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1164112 |
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FURTADO, A. L. dos S.; CRISCUOLO, C.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.. |
A utilização do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica em projetos educacionais não é algo novo. O Brasil conta com programas que incentivam o uso de geotecnologias nos ensinos fundamental e médio, com atividades dirigidas a professores e alunos da rede pública de ensino. Entretanto, ainda é perceptível a necessidade de investimentos e esforços na criação de oportunidades, projetos ou ações que visem à capacitação e ao treinamento de professores, com vistas a incentivar o uso das geotecnologias em ambiente escolar. As escolas públicas brasileiras não têm, na prática educativa, o uso de geotecnologias, mas há potencial latente para expansão. Este artigo apresenta a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na construção de um... |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Agropecuária; Atlas; Ensino fundamental; Sensoriamento Remoto. |
Ano: 2014 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1017649 |
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FURTADO, A. L. dos S.; BRAGANTINI, C.; TOSTO, S. G.; RODRIGUES, C. A. G.; GREGO, C. R.; CRISCUOLO, C.; PAIVA SOBRINHO, R.. |
Neste documento é descrita a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na identificação dos pontos fortes e fracos do projeto GeoAtlas, com especial atenção à visão interna da organização, considerando seu impacto social. Para tanto, foi aplicada a análise multicritério M-Macbeth (BANA E COSTA et al., 2012). |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Ensino fundamental; Base de Dados; Educação. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1035163 |
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COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L.. |
Apresentam-se diferentes ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de cunho educacional tanto formal quanto não formal, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências no meio rural brasileiro |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação Agrícola; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098264 |
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COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L.. |
Abstract: In rural areas, low levels of education, coupled with lack of skills and competencies, are one of the main problems that limit and restrict the appropriation of knowledge and the adoption of technologies. Disseminating knowledge and technological solutions and stimulating the investigative learning of science are tools capable of changing this scenario, contributing to the expansion of the well-being of rural communities, as well as to the generation and incorporation of technologies capable of promoting sustainable rural development. This chaper presents different actions of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), both formal and non-formal, which contribute to the development of skills and competences in the Brazilian rural... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Rural development; Sustainable development; Entrepreneurship; Rural education and training. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1137285 |
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CRISCUOLO, C.. |
Em 2009, a Embrapa aprovou o projeto GeoAtlas, com o objetivo de promover a colaboração entre o setor agrícola e o educacional. O projeto resultou na criação do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que utiliza geotecnologias para apresentar informações sobre a região. O atlas é um recurso multidisciplinar que pode ser usado para abordar diversos temas, como história, geografia, economia e meio ambiente. Ele também pode ser usado para promover a discussão de questões regionais e a formação de cidadãos mais conscientes. O projeto GeoAtlas é um exemplo de como a geotecnologia pode ser usada para promover a educação. As geotecnologias oferecem uma nova forma de visualizar e interpretar o mundo, e podem ser usadas para tornar o aprendizado mais... |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Pesquisa escolar; Geoinformação; Atlas escolar; Educação. |
Ano: 2021 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1156124 |
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Registros recuperados: 32 | |
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