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A convergência estratégica em Arranjos Produtivos Locais: uma análise sobre a cooperação entre atores em rede em duas regiões cafeeiras Rev. Econ. Sociol. Rural
Leme,Paulo Henrique Montagnana Vicente; Aguiar,Bruno Henrique; Rezende,Daniel Carvalho de.
Resumo: O desenvolvimento de novos Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Brasil é um tema de extrema importância no atual contexto econômico e social brasileiro. As Indicações Geográficas (IG) surgem com o objetivo de proteger e valorizar produtos e serviços típicos de uma região. O resultado é que estes APLs que buscam reconhecimento de origem necessitam desenvolver aspectos ligados à governança local e à coordenação de relacionamentos e interesses diversos. O objetivo deste trabalho foi estudar um APL consolidado na produção de café, o do Cerrado Mineiro, em busca de aspectos estratégicos que expliquem seu sucesso e, através de uma pesquisa-ação, reproduzir as categorias estratégicas encontradas na articulação estratégica da construção da IG da região...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Arranjo produtivo local; Convergência estratégica; Origem; Café; Governança.
Ano: 2019 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000100145
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Politics in food markets: alternative modes of qualification and engaging Rev. Econ. Sociol. Rural
Rezende,Daniel Carvalho de.
Consumers are increasingly practicing an alternative model of politics when they make food choices influenced by civic concerns. The new markets that emerge in this context carry specific modes of qualification that makes food products valuable not only for their intrinsic properties, but also for features associated with their production and distribution. This paper aims to describe the different modes of political qualification and consumer engagement that operate in food markets based on secondary data collected in papers, books, certification norms, and websites. Three distinct "political food markets" are identified: a) Fair Trade; b) sustainable agriculture; and c) vegetarian. Whilst the latter is based on a boycott of "bad" products, the other two...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Political markets; Food markets; Food politics; Market devices; Organic food; Fair trade; Vegetarianism.
Ano: 2014 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032014000200010
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