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A utilização de materiais naturais como ferramentas pedagógicas nas atividades de Educação Ambiental. Repositório Alice
MASCHIO, W.; SOUZA, R. G; RACHWAL, M. F. G..
Organizado por Patricia Póvoa de Mattos, Celso Garcia Auer, Rejane Stumpf Sberze, Katia Regina Pichelli e Paulo César Botosso.
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Processo; Ferramenta pedagógica.; Aprendizagem; Educação Ambiental..
Ano: 2003 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/308584
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Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Repositório Alice
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "ED216 Educação no Espaço Virtual", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos relacionados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa e atualizada, centrada no espírito de...
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Tecnologia educacional; Ambientes virtuais; Aprendizagem; Ensino; Educação; Learning; Education.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931735
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Breeding program as a tool for education and training of young. Repositório Alice
LOBO, R. N. B..
Abstract: The major part of technicians with knowledge in the productions systems for goats and sheep are concentrated in Northeastern and South regions of Brazil. However, in recent years, the goats and sheep industries expanded to other areas of Brazil that suffer with the absence of professionals trained with these animals. GENECOC is a breeding program coordinated by Brazilian Agricultural Research Corporation, Embrapa Goats and Sheep, and has among the objectives to assist in training of human resources with specific skills on the animal breeding and production systems of meats goats and sheep. The program had supported the training of 36 students, being 14 graduate students and the development of 16 master projects and 6 PhD theses and it also has...
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: GENECOC; Programa de treinamento; Training programmes.; Caprino; Ovino; Genética animal; Melhoramento genético animal; Curso; Capacitação; Aprendizagem; Goats; Sheep; Animal breeding; Brazil..
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063246
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Classificação de imagens de sementes de soja coloridas pelo tetrazólio baseada em aprendizado profundo. Repositório Alice
SOUZA JUNIOR, M.; FRANÇA-NETO, J. B.; SAITO, P. T. M.; BUGATTI, P. H..
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Teste de Tetrazólio; Soja; Semente; Aprendizagem; Controle de Qualidade; Soybeans; Seed quality; Neural networks; Tetrazolium.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094098
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Conteúdo educacional para TV digital interativa. Repositório Alice
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "Conteúdo educacional para TV digital interativa", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos da produção de conteúdos educacionais aplicados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa...
Tipo: Livros Palavras-chave: TV digital; Material didático; Educação; Ensino; Aprendizagem; Television; Learning; Education; Educational materials.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931698
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Critérios informacionais para elaboração de conteúdo instrucional para a web com base nos princípios de aprendizagem multimídia. Repositório Alice
SILVA, K. I. C..
A tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta...
Tipo: Teses Palavras-chave: Multimídia; Aprendizagem eletrônica; Ciência da Informação; Aprendizagem.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070484
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Demandas Relacionadas à Aprendizagem de Produtores de Maracujá no DF: estudo empírico voltado à pesquisa, extensão e política pública. Infoteca-e
FALEIRO, F. G.; ROCHA, F. E. de C.; MARCELINO, M. Q. dos S.; JUNQUEIRA, N. T. V.; GONTIJO, G. M.; LOBATO, B. R.; SOUZA, L. L. P. de.
bitstream/item/205779/1/ExpedicaoSafra-Volume-2-DEMANDAS-RELACIONADAS.pdf
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Maracujá; Aprendizagem; Demanda; Pesquisa; Extensão Rural.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1115449
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Elaboração de capacitações: um guia para o facilitador. Infoteca-e
MARCELINO, M. Q. dos S..
O presente guia se propõe a orientar o planejamento e a execução de capacitações, considerando aspectos didático-pedagógicos relativos à aprendizagem de adultos inseridos no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, o planejamento é construído coletivamente pela equipe pedagógica responsável pelo curso. Este material consiste em um subsídio pedagógico para essa construção.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Administrative planning; Capacitação; Aprendizagem; Planejamento administrativo; Learning.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1035118
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Electronic media as active methodology in the teaching of veterinary anatomy MV&Z
Fontanelli, Giovana Pires de Campos; Orçati, Grazielle Saes; Marin, Daniela Soares; Teixeira, Priscila Sayuri Kavano; Ciancio, Ricardo; Ugolini, Roberto Vinicius; Foz Filho, Roberto Pimenta de Pádua; dos Santos, Flávio Augusto Marques; de Silvio, Maurício Melo.
The search for learning, based on the development of professional competencies in a global context, and the different ways students react to different teaching techniques in continuing education, requires universities to change and innovate (including new methods) in order to develop professionals who are able to exercise their calling in a changing and competitive scenario. This study innovates by creating access for veterinary students (via the Web) to the body of veterinary morphology work, including body painting, images of resin animals, games, quizzes, video classes, and the association of anatomy with radiographic images. Preliminary results indicate that material presented in this way increases interest, thus stimulating integrated and...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Morphology; Electronic media; Didactic method; Teaching; Learning; Alternative methodology morfologia; Mídia eletrônica; Método didático; Ensino; Aprendizagem; Metodologia alternativa.
Ano: 2015 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28127
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Embrapa Amapá e a pós-graduação: uma parceria com efeitos positivos sobre a produção científica. Infoteca-e
YOSHIOKA, E. T. O.; ARAUJO, D. M. de F.; BORGES, W. L..
Na Amazônia há carência de recursos humanos qualificados em nível de pós-graduação, que possam contribuir na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento e no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas. A participação da Embrapa Amapá em cursos de pós-graduação junto com as universidades possibilita a integração de esforços tanto para a ampliação do capital intelectual regional existente quanto ao compartilhamento de infraestrutura necessária para o desenvolvimento de pesquisas que resultam em dissertações de mestrado e teses de doutorado e que contribuem para ampliar o conhecimento sobre a região. A participação de pesquisadores da Embrapa em programas de pós-graduação vincula atividades de docência e orientação de dissertações e teses aos...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Cooperative education.; Agricultural technology; Agricultura; Educação cooperativa; Aprendizagem; Pecuária; Tecnologia agrícola; Agriculture; Learning; Livestock..
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1079374
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Ensaio teórico sobre inovação organizacional no agronegócio. Repositório Alice
FERNANDES, A. M.; MENEZES, D. C. de; SOUZA, A. R. L. de; BELARMINO, L. C..
A inovação configura-se como um fenômeno complexo e dinâmico, cuja interface organizacional que caracteriza-se pela sua dificuldade de entendimento e, sobretudo de mensuração, reflete na minimização de estudos que intentam compreendê-la. Com vistas à essa perspectiva, este ensaio teórico aborda a problemática sob o contexto do agronegócio, considerando seus fenômenos e stakeholders. Além da relevância socioeconômica desse segmento, tal circunscrição é pautada pela maximização de apelos concernentes a segurança alimentar, avanços tecnológicos na produção de alimentos, criação de novos nichos de mercado e vantagem competitiva sustentável. Assim, embasadas na literatura clássica, no estado da arte e em descobertas empíricas são apresentadas distintas...
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Agronegócio; Inovação; Aprendizagem; Gestão; Gestão do Conhecimento.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1120304
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Estratégias da Embrapa Pesca e Aquicultura e Sistemas Agrícolas para transferência de tecnologias I - SPIT. Repositório Alice
SILVA, G. M. da; GRISE, M. M.; BARBOSA, C. F.; MATAVELI, M.; KATO, H. C. de A..
Este trabalho tem como objetivo descrever as metodologias adotadas pela Embrapa Pesca Aquicultura e Sistemas Agrícolas (CNPASA) para a transferência de tecnologia e apresentar os resultados desses trabalhos em termos de eventos realizados, público atingido e unidades implementadas. A área de Transferência de Tecnologia do CNPASA está organizada em dois setores. O Setor de Implementação da Programação de Transferência (SIPT) é o responsável pelo planejamento e pela execução da agenda de ações de transferência de tecnologia da Unidade junto aos seus públicos. As metodologias utilizadas pelo SIPT do CNPASA são Treino & Visita, Dias de Campo, Unidade de Referência Tecnológica (URT), Unidade de Aprendizagem Tecnológica (UAT). O CNPASA realizou 466 eventos...
Tipo: Anais e Proceedings de eventos Palavras-chave: Unidade referência tecnológica; Transferência de Tecnologia; Capacitação; Aprendizagem.
Ano: 2019 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118253
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Estratégias de aprendizagem e competências no trabalho. Repositório Alice
SOUZA, C. dos S..
Esta pesquisa objetivou identificar relações entre estratégias de aprendizagem e competências, em contexto de trabalho. Elas foram medidas por um questionário respondido por 789 trabalhadores de organização pública federal, que gera conhecimentos científicos e tecnologias para o agronegócio brasileiro. Foram empregadas análises estatísticas para validação fatoral, verificação de diferenças significativas entre grupos, cálculo de correlações bivariadas e análise de regressão múltipla stepwise para testar relações de predição. Na análise fatorial, foram revelados quatro fatores de estratégias de aprendizagem (Reflexão extrínseca e intrínseca, Busca de ajuda interpessoal, Busca de ajuda em material escrito e Reprodução) e duas dimensões competências (Trabalho...
Tipo: Teses Palavras-chave: Gestão por competência; Aprendizagem; Trabalho.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748897
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Estruturação do Processo de Capacitação Presencial e a Distância e de Educação não-formal da Embrapa Informática Agropecuária. Infoteca-e
TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F.; CUNHA, L. M. S.; VAZ, G. J.; MAXIMO, F. A.; MARTINI, A. V.; GONZALEZ, A. F..
Trata-se de uma efetiva contribuição de pesquisa desenvolvida para estruturar o processo de capacitação presencial e a distância e de educação não formal, sob a perspectiva da gestão por processo, com vistas a atender as necessidades e demandas das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Transferência de Tecnologia (TT) e Desenvolvimento Institucional, privilegiando o emprego de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Capacitação presencial; Capacitação a distância; Educação a distância; Gestão por processos; Aprendizagem; Treinamento; Educação; Distance education.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1084295
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Experimentação e validação de tecnologias em meio real: alguns elementos a partir da experiência de Massaroca (Juazeiro,BA). Infoteca-e
TONNEAU, J. P.; SABOURIN, E..
Princípios e enfoques; Massarroca: métodos de aprendizagem e de apoio à inovação; Os ensinamentos do projeto Massaroca.
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Adocao de inovacao; Difusao; Bahia; Massaroca; Familiar farms; Small farmers; Methods; Desenvolvimento rural; Agricultura Familiar; Aprendizagem; Método; Pequeno Produtor; Tecnologia; Rural development; Diffusion; Education; Innovation adoption; Technology.
Ano: 2000 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/134114
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Método de produção de microconteúdo educacional. Infoteca-e
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z..
Este documento traz uma versão ampliada e detalhada do método de produção de microconteúdo educacional desenvolvido por Márcia Izabel Fugisawa Souza, objeto de tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em dezembro de 2013.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Conteúdo digital pedagógico; Material didático; Microconteúdo educacional; Produção de conteúdo didático; Aprendizagem; Learning; Educational materials.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1038962
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Metodologia para avaliar os cursos técnicos da Rede Federal, com enfoque na sustentabilidade e com conexão aos indicadores da SETEC/MEC. Infoteca-e
CASSIANO, E. B. M.; ABREU, U. G. P. de; AGUIAR, W. M. de.
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do...
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Aprendizagem; Formação Profissional; Ensino Médio; Learning; Professional education.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1120224
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Metodologias aplicadas na educação alimentar e nutricional para o aumento do consumo de pescado na alimentação escolar: relatos de experiências. Infoteca-e
PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.; SANTOS, V. F. dos.
O conteúdo apresentado nesse livro está amparado na experiência do projeto supracitado que buscou fomentar o consumo do pescado por meio da aplicação de diferentes metodologias participativas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas públicas de Palmas (TO). Neste livro, o leitor terá acesso a roteiros de ações lúdicas realizadas nas escolas durante o projeto, podendo adaptá-los à realidade local e ao processo de intervenção nutricional com pescado ou outros alimentos junto à diferentes públicos de interesse. Essa obra reforça o compromisso da Embrapa Pesca e Aquicultura, da UFT e de seus parceiros em desenvolver soluções tecnológicas que favoreçam os seus diversos públicos tendo como foco a pesca e a aquicultura nacional.
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação alimentar; Alimentação; Consumo Alimentar; Peixe; Ensino; Aprendizagem.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1128599
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Microcontenido educativo para aprendizaje con movilidad: propuesta de modelo de producción. Repositório Alice
SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do.
Resumen. Se trata de un relato de investigación de carácter teórico y conceptual. Discurre sobre las tecnologías y dispositivos móviles, aprendizaje con movilidad, microaprendizaje, microcontenido e hipermedia, microcontenido educativo y lenguajes híbridos. Pone de relieve los retos concernientes a la introducción de dispositivos móviles, en las prácticas educativas. Se consideran las limitaciones físicas y la naturaleza fragmentada de la interacción móvil, en los cuales, los microcontenidos sean al mismo tiempo, asequibles y dotados de elementos pedagógicos. Se analiza el microcontenido educativo desde la perspectiva del hipermedia, considerándose el predominio de los lenguajes híbridos en la multimedia digital. Enseña un boceto de un modelo de producción...
Tipo: Anais e Proceedings de eventos Palavras-chave: Aprendizagem móvel; Linguagem hipermídia; Linguagens híbridas; Dispositivos móveis; Mobile learning; Microlearning; Hybrid languages; Hypermedia language; Mobile devices; Aprendizagem; Learning.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008251
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Microconteúdo para ambiente virtual de aprendizagem móvel: proposta de modelo de produção baseado nas linguagens híbridas. Repositório Alice
SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do.
Tipo: Anais e Proceedings de eventos Palavras-chave: Microconteúdo educacional; Aprendizagem com mobilidade; Hipermídia; Matrizes da linguagem e pensamento; Aprendizagem; Learning.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008249
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