Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: 

RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 14
Primeira ... 1 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Demandas Relacionadas à Aprendizagem de Produtores de Maracujá no DF: estudo empírico voltado à pesquisa, extensão e política pública. Infoteca-e
FALEIRO, F. G.; ROCHA, F. E. de C.; MARCELINO, M. Q. dos S.; JUNQUEIRA, N. T. V.; GONTIJO, G. M.; LOBATO, B. R.; SOUZA, L. L. P. de.
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Maracujá; Aprendizagem; Demanda; Pesquisa; Extensão Rural.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1115449
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Elaboração de capacitações: um guia para o facilitador. Infoteca-e
MARCELINO, M. Q. dos S..
O presente guia se propõe a orientar o planejamento e a execução de capacitações, considerando aspectos didático-pedagógicos relativos à aprendizagem de adultos inseridos no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, o planejamento é construído coletivamente pela equipe pedagógica responsável pelo curso. Este material consiste em um subsídio pedagógico para essa construção.
Tipo: Livros Palavras-chave: Administrative planning; Capacitação; Aprendizagem; Planejamento administrativo; Learning.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1035118
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Electronic media as active methodology in the teaching of veterinary anatomy MV&Z
Fontanelli, Giovana Pires de Campos; Orçati, Grazielle Saes; Marin, Daniela Soares; Teixeira, Priscila Sayuri Kavano; Ciancio, Ricardo; Ugolini, Roberto Vinicius; Foz Filho, Roberto Pimenta de Pádua; dos Santos, Flávio Augusto Marques; de Silvio, Maurício Melo.
The search for learning, based on the development of professional competencies in a global context, and the different ways students react to different teaching techniques in continuing education, requires universities to change and innovate (including new methods) in order to develop professionals who are able to exercise their calling in a changing and competitive scenario. This study innovates by creating access for veterinary students (via the Web) to the body of veterinary morphology work, including body painting, images of resin animals, games, quizzes, video classes, and the association of anatomy with radiographic images. Preliminary results indicate that material presented in this way increases interest, thus stimulating integrated and...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Morphology; Electronic media; Didactic method; Teaching; Learning; Alternative methodology morfologia; Mídia eletrônica; Método didático; Ensino; Aprendizagem; Metodologia alternativa.
Ano: 2015 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28127
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Embrapa Amapá e a pós-graduação: uma parceria com efeitos positivos sobre a produção científica. Infoteca-e
YOSHIOKA, E. T. O.; ARAUJO, D. M. de F.; BORGES, W. L..
Na Amazônia há carência de recursos humanos qualificados em nível de pós-graduação, que possam contribuir na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento e no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas. A participação da Embrapa Amapá em cursos de pós-graduação junto com as universidades possibilita a integração de esforços tanto para a ampliação do capital intelectual regional existente quanto ao compartilhamento de infraestrutura necessária para o desenvolvimento de pesquisas que resultam em dissertações de mestrado e teses de doutorado e que contribuem para ampliar o conhecimento sobre a região. A participação de pesquisadores da Embrapa em programas de pós-graduação vincula atividades de docência e orientação de dissertações e teses aos...
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Cooperative education; Agricultural technology; Agricultura; Educação cooperativa; Aprendizagem; Pecuária; Tecnologia agrícola; Agriculture; Learning; Livestock.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1079374
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Estruturação do Processo de Capacitação Presencial e a Distância e de Educação não-formal da Embrapa Informática Agropecuária. Infoteca-e
TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F.; CUNHA, L. M. S.; VAZ, G. J.; MAXIMO, F. A.; MARTINI, A. V.; GONZALEZ, A. F..
Trata-se de uma efetiva contribuição de pesquisa desenvolvida para estruturar o processo de capacitação presencial e a distância e de educação não formal, sob a perspectiva da gestão por processo, com vistas a atender as necessidades e demandas das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Transferência de Tecnologia (TT) e Desenvolvimento Institucional, privilegiando o emprego de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Tipo: Livros Palavras-chave: Capacitação presencial; Capacitação a distância; Educação a distância; Gestão por processos; Aprendizagem; Treinamento; Educação; Distance education.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1084295
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Experimentação e validação de tecnologias em meio real: alguns elementos a partir da experiência de Massaroca (Juazeiro,BA). Infoteca-e
TONNEAU, J. P.; SABOURIN, E..
Princípios e enfoques; Massarroca: métodos de aprendizagem e de apoio à inovação; Os ensinamentos do projeto Massaroca.
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Adocao de inovacao; Difusao; Bahia; Massaroca; Familiar farms; Small farmers; Methods; Desenvolvimento rural; Agricultura Familiar; Aprendizagem; Método; Pequeno Produtor; Tecnologia; Rural development; Diffusion; Education; Innovation adoption; Technology.
Ano: 2000 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/134114
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Método de produção de microconteúdo educacional. Infoteca-e
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z..
Este documento traz uma versão ampliada e detalhada do método de produção de microconteúdo educacional desenvolvido por Márcia Izabel Fugisawa Souza, objeto de tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em dezembro de 2013.
Tipo: Livros Palavras-chave: Conteúdo digital pedagógico; Material didático; Microconteúdo educacional; Produção de conteúdo didático; Aprendizagem; Learning; Educational materials.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1038962
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Metodologia para avaliar os cursos técnicos da Rede Federal, com enfoque na sustentabilidade e com conexão aos indicadores da SETEC/MEC. Infoteca-e
CASSIANO, E. B. M.; ABREU, U. G. P. de; AGUIAR, W. M. de.
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do...
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Aprendizagem; Formação Profissional; Ensino Médio; Learning; Professional education.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1120224
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Metodologias aplicadas na educação alimentar e nutricional para o aumento do consumo de pescado na alimentação escolar: relatos de experiências. Infoteca-e
PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.; SANTOS, V. F. dos.
O conteúdo apresentado nesse livro está amparado na experiência do projeto supracitado que buscou fomentar o consumo do pescado por meio da aplicação de diferentes metodologias participativas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas públicas de Palmas (TO). Neste livro, o leitor terá acesso a roteiros de ações lúdicas realizadas nas escolas durante o projeto, podendo adaptá-los à realidade local e ao processo de intervenção nutricional com pescado ou outros alimentos junto à diferentes públicos de interesse. Essa obra reforça o compromisso da Embrapa Pesca e Aquicultura, da UFT e de seus parceiros em desenvolver soluções tecnológicas que favoreçam os seus diversos públicos tendo como foco a pesca e a aquicultura nacional.
Tipo: Livros Palavras-chave: Educação alimentar; Alimentação; Consumo Alimentar; Peixe; Ensino; Aprendizagem.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1128599
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Necessidades de treinamento e planejamento instrucional: uma experiencia na Embrapa Cerrados. Infoteca-e
ROCHA, F. E. de C.; LEAL, B. N.; CASTRO, G. A. de O..
Tipo: Livros Palavras-chave: Desempenho; Desenvolvimento organizacional; Management; Training courses; Analysis; Development; Administração de Pessoal; Administração; Análise; Aprendizagem; Laboratório; Performance; Planejamento; Recurso Humano; Treinamento; Laboratories; Human resources; Planning.
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/559912
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O estágio na Embrapa Clima Temperado. Infoteca-e
LONGO, M. L.; PEREIRA, M. A. M.; SILVEIRA, E. M. da L.; KASTER, R. F..
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Força de trabalho; Estagiário; Aprendizagem; Recurso Humano.
Ano: 2010 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/886046
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Objetivos educacionais da assistência técnica. Infoteca-e
ALVES, E. R. de A..
Na publicação: Eliseu Alves.
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Objetivos educacionais; Aprendizagem; Extensão Rural.
Ano: 1985 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1067915
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Relato de expediência sobre o uso de jogo educativo ambiental em parques ecológicos. Infoteca-e
FONSECA, R. B.; SOUZA-SILVA, J. C..
O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de aplicação e discutir as oportunidades e desafios referentes ao emprego do jogo de tabuleiro educativo ambiental Desafio no Cerrado, desenvolvido na Embrapa Cerrados e apresentado como uma ferramenta de aprendizagem em eventos para o Projeto Parque Educador, promovido pelo Brasília Ambiental, do Governo do Distrito Federal (GDF). A experiência aqui relatada foi um evento que envolveu uma oficina com o jogo e posterior discussão junto com os participantes do Projeto. Espera-se que esse trabalho subsidie o emprego desse e de outros jogos em eventos científicos e educativos.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Selo ODS 4; Selo ODS 15; Selo ODS 11; Selo ODS 13; Jogo educativo; Educação Ambiental; Aprendizagem.
Ano: 2023 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1162446
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Sistematização de experiências na Embrapa: guia metodológico. Infoteca-e
LIMA, D. V.; DUTRA, M. V. F..
Este primeiro volume traz as bases metodológicas da SE e os guias de aprendizagem que foram elaborados ao longo da formação, customizados para orientar as sistematizações realizadas nas Unidades da Embrapa. Ele foi elaborado com o intuito de inspirar outros profissionais e instituições a usarem essa metodologia.
Tipo: Livros Palavras-chave: Transferência de Tecnologia; Aprendizagem.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1105082
Registros recuperados: 14
Primeira ... 1 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional