|
|
|
Registros recuperados: 32 | |
|
| |
|
|
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "ED216 Educação no Espaço Virtual", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos relacionados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa e atualizada, centrada no espírito de... |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Tecnologia educacional; Ambientes virtuais; Aprendizagem; Ensino; Educação; Learning; Education. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931735 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "Conteúdo educacional para TV digital interativa", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos da produção de conteúdos educacionais aplicados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa... |
Tipo: Livros |
Palavras-chave: TV digital; Material didático; Educação; Ensino; Aprendizagem; Television; Learning; Education; Educational materials. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931698 |
| |
|
|
SILVA, K. I. C.. |
A tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta... |
Tipo: Teses |
Palavras-chave: Multimídia; Aprendizagem eletrônica; Ciência da Informação; Aprendizagem. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070484 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
Fontanelli, Giovana Pires de Campos; Orçati, Grazielle Saes; Marin, Daniela Soares; Teixeira, Priscila Sayuri Kavano; Ciancio, Ricardo; Ugolini, Roberto Vinicius; Foz Filho, Roberto Pimenta de Pádua; dos Santos, Flávio Augusto Marques; de Silvio, Maurício Melo. |
The search for learning, based on the development of professional competencies in a global context, and the different ways students react to different teaching techniques in continuing education, requires universities to change and innovate (including new methods) in order to develop professionals who are able to exercise their calling in a changing and competitive scenario. This study innovates by creating access for veterinary students (via the Web) to the body of veterinary morphology work, including body painting, images of resin animals, games, quizzes, video classes, and the association of anatomy with radiographic images. Preliminary results indicate that material presented in this way increases interest, thus stimulating integrated and... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Morphology; Electronic media; Didactic method; Teaching; Learning; Alternative methodology morfologia; Mídia eletrônica; Método didático; Ensino; Aprendizagem; Metodologia alternativa. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28127 |
| |
|
| |
|
|
FERNANDES, A. M.; MENEZES, D. C. de; SOUZA, A. R. L. de; BELARMINO, L. C.. |
A inovação configura-se como um fenômeno complexo e dinâmico, cuja interface organizacional que caracteriza-se pela sua dificuldade de entendimento e, sobretudo de mensuração, reflete na minimização de estudos que intentam compreendê-la. Com vistas à essa perspectiva, este ensaio teórico aborda a problemática sob o contexto do agronegócio, considerando seus fenômenos e stakeholders. Além da relevância socioeconômica desse segmento, tal circunscrição é pautada pela maximização de apelos concernentes a segurança alimentar, avanços tecnológicos na produção de alimentos, criação de novos nichos de mercado e vantagem competitiva sustentável. Assim, embasadas na literatura clássica, no estado da arte e em descobertas empíricas são apresentadas distintas... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Agronegócio; Inovação; Aprendizagem; Gestão; Gestão do Conhecimento. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1120304 |
| |
|
| |
|
|
SOUZA, C. dos S.. |
Esta pesquisa objetivou identificar relações entre estratégias de aprendizagem e competências, em contexto de trabalho. Elas foram medidas por um questionário respondido por 789 trabalhadores de organização pública federal, que gera conhecimentos científicos e tecnologias para o agronegócio brasileiro. Foram empregadas análises estatísticas para validação fatoral, verificação de diferenças significativas entre grupos, cálculo de correlações bivariadas e análise de regressão múltipla stepwise para testar relações de predição. Na análise fatorial, foram revelados quatro fatores de estratégias de aprendizagem (Reflexão extrínseca e intrínseca, Busca de ajuda interpessoal, Busca de ajuda em material escrito e Reprodução) e duas dimensões competências (Trabalho... |
Tipo: Teses |
Palavras-chave: Gestão por competência; Aprendizagem; Trabalho. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748897 |
| |
|
|
TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F.; CUNHA, L. M. S.; VAZ, G. J.; MAXIMO, F. A.; MARTINI, A. V.; GONZALEZ, A. F.. |
Trata-se de uma efetiva contribuição de pesquisa desenvolvida para estruturar o processo de capacitação presencial e a distância e de educação não formal, sob a perspectiva da gestão por processo, com vistas a atender as necessidades e demandas das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Transferência de Tecnologia (TT) e Desenvolvimento Institucional, privilegiando o emprego de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Capacitação presencial; Capacitação a distância; Educação a distância; Gestão por processos; Aprendizagem; Treinamento; Educação; Distance education. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1084295 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
CASSIANO, E. B. M.; ABREU, U. G. P. de; AGUIAR, W. M. de. |
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do... |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Aprendizagem; Formação Profissional; Ensino Médio; Learning; Professional education. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1120224 |
| |
|
| |
|
|
SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. |
Resumen. Se trata de un relato de investigación de carácter teórico y conceptual. Discurre sobre las tecnologías y dispositivos móviles, aprendizaje con movilidad, microaprendizaje, microcontenido e hipermedia, microcontenido educativo y lenguajes híbridos. Pone de relieve los retos concernientes a la introducción de dispositivos móviles, en las prácticas educativas. Se consideran las limitaciones físicas y la naturaleza fragmentada de la interacción móvil, en los cuales, los microcontenidos sean al mismo tiempo, asequibles y dotados de elementos pedagógicos. Se analiza el microcontenido educativo desde la perspectiva del hipermedia, considerándose el predominio de los lenguajes híbridos en la multimedia digital. Enseña un boceto de un modelo de producción... |
Tipo: Anais e Proceedings de eventos |
Palavras-chave: Aprendizagem móvel; Linguagem hipermídia; Linguagens híbridas; Dispositivos móveis; Mobile learning; Microlearning; Hybrid languages; Hypermedia language; Mobile devices; Aprendizagem; Learning. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008251 |
| |
|
| |
Registros recuperados: 32 | |
|
|
|