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Registros recuperados: 36 | |
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TORRES, T. Z.; PIEROZZI JUNIOR, I.. |
Este trabalho é fruto de um estudo de caso realizado na Embrapa Informática Agropecuária - instituição pública de pesquisa, que atua no desenvolvimento de soluções de informática para o agronegócio brasileiro. Seu objetivo foi identificar como as aprendizagens entre as pessoas e as equipes de trabalho ocorrem e quais tipos de aprendizagens elas constroem. O estudo, feito sob uma abordagem qualitativa de pesquisa, sinalizou que há fatores circunscritos aos indivíduos e à estrutura organizacional que podem favorecer o aprendizado individual, coletivo e organizacional e a construção de novos conhecimentos. |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Aprendizagem; Construção de aprendizagens. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/663316 |
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SOUZA, M. I. F.; SILVA, L. O.; ARAÚJO, I. C.. |
RESUMO - Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento. |
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) |
Palavras-chave: Autoria; Aprendizagem; Ética dos hackers; Web 2.0; Learning; Intellectual property rights. |
Ano: 2011 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/886794 |
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SILVA, K. I. C.. |
A tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta... |
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) |
Palavras-chave: Multimídia; Aprendizagem eletrônica; Ciência da Informação; Aprendizagem. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070484 |
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Fontanelli, Giovana Pires de Campos; Orçati, Grazielle Saes; Marin, Daniela Soares; Teixeira, Priscila Sayuri Kavano; Ciancio, Ricardo; Ugolini, Roberto Vinicius; Foz Filho, Roberto Pimenta de Pádua; dos Santos, Flávio Augusto Marques; de Silvio, Maurício Melo. |
The search for learning, based on the development of professional competencies in a global context, and the different ways students react to different teaching techniques in continuing education, requires universities to change and innovate (including new methods) in order to develop professionals who are able to exercise their calling in a changing and competitive scenario. This study innovates by creating access for veterinary students (via the Web) to the body of veterinary morphology work, including body painting, images of resin animals, games, quizzes, video classes, and the association of anatomy with radiographic images. Preliminary results indicate that material presented in this way increases interest, thus stimulating integrated and... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Morphology; Electronic media; Didactic method; Teaching; Learning; Alternative methodology morfologia; Mídia eletrônica; Método didático; Ensino; Aprendizagem; Metodologia alternativa. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28127 |
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FERNANDES, A. M.; MENEZES, D. C. de; SOUZA, A. R. L. de; BELARMINO, L. C.. |
A inovação configura-se como um fenômeno complexo e dinâmico, cuja interface organizacional que caracteriza-se pela sua dificuldade de entendimento e, sobretudo de mensuração, reflete na minimização de estudos que intentam compreendê-la. Com vistas à essa perspectiva, este ensaio teórico aborda a problemática sob o contexto do agronegócio, considerando seus fenômenos e stakeholders. Além da relevância socioeconômica desse segmento, tal circunscrição é pautada pela maximização de apelos concernentes a segurança alimentar, avanços tecnológicos na produção de alimentos, criação de novos nichos de mercado e vantagem competitiva sustentável. Assim, embasadas na literatura clássica, no estado da arte e em descobertas empíricas são apresentadas distintas... |
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) |
Palavras-chave: Agronegócio; Inovação; Aprendizagem; Gestão; Gestão do Conhecimento. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1120304 |
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SOUZA, C. dos S.. |
Esta pesquisa objetivou identificar relações entre estratégias de aprendizagem e competências, em contexto de trabalho. Elas foram medidas por um questionário respondido por 789 trabalhadores de organização pública federal, que gera conhecimentos científicos e tecnologias para o agronegócio brasileiro. Foram empregadas análises estatísticas para validação fatoral, verificação de diferenças significativas entre grupos, cálculo de correlações bivariadas e análise de regressão múltipla stepwise para testar relações de predição. Na análise fatorial, foram revelados quatro fatores de estratégias de aprendizagem (Reflexão extrínseca e intrínseca, Busca de ajuda interpessoal, Busca de ajuda em material escrito e Reprodução) e duas dimensões competências (Trabalho... |
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) |
Palavras-chave: Gestão por competência; Aprendizagem; Trabalho. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748897 |
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TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F.; CUNHA, L. M. S.; VAZ, G. J.; MAXIMO, F. A.; MARTINI, A. V.; GONZALEZ, A. F.. |
Trata-se de uma efetiva contribuição de pesquisa desenvolvida para estruturar o processo de capacitação presencial e a distância e de educação não formal, sob a perspectiva da gestão por processo, com vistas a atender as necessidades e demandas das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Transferência de Tecnologia (TT) e Desenvolvimento Institucional, privilegiando o emprego de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Capacitação presencial; Capacitação a distância; Educação a distância; Gestão por processos; Aprendizagem; Treinamento; Educação; Distance education. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1084295 |
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MORORÓ, A. M.; CHAPAVAL, L.; MAGALHÃES, D. C. T.; AGUIAR, V. M. P.; SOUSA, A. P. B. de; MIRANDA, K. P. de; LANDIM, A. V.; VASCONCELOS, A. M. de.. |
Objetivou-se avaliar o perfil dos produtores associado à aplicação de práticas higiênicas durante a ordenha em Unidades Produtoras (UP) selecionadas no semiárido paraibano. Foram analisados os seguintes aspectos: Tempo na atividade, idade e escolaridade. As respostas relacionadas ao grau de instrução dos entrevistados foram agrupadas em três níveis: Alta, Média e Baixa. Para avaliação do manejo de ordenha, os dados primários foram coletados utilizando-se um questionário. As propriedades foram agrupadas segundo o nível de adoção das práticas higiênicas em Boa, Regular e Ruim. Observou-se, que nas propriedades avaliadas quanto ao nível de adoção de boas práticas higiênicas durante a ordenha, a maioria (46,0%) foi Regular, 21,0% Ruim e 33,0% Boa, sendo... |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Aprendizagem; Escolaridade; Adoção; Boas práticas agropecuárias; Caprino leiteiro; Leite de cabra; Ordenha; Pequeno produto; Pequeno produtor; Tecnologia. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/945423 |
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Registros recuperados: 36 | |
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