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A colaboração Brasil-França na pesquisa em Ciências Agrárias (2004-2013). Repositório Alice
FAUSTO, S.; AVENTURIER, P. M.; LIMA, R. A. de.
Este estudo analisa a colaboração Brasil-França na área de Ciências Agrárias através de indicadores bibliométricos de atividade e ligação (coautoria), usando como fonte artigos indexados entre 2004 e 2013 na categoria Agricultural and Biological Sciences da base de dados Scopus. Os dados recuperados foram tratados no aplicativo VantagePoint® e os resultados indicam que a cooperação representada em coautorias entre os dois países evoluiu com uma média de 148,10 artigos por ano, a uma taxa de crescimento anual médio de 11,79%. Como assuntos de interesse, tem-se Taxonomia, Amazônia, Eucalipto e Cerrado liderando em número de publicações. Destacam-se os periódicos que apresentaram maior número de artigos publicados bem como a rede de instituições brasileiras e...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Bibliometria; Colaboração científica; Ciências agrárias; Brasil; França.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1003970
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A eficácia das unidades orgânicas de ensino superior agrário IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
As instituições portuguesas com ensino superior agrário encontram-se dispersas por todo o território nacional. Com esta distribuição geográfica pretendeu-se imprimir uma nova dinâmica aos territórios nos quais foram implantadas. Mas, colocase a questão: será que as unidades orgânicas responsáveis pelo ensino superior das ciências agrárias têm vindo a cumprir a sua missão com eficácia? Esta comunicação visa responder a esta questão. Para isso, apresentam-se os resultados da avaliação da eficácia organizacional destas unidades orgânicas com recurso a 63 indicadores que permitem avaliar 3 domínios de eficácia, nomeadamente, o domínio académico, o domínio da motivação e o domínio da adaptação externa.
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino Superior; Ciências agrárias; Unidades orgãnicas; Portugal.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/806
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A eficácia do ensino superior agrário português: realidade ou ficção? IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António.
A distribuição geográfica das instituições portuguesas com ensino superior agrário abarca todo o território nacional. Desta forma, pretende-se assegurar o desenvolvimento das regiões e do país. Mas, será que estas instituições são eficazes no cumprimento dessa missão? Para responder a esta questão, neste artigo apresentam-se os resultados da avaliação da eficácia organizacional destas instituições com recurso a 63 indicadores que permitem avaliar 9 critérios de eficácia. Os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes domínios são, globalmente, aceitáveis. No domínio académico, as organizações universitárias mostram ser menos eficazes do que as suas congéneres politécnicas. Apesar disso, as diferenças registadas não são, estatisticamente,...
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino Superior; Ciências agrárias; Portugal.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/843
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A eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. Assim, o carácter multi-dimensional da eficácia...
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino superior; Ciências agrárias.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/10198/2638
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A eficácia organizacional do ensino superior agrário português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. Os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino superior; Ciências agrárias; Modelo dos valores competitivos.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/3401
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A eficácia organizacional do ensino superior agrário português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. Os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes...
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino superior; Ciências agrárias; Modelo dos valores competitivos; Organizational effectiveness; Higher education; Agricultural sciences; Competitive values model.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/2637
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A escolha dos alunos no domínio das ciências agrárias. Ensino universitário ou ensino politécnico? IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António.
Este estudo tem como objectivo identificar factores determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um inquérito ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano lectivo de 2003/2004, em cursos leccionados nas instituições/unidades orgânicas vocacionadas para o ensino das ciências agrárias. Obtiveram-se 61,3% de respostas utilizáveis, isto é, dos 909 inquéritos enviados apenas 557 estavam devidamente preenchidos (sem lacunas, omissões ou incorrecções). Através da estimação do modelo logit de escolha binária foram identificados como determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino, factores pessoais como a idade, modos de vida e valores; factores de desempenho e...
Tipo: Article Palavras-chave: Ensino superior português; Ciências agrárias; Logit; Escolha educacional; Portuguese higher education; Agricultural sciences; Logit; Educational choice.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/10198/854
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A produção científica do Rio Grande do Sul em Ciências Agrárias representada na base Web of Science Ciência Rural
Vargas,Rosely de Andrade; Vanz,Samile Andréa de Souza.
Este trabalho caracteriza a produção científica do Rio Grande do Sul em Ciências Agrárias representada na base de dados Web of Science de 2000 a 2010. A partir da análise de 6.617 registros, feita com o auxílio do software Bibexcel, são identificados documentos, idiomas e revistas mais utilizadas pelos pesquisadores gaúchos na divulgação de suas investigações. Apresenta-se também a evolução anual da produção e as instituições de ensino e pesquisa mais produtivas. Os resultados mostram que a produção científica do Estado em Ciências Agrárias indexada na base registrou forte crescimento, ascendendo de 179 documentos em 2000 para 1.107 documentos em 2010. Os artigos científicos corresponderam a 92% do total das publicações. Inglês e português foram os idiomas...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ciências agrárias; Bibliometria; Indicadores de produção científica.
Ano: 2014 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000500030
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Anais... Infoteca-e
JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA SÃO CARLOS, 11., 2019, São Carlos, SP..
A décima primeira edição da ?Jornada Científica Embrapa - São Carlos? realizada nos dias 3 e 4 de julho de 2019 cristaliza a experiência acumulada das outras edições e coloca esse evento no cenário de uma das ocasiões mais aguardadas pela comunidade científica de São Carlos, compreendida por pesquisadores, professores, graduandos, pós-graduandos e profissionais liberais com atuação em C&T. Isso não é pouco, afinal São Carlos é a capital brasileira da alta tecnologia e é o berço de um importante ecossistema de inovação do nosso pais. Resultados muito relevantes recentemente alcançados são apresentados pelos estudantes que emprestam sua excelência e suas competências aos trabalhos de pesquisa da Embrapa Pecuária Sudeste e da Embrapa Instrumentação, em...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciências agrárias; Ciências biológicas; Ciências exatas e da terra; Engenharia.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1111161
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Anais... Infoteca-e
JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 10., 2016, Concórdia..
2016
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciências biológicas; Engenharia; Ciências da saúde; Ciências agrárias; Ciências sociais aplicadas; Ciências da terra; Ciências humanas; Produção animal; Suinocultura; Avicultura.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1062102
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Anais... Infoteca-e
SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE, 2008, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2008..
2008
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciências agrárias; Pesquisa; Congresso; Química análitica; Iniciação cientìfica.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/48042
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JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA SÃO CARLOS, 9., 2017, São Carlos, SP..
A "9ª Jornada Científica da Embrapa São Carlos" realizada nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, uniu as competências das diferentes áreas de atuação da Embrapa Pecuária Sudeste e da Embrapa Instrumentação, ambas localizadas em São Carlos-SP, com o evento ?II Semana de Ciência e Tecnologia da USP?, organizado pelo ICMC-USP. Foram apresentados 51 trabalhos de iniciação científica, tecnológica, pós-graduação ou de extensão na forma de apresentações de trabalhos oralmente (alunos PIBIC e PIBITI ? CNPq) ou em forma de painéis, por alunos de diferentes instituições de ensino superior que desenvolvem seus trabalhos nas Unidades da Embrapa em São Carlos. A Jornada Científica contou, ainda, com a palestra ?Competência multifocal?, apresentada pelo Prof. Dr. Paulo...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciências exatas e da terra; Ciências biológicas; Engenharia; Ciências agrárias.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1078604
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SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE 2006, São Carlos, SP..
2006
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciências agrárias; Pesquisa; Química analítica; Iniciação científica.
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/47885
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SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE , 2., 2007, São Carlos, SP..
Genética e Melhoramento animal; Métodos de Laboratório; Avaliação dda qualidade da carne; Reprodução Animal; Produção de alimentos; Sanidade animal; Avaliação da produção científica; Qualidade ambiental; Estatítica.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciências agrárias; Pesquisa; Congresso; Química analítica; Melhoramento animal; Iniciação Científica.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/37222
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Application of lime, phosphogypsum and fertilization rates affect soil fertility and common bean development in no-tillage system in a Cerrado Oxisol Agronomy
Carvalho, Maria da Conceição Santana; Nascente, Adriano Stephan.
There is a lack of information about the effects of interactions among lime, phosphogypsum (PG) and fertilization on soil fertility and their effects on common bean yields in the tropics. This study aimed to determine the effects of annual application of PG and limestone and rates of fertilization on the chemical attributes of soil, fertilization efficiency, yield components and the grain yield of the common bean. The study was performed for three growing seasons in an acidic Oxisol. The experimental design was randomized blocks in a 4x4 factorial scheme. The treatments consisted of lime, lime + PG, PG, and control (without corrective application) with four fertilization rates. In an acidic and low-fertility Cerrado soil, limestone or limestone + PG...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ciências agrárias; Solos e nutrição de plantas Phaseolus vulgaris; Soil acidity; Calcium carbonate; Liming; Phosphogypsum. fertilidade do solo; Nutrição de plantas; Fitotecnia.
Ano: 2018 URL: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAgron/article/view/39322
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ATRIBUTOS BIOLÓGICOS DO SOLO EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIAFLORESTA, NA REGIÃO AMAZÔNICA - DOI: 10.13083/1414-3984/reveng.v23n5p448-456 Engenharia na Agricultura
Benhur da Silva Oliveira; Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra - MT; Marco Antonio Camillo de Carvalho; Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Alta Floresta - MT; Anderson Lange; Universidade Federal de Mato Groso (UFMT); Flavio Jesus Wruck; Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop – MT; Rivanildo Dallacort; Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra - MT.
As propriedades biológicas do solo são importantes ferramentas a serem utilizadas no monitoramento das alterações ambientais no solo decorrentes do uso agrícola. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho foi avaliar os atributos biológicos do solo em área submetida ao sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Essa pesquisa foi realizada em uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) implantada em 20 hectares na Fazenda Gamada, no município de Nova Canaã do Norte (MT). Caracterizados pelas espécies florestais implantadas, os tratamentos foram constituídos pela combinação das espécies: Pinho cuiabano (Schizolobium amazonicum), Pau-balsa (Ochroma pyramidale), Teca (Tectona grandis) e Eucalipto (Eucalyptus...
Tipo: Artigo Avaliado por Pares Palavras-chave: Ciências agrárias; Ciência do solo; Microbiologia e bioquímica do solo; Agrossilvipastoril iLPF Sistemas integrados Florestais.
Ano: 2015 URL: http://www.seer.ufv.br/seer/index.php/reveng/article/view/534
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Avaliação da eficácia organizacional das escolas superiores agrárias portuguesas IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel; Matos, Alda; Cabo, Paula.
Os institutos politécnicos com ensino superior agrário encontram-se dispersos por todo o território nacional. Com esta distribuição geográfica pretendeu-se imprimir uma nova dinâmica aos territórios nos quais foram implantados. Mas, coloca-se a questão: será que as escolas superiores agrárias responsáveis, nestas instituições, pelo ensino das ciências agrárias têm vindo a cumprir a sua missão com eficácia? Esta comunicação visa responder a esta questão. Para isso, apresentam-se os resultados da avaliação destas unidades orgânicas no que diz respeito à eficácia organizacional. Os resultados foram obtidos a partir de 63 indicadores que permitem avaliar 3 domínios de eficácia, nomeadamente, o domínio académico, o domínio da motivação e o domínio da adaptação...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Eficácia organizacional; Modelo dos valores competitivos; Ensino Superior; Ciências agrárias; Gestão pública; Organizational effectiveness; Competitive values model; Higher Education; Agrarian Sciences; Public administration.
Ano: 2009 URL: http://hdl.handle.net/10198/1179
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Avaliação da eficácia organizacional: o caso do ensino superior agrário português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. O carácter multi-dimensional da eficácia organizacional obriga ao...
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino Superior; Ciências agrárias.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/972
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Characterization of beef cattle farming and the perspective for implementation of traceability Animal Sciences
Cavalcante, Diego Helcias; Campelo, José Elivalto Guimarães; Santos, Natanael Pereira da Silva; Ferreira, Raimundo Ribeiro; Fonseca, Wéverton José Lima; Evangelista, Amauri Felipe.
The objective of this study was to characterize the beef cattle farming profile in the State of Piauí for inference about the zootechnical record of animals for insertion into a traceability system. Data were collected through a semi-structured multiple choice questionnaire applied to 400 cattle breeders in all microregions of the state, in May and November 2012. The questions contained the following indicators: profile of the property and the breeder, herd conditions and technical conditions on herd registration. The cattle-raising scenario is predominantly characterized by family activity, with the majority of producers over 50 years of age, who are without great prospects for technological innovation, inserted in an environment where human resource...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ciências agrárias; Zootecnia animal identification; Family farming; Cattle..
Ano: 2017 URL: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAnimSci/article/view/36282
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Construção de um modelo da procura para o ensino superior agrário em Portugal IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel.
A construção de um modelo para a procura do ensino superior agrário é o principal objectivo deste trabalho. Para o atingir, foram inquiridos os alunos que se inscreveram pela primeira vez nos cursos agrários ou de outras áreas afins, no primeiro ano do ano lectivo de 2003/2004. Os primeiros cinco capítulos deste trabalho servem o propósito de enquadramento teórico do ensino superior agrário. Neles, faz-se referência à sua origem e evolução, sendo, também, focados aspectos relacionados com a procura e a oferta e a sua evolução ao longo do período de 1992-2003. Para além disso, a revisão da literatura aborda os modelos de procura do ensino superior a nível internacional e nacional. O sexto capítulo diz respeito à metodologia utilizada nesta investigação; aos...
Tipo: DoctoralThesis Palavras-chave: Ensino Superior; Ciências agrárias; Logit; Modelo de escolha binária; Escolha educacional.
Ano: 2005 URL: http://hdl.handle.net/10198/919
Registros recuperados: 38
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