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A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica Scientia Agricola
Tullio,A. A..
Esta pesquisa procurou identificar a prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica, quais as concepções do processo de aprendizagem e em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. A prática pedagógica foi aqui delimitada como sendo o cotidiano do professor na execução de seu ensino. O público alvo foram os docentes e discentes do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- Campus de Piracicaba da USP. O método expositivo foi predominante, apoiado no uso do quadro negro e retroprojetor. O professor nesse método é a figura central do processo ensino-aprendizagem. A freqüência bastante acentuada em Congressos tem trazido uma atualização constante em termos de conteúdo.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agronomia; Ensino; Pedagogia.
Ano: 1995 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161995000300029
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Acervo de minerais e rochas: instrumento para o ensino de Geociências. Infoteca-e
NUNES, F. C.; MOREIRA, G. S.; CARVALHO, C. C. N. de; SILVA, E. F. da; CALDERANO, S. B..
Litoteca é um acervo de minerais e rochas, o qual pode ser utilizado para diferentes fins. Contudo, no caso apresentado, subsidia o desenvolvimento de atividades de ensino e, posteriormente, de pesquisa e extensão.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Litoteca; Mineral; Rocha; Ensino.
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/980319
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Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Repositório Alice
AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C..
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "ED216 Educação no Espaço Virtual", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos relacionados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa e atualizada, centrada no espírito de...
Tipo: Livro científico (ALICE) Palavras-chave: Tecnologia educacional; Ambientes virtuais; Aprendizagem; Ensino; Educação; Learning; Education.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931735
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Conhecimento e atitudes sobre alimentos irradiados de nutricionistas que atuam na docência Ciênc. Tecnol. Aliment.
Silva,Kelly Daiane; Braga,Vilma de Oliveira; Quintaes,Késia Diego; Haj-Isa,Niurka Maritza Almeyda; Nascimento,Eloísa Santos.
A irradiação de alimentos é eficiente tecnologia que pode ser empregada na conservação dos alimentos. Porém, o conhecimento dos consumidores sobre os alimentos irradiados tem se mostrado insuficiente, resultando em baixa aceitação destes alimentos. Considerando que o nutricionista é o profissional de saúde habilitado para orientar pacientes e consumidores sobre a ingestão e seleção de alimentos, este estudo avaliou o conhecimento e a atitude frente aos alimentos irradiados entre nutricionistas que atuam na docência em instituições de ensino superior em Belo Horizonte - MG, Brasil. Dos 66 participantes, 86,4% referiram saber o que são alimentos irradiados, todavia 71,2% desconhecem o processo, 75,8% desconhecem a legislação, 21,2% desconhecem as finalidades...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ensino; Segurança alimentar e nutricional; Saúde pública.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000300012
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Conteúdo educacional para TV digital interativa. Repositório Alice
AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C..
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "Conteúdo educacional para TV digital interativa", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos da produção de conteúdos educacionais aplicados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa...
Tipo: Livro científico (ALICE) Palavras-chave: TV digital; Material didático; Educação; Ensino; Aprendizagem; Television; Learning; Education; Educational materials.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931698
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Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia em Mato Grosso do Sul: formação de profissionais para harmonizar o desenvolvimento à conservação e melhoria ambiental. Repositório Alice
ANDRADE, L. P. de; XAVIER, C. P.; BETONI, V.; KOMORI, O. M.; PADOVAN, M. P..
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Agroecologia; Ensino.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/869756
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Descrição de dois anos de atuação da Comissão de Ética no Uso de Animais do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná Ciência Rural
Silla,Vanessa Carli Bones; Marthos,Silmara Maldonado; Molento,Carla Forte Maiolino.
A Comissão de Ética no Uso de Animais do Setor de Ciências Agrárias (CEUA-SCA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi criada em 2005. Este artigo teve por objetivo estudar os dois primeiros anos do trabalho dessa Comissão, principalmente quanto à redução do sofrimento animal. Foram avaliadas a composição e a metodologia de trabalho da CEUA-SCA, além da efetividade na redução do sofrimento animal, pela razão emissão de certificados por projetos protocolados (C:P) e pelo estudo dos projetos que receberam ofícios. Foram avaliados 42 protocolos de pesquisa de 2006 e 24 de 2007. Animais vertebrados foram os mais usados, submetidos com maior frequência a procedimentos grau B de invasividade. Os resultados sugerem que a CEUA-SCA, no período estudado,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Bem-estar animal; Deliberação; Ensino; Pesquisa; Utilização de animais.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000700021
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Elaboração de projeto de uma indústria de açaí para consolidar o aprendizado das etapas de processo de produção no ensino de engenharia química. Repositório Alice
SILVA, A. T. L. da; ARAÚJO, R. C. S.; SILVA, D. F.; COSTA, T. F.; LEMOS, I. J. R.; RIBEIRO, N. F. P..
Foi inicialmente proposto à pesquisa e apuração de dados para a elaboração de um projeto de uma indústria química. Solicitando-se dados sobre o produto, balanços de massa e de energia, assim como, a análise financeira da produção, desde o recebimento da matéria-prima até o produto final para o consumidor. Objetivando o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Foi escolhida pelas alunas a elaboração do projeto de produção de polpas de Açaí congeladas, foram considerados fatores como a perecividade do fruto estudado, o sistema de produção e fatores que o influenciam, e análise de financeira de todo o projeto. Foi observada uma melhora na capacidade profissional das alunas, com agregação de conhecimentos interdisciplinares dos vários procedimentos...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Açaí; Euterpe oleracea; Ensino.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081295
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Electronic media as active methodology in the teaching of veterinary anatomy MV&Z
Fontanelli, Giovana Pires de Campos; Orçati, Grazielle Saes; Marin, Daniela Soares; Teixeira, Priscila Sayuri Kavano; Ciancio, Ricardo; Ugolini, Roberto Vinicius; Foz Filho, Roberto Pimenta de Pádua; dos Santos, Flávio Augusto Marques; de Silvio, Maurício Melo.
The search for learning, based on the development of professional competencies in a global context, and the different ways students react to different teaching techniques in continuing education, requires universities to change and innovate (including new methods) in order to develop professionals who are able to exercise their calling in a changing and competitive scenario. This study innovates by creating access for veterinary students (via the Web) to the body of veterinary morphology work, including body painting, images of resin animals, games, quizzes, video classes, and the association of anatomy with radiographic images. Preliminary results indicate that material presented in this way increases interest, thus stimulating integrated and...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Morphology; Electronic media; Didactic method; Teaching; Learning; Alternative methodology morfologia; Mídia eletrônica; Método didático; Ensino; Aprendizagem; Metodologia alternativa.
Ano: 2015 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28127
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Ensinando fuso horário - uma proposta do PIBID de geografia. Repositório Alice
ANJOS, L. C. C.; ARAÚJO, M. I. de; SOUSA, S. G. A. de; ROÇODA, L. C. C.; UCHÔA NETO, A. de S..
O objetivo dessa atividade foi demonstrar o movimento de rotação da terra e as passagens das horas, identificando os fusos horários brasileiros e explicando o funcionamento do horário de verão, e através da dramatização elaborada pelos alunos relacionar o conteúdo com o seu cotidiano, fomentando a pesquisa, organização criatividade e sociabilidade.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ensino.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/994858
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Ensino de bem-estar e dor animal em cursos de medicina veterinária no Brasil Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Borges,T.D.; Sans,E.C.O.; Braga,J.S.; Machado,M.F.; Molento,C.F.M..
Currículos de medicina veterinária devem disponibilizar ferramentas para que os futuros profissionais atendam a demanda da sociedade, que inclui preocupações diretas com os animais. O objetivo deste trabalho foi traçar um perfil do panorama geral do ensino da medicina veterinária em relação a questões de bem-estar e dor animal. O método utilizado foi análise de documentos disponíveis online e coleta de dados via aplicação de questionários para coordenadores de curso de medicina veterinária. A descrição do curso, sua grade curricular e ementário foram estudados. Observou-se que 46% das 94 instituições estudadas apresentavam a disciplina de bem-estar animal e 26% ofereciam a disciplina de etologia. Houve evidência de que há uma pronta relação com a esfera...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Bem-estar animal; Currículo; Dor animal; Ensino; Medicina veterinária.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000100005
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Ensino e capacitação agroflorestal no Brasil: uma abordagem com enfase na região Amazônica. Repositório Alice
MIRANDA, I. S.; SÁ, T. D. de A.; MENEZES, M..
2002
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ensino; Sistema agroflorestal; Amazônia; Brasil.
Ano: 2002 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/406147
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Ensino e pesquisa em etnoecologia e etnobiologia na Região Norte do Brasil. Repositório Alice
HAVERROTH, M..
Neste capítulo, fazemos um breve apanhado sobre pesquisadores e trabalhos importantes na Amazônia no área de Etnobiologia e Etnoecologia, sem a pretensão de esgotar o tema, mas retratando um panorama que mostra a importância da Região e seu potencial, considerando que reúne alta biodiversidade e grande diversidade cultural, com destaque aos Povos Indígenas. Assim, partimos do final do século XIX até os anos mais recentes, destacando alguns autores e publicações marcantes. In this chapter, we write a brief survey of researchers and important works on Ethnobiology and Ethnoecology in the Amazon Region, without the pretension of exhausting the theme, but portraying a panorama that shows the importance of the Region and its potential, considering its high...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Conhecimento tradicional; Conocimiento tradicional; Comunidades indígenas; Métodos educacionales; Métodos de investigación; Etnobôtanica; Ensino; Pesquisa; Ethnobotany; Indigenous knowledge; Educational methods; Research methods.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093591
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Ensino e pesquisa: uma parceria que dá muitos frutos. Infoteca-e
HOFFMANN, A..
Uma importante parte do trabalho da Embrapa é realizada em parceria com instituições de ensino, especialmente universidades, faculdades e cursos de formação técnica ou tecnológica. Mas a Embrapa ministra aulas em suas instalações? De certa forma, sim. Não da forma convencional de formação, com salas de aula professores, mas utilizando-se de sua estrutura de laboratórios, campos experimentais e estrutura administrativa, com apoio de seus pesquisadores e técnicos.
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Embrapa Uva e Vinho; Estágio; Instituição de ensino; Pesquisa; Agricultura; Ensino.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/929391
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ESCOLA da Uva & do Vinho: fortalecimento da vitivinicultura do Paraná. Infoteca-e
Localização. Cursos de capacitação em produção de: vinhos, vinagre, sucos, geléias e graspa. Esttrutura. Atividades previstas para 2008/2009. Missão.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Viticultura; Uva; Vinho; Paraná; Escola da Uva e do Vinho; Capacitação; Ensino.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/539526
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Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo Acta Botanica
Leitão Filho,Hermógenes de F; Rodrigues,Ricardo R; Tamashiro,Jorge Y; Santin,Dionete A; Ivanauskas,Natália M; Salino,Alexandre.
As atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Taxonomia; Florística; Ensino; Proposta didática.
Ano: 1997 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000100003
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Introdução às ciências zootécnica e botânica para alunos do quarto ano em visita à Embrapa Pecuária Sul. Repositório Alice
DEWES, I. S. L.; OSMARI, E. K.; MAZZOCATO, A. C..
Abstract: Abstract: Research centers are very important to contribute and promote community scientific literacy of children impacts teaching in later grades, promotes the development of conscious citizens regarding the valuation of animal husbandry and food production. Thus, Embrapa has a vital role in society linked to food security through community interaction with agricultural research. The aim of this work was to connect local urban students with animal and botanical sciences and the origin of food, through sensorial and motor skills for a learning associated with daily life. A thematic visit was carried out by 50 students 9-11 years old from the Nossa Senhora Auxiliadora School, Bagé-RS, to Embrapa Southern Livestock, for a variety of forages and...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ensino; Zootecnia; Botânica.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096263
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IRRIGAWEB: capacitação em uso e manejo de irrigação. Infoteca-e
bitstream/item/182400/1/IrrigaWeb.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ensino a distância; Treinamento; Capacitação; Ensino; Manejo de Água; Transferência de Tecnologia.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1094858
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Manual do MSTAT - para aulas práticas: principais funções. Infoteca-e
OLIVEIRA, O. C. de..
Usando o MSTAT-C. Chamando o programa. Sub-programas. criando um arquivo de dados-Files. Entrando Dados. SEDIT. Definiçãqo de váriavéis-DEFINE. Dicas. Exercícios. PRLIST.Transformações de dados.FREQ. CALC. Análise de variância. Anova-1. Anova-2. \FACTOR. Testes de separação de médias. RANGE. Análise de regressão. CORR. CONTRAST. PLOT. Casualizando Tratamentos. EXPSERIES. EX-PLAN. EXPBOOK. EXPLABEL> EXPMAP. Manipulação de Arquivos. SORT. TRASPORT. Importação/Exportação de arquivos. ASCII. Exportando arquivos. Importando arquivos..
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Processamento de dados; Ensino; Manual; MSTAT-C.
Ano: 1995 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/624217
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Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem. Repositório Alice
CAMARGO, F. N. P.; AMARAL, E. M. H. do; SILVEIRA, M. C. T. da; MONTARDO, D. P..
Existem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Pecuária; Pastagem; Manejo; Ensino.
Ano: 2019 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121590
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