|
|
|
Registros recuperados: 26 | |
|
| |
|
| |
|
|
GORGA, M. de J. T.; PINHEIRO, M. C.; CARDOZO, D. R.; LISBOA, H. V.. |
No projeto Hortas Pedagógicas, o nutricionista tem um papel estratégico: fazer a conexão entre a horta e a cozinha. Sugerimos que você acompanhe a escolha das hortaliças e frutas a serem cultivadas na horta e planeje os cardápios de acordo com a produção que sai dos canteiros. Você também pode contribuir para que os professores levem a horta para dentro da sala de aula, fornecendo informações e conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Para ajudá-lo nessas tarefas, elaboramos este planner com orientações essenciais para apoiar a execução do programa de alimentação escolar do seu município, incluindo mais alimentos naturais e nutritivos que podem ser produzidos na própria horta escolar ou na comunidade. |
Tipo: Livros |
Palavras-chave: Horta; Escola; Programa de Nutrição; Educação Agrícola. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1152860 |
| |
|
|
COSTA, J. R. da; SOARES, J. E. C.; TÁPIA-CORAL, S.; MOTA, A. M. DA. |
O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada em área rural de Manaus (AM), a fim de conhecer a percepção dos professores sobre meio ambiente. Foram aplicados formulários com perguntas abertas, respondidos por 83% do grupo docente. Os resultados revelaram que a visão naturalista e a antropocêntrica são predominantes. A temática ambiental é restrita, geralmente, à sala de aula. Com isso, verificou-se ser imprescindível que a escola avance para ações extra-curriculares, aumentando o elo com o cotidiano dos alunos, de formar a ampliar a visão de mundo destes e a tornar efetiva a educação ambiental na referida escola. |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; Meio Ambiente.. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/937529 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
FREITAS, G. O. de; GUTIERREZ, R.; TOMAS, W. M.. |
A educação é vista como um importante processo de humanização e uma importante ferramenta impulsionadora de transformação social. Ela tem o objetivo de abrir portas para que as pessoas compreendam o mundo, transformando e desenvolvendo-se como parte de uma sociedade 'humana mais humanizada', sendo considerada uma peça importante para o progresso individual e social. Para alguns, a educação relaciona-se apenas às instituições de ensino (escolas e universidades); para outros, a educação está relacionada ao nível de civilidade e socialização do indivíduo, ou seja: sua capacidade de atuar no meio em que está inserido. A educação ambiental é direcionada à forma com que o indivíduo se relaciona com o meio. |
Tipo: Separatas |
Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; School children; Environmental education. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100928 |
| |
|
|
RODRIGUES, J. N.; GOMES, K. D.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N.; KATO, H. C. de A.. |
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde por meio de uma alimentação adequada e saudável. É durante o período escolar que a população infantil irá formar hábitos alimentares de maneira gradual e desenvolver-se nos aspectos social, cognitivo e emocional. Diante disso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de Educação Alimentar e Nutricional utilizando atividades lúdicas para o incentivo ao consumo de proteínas, em especial o pescado, para os alunos de uma escola de tempo integral de Palmas, Tocantins. As atividades foram construídas por meio de duas dinâmicas de grupo. Conclui-se que as estratégias de EAN obtiveram resultados satisfatórios, evidência constatada pelo aumento no... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Intervenção nutricional; Metodologias lúdicas; Dinâmicas de grupo; Alimentação saudável; Alimentação escolar; Alimentação; Sistema de Alimentação; Consumo Alimentar; Escola; Produto Derivado de Pescado; Peixe; Nutritional intervention; Fish; School meals. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122282 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
BRITO, L. de F. S.; CAMARGO, J. G.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.. |
A idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7%... |
Tipo: Artigo de periódico |
Palavras-chave: Promoção da saúde; Alimentação saudável; Aprendizagem ativa; Alimentação infantil; Educação alimentar; Peixe; Alimentação; Escola; Educação; Nutrição. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119264 |
| |
Registros recuperados: 26 | |
|
|
|