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A floresta Amazônica do ponto de vista dos alunos da 5A série da rede pública estadual de Manaus, Amazonas, Brasil1 Acta Amazonica
FREITAS,Érica Yoshida de; FERRAZ,Isolde Dorothea Kossmann.
Este estudo teve como objetivo averiguar o conhecimento dos alunos da 5a série das escolas públicas estaduais de Manaus sobre a floresta amazônica e seus recursos. As entrevistas foram realizadas em 14 escolas, com o auxílio de um questionário padrão contendo perguntas abertas. De cada escola foram entrevistados 10 alunos, perfazendo um total de 140 no final da pesquisa. Os resultados mostraram a necessidade de enfatizar nos currículos escolares, assuntos sobre a região amazônica.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Floresta amazônica; Escola; Educação ambiental.
Ano: 1999 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59671999000400535
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A horta na cozinha: receitas para alimentação escolar. Infoteca-e
VIEIRA, D. de F. A.; SANTOS, M. S. N. dos; PINHEIRO, M. C..
Tipo: Livros Palavras-chave: Horta; Escola; Educação Agrícola; Programa de Nutrição.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1152862
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A horta no prato: planejamento culinário na escola. Infoteca-e
GORGA, M. de J. T.; PINHEIRO, M. C.; CARDOZO, D. R.; LISBOA, H. V..
No projeto Hortas Pedagógicas, o nutricionista tem um papel estratégico: fazer a conexão entre a horta e a cozinha. Sugerimos que você acompanhe a escolha das hortaliças e frutas a serem cultivadas na horta e planeje os cardápios de acordo com a produção que sai dos canteiros. Você também pode contribuir para que os professores levem a horta para dentro da sala de aula, fornecendo informações e conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Para ajudá-lo nessas tarefas, elaboramos este planner com orientações essenciais para apoiar a execução do programa de alimentação escolar do seu município, incluindo mais alimentos naturais e nutritivos que podem ser produzidos na própria horta escolar ou na comunidade.
Tipo: Livros Palavras-chave: Horta; Escola; Programa de Nutrição; Educação Agrícola.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1152860
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A percepção ambiental do corpo docente de uma escola pública rural em Manaus (Amazonas). Repositório Alice
COSTA, J. R. da; SOARES, J. E. C.; TÁPIA-CORAL, S.; MOTA, A. M. DA.
O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada em área rural de Manaus (AM), a fim de conhecer a percepção dos professores sobre meio ambiente. Foram aplicados formulários com perguntas abertas, respondidos por 83% do grupo docente. Os resultados revelaram que a visão naturalista e a antropocêntrica são predominantes. A temática ambiental é restrita, geralmente, à sala de aula. Com isso, verificou-se ser imprescindível que a escola avance para ações extra-curriculares, aumentando o elo com o cotidiano dos alunos, de formar a ampliar a visão de mundo destes e a tornar efetiva a educação ambiental na referida escola.
Tipo: Separatas Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; Meio Ambiente..
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/937529
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ÁGUA de chuva para incremento da alimentação nas escolas rurais. Infoteca-e
bitstream/item/120118/1/05-Agua-de-chuva-para-incremento-da-alimentacao-nas-escolas-rurais.mp3
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Água; Chuva; Alimentação; Escola.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1011189
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ÁGUA de chuva para incremento da alimentação nas escolas rurais: programa 20. Infoteca-e
bitstream/item/85071/1/PGM-20-NE-AGUA-DE-CHUVA-PARA-INCREMENTO-DA-ALIMENTACAO-NAS-ESCOLAS-RURAIS.mp3
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Água de chuva; Cisterna rural; Semiárido; Cisterna de produção; Captação d''água.; Alimentação; Escola; Abastecimento de água..
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/960964
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ÁGUA de chuva para incremento da alimentação nas escolas rurais: programa 20. Infoteca-e
bitstream/item/85343/1/PGM-20-N-AGUA-DE-CHUVA-PARA-INCREMENTO-DA-ALIMENTACAO-NAS-ESCOLAS-RURAIS.mp3
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Água de chuva; Aproveitamento territorial; Aumento da produção; Cisterna de produção; Cisterna rural; Semiárido; Captação d''água.; Abastecimento de água; Agricultura de precisão; Alimentação; Escola; Produtividade..
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/961228
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Atuação do RP na difusão da agricultura orgânica nas escolas do Amapá. Infoteca-e
BARBOSA, A. F. S..
Objetivos. Estratégias. Ações realizadas. Descrição da ação. Resultados. Período de aplicação. Como esse case contribuiu para a cidadania?
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Agricultura alternativa; Escola; Difusão de tecnologia.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085988
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Avaliação do projeto minibibliotecas no Semiárido do Nordeste e no Vale do Jequitinhonha, MG: uma pesquisa-ação. Infoteca-e
ARAUJO, M. F. L. de; SILVA, C. E.; PEREIRA, F. do A.; BATISTA, J. A. O.; MARSICANO, K.; TEIXEIRA, M. R. F.; FARIA, O. R. de; BERTIN, P. R. B.; BELTRAO, S. L. L..
Introdução; As minibibliotecas no contexto da leitura e do aprendizado; Metodologia; Análise e discussão dos dados.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunidade Rural; Desenvolvimento Rural; Escola; Pesquisa..
Ano: 2009 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/427995
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BIOFERTILIZANTES produzidos em minicompostagem doméstica: programa 42: Nordeste/Vale do Jequitinhonha. Infoteca-e
Os resíduos orgânicos das propriedades rurais, das casas no meio urbano e das escolas, podem ser aproveitados, de modo a transformá-los em um poderoso biofertilizante orgânico. Para o engenheiro agrônomo Sílvio Levy da Embrapa Amazônia Oriental, esse biofertilizante é um adubo líquido, de fácil preparo e com eficiência comprovada. Esse produto doméstico pode ser tão rico em nutrientes, a ponto de suprir as necessidades de plantações, hortas e jardins.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Biofertilizantes; Propriedade rural; Resíduo orgânico; Zona urbana; Escola; Adubo líquido; Horta; Jardim.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1055862
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BIOFERTILIZANTES produzidos em minicompostagem doméstica: programa 42: Norte. Infoteca-e
Os resíduos orgânicos das propriedades rurais, das casas no meio urbano e das escolas, podem ser aproveitados, de modo a transformá-los em um poderoso biofertilizante orgânico. Para o engenheiro agrônomo Sílvio Levy da Embrapa Amazônia Oriental, esse biofertilizante é um adubo líquido, de fácil preparo e com eficiência comprovada. Esse produto doméstico pode ser tão rico em nutrientes, a ponto de suprir as necessidades de plantações, hortas e jardins.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Propriedade rural; Resíduo orgânico; Zona urbana; Adubo líquido; Horta; Jardim; Escola; Biofertilizante..
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1055875
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COMPOSTEIRA caseira para o campo e a cidade: programa 11: Nordeste/Vale do Jequitinhonha. Infoteca-e
A composteira é uma tecnologia simples e sustentável, com eficácia comprovada tanto para o meio rural, periurbano e urbano. De fácil construção e manejo, a composteira permite a transformação de resíduos, que seriam destinados ao lixo, em um adubo orgânico de primeira qualidade e livre de agrotóxicos. O engenheiro agrônomo Sílvio Levi de Araújo, da Embrapa Amazônia Oriental, dá o passo a passo para a construção da composteira, que pode ser instalada nas propriedades rurais, escolas e até mesmo em varandas de apartamento.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Composteira caseira; Compostagem; Zona rural; Resíduo; Adubo orgânico; Agrotóxico; Propriedade rural; Escola.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1042664
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COMPOSTEIRA caseira para o campo e a cidade: programa 11: Norte. Infoteca-e
A composteira é uma tecnologia simples e sustentável, com eficácia comprovada tanto para o meio rural, periurbano e urbano. De fácil construção e manejo, a composteira permite a transformação de resíduos, que seriam destinados ao lixo, em um adubo orgânico de primeira qualidade e livre de agrotóxicos. O engenheiro agrônomo Sílvio Levi de Araújo, da Embrapa Amazônia Oriental, dá o passo a passo para a construção da composteira, que pode ser instalada nas propriedades rurais, escolas e até mesmo em varandas de apartamento.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Composteira caseira; Compostagem; Adubo orgânico; Agrotóxico; Escola; Propriedade rural; Resíduo.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1042679
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Divulgação científica e educação ambiental: o Programa Embrapa & Escola na Embrapa Pantanal. Repositório Alice
FREITAS, G. O. de; GUTIERREZ, R.; TOMAS, W. M..
A educação é vista como um importante processo de humanização e uma importante ferramenta impulsionadora de transformação social. Ela tem o objetivo de abrir portas para que as pessoas compreendam o mundo, transformando e desenvolvendo-se como parte de uma sociedade 'humana mais humanizada', sendo considerada uma peça importante para o progresso individual e social. Para alguns, a educação relaciona-se apenas às instituições de ensino (escolas e universidades); para outros, a educação está relacionada ao nível de civilidade e socialização do indivíduo, ou seja: sua capacidade de atuar no meio em que está inserido. A educação ambiental é direcionada à forma com que o indivíduo se relaciona com o meio.
Tipo: Separatas Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; School children; Environmental education.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100928
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Educação alimentar e nutricional como estratégia para aumento do consumo de proteínas em escolares. Repositório Alice
RODRIGUES, J. N.; GOMES, K. D.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N.; KATO, H. C. de A..
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde por meio de uma alimentação adequada e saudável. É durante o período escolar que a população infantil irá formar hábitos alimentares de maneira gradual e desenvolver-se nos aspectos social, cognitivo e emocional. Diante disso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de Educação Alimentar e Nutricional utilizando atividades lúdicas para o incentivo ao consumo de proteínas, em especial o pescado, para os alunos de uma escola de tempo integral de Palmas, Tocantins. As atividades foram construídas por meio de duas dinâmicas de grupo. Conclui-se que as estratégias de EAN obtiveram resultados satisfatórios, evidência constatada pelo aumento no...
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Intervenção nutricional; Metodologias lúdicas; Dinâmicas de grupo; Alimentação saudável; Alimentação escolar; Alimentação; Sistema de Alimentação; Consumo Alimentar; Escola; Produto Derivado de Pescado; Peixe; Nutritional intervention; Fish; School meals.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122282
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ESCOLAS de campo como estratégia para a transferência de tecnologia - programa 20. Infoteca-e
bitstream/item/36912/1/PGM20NORDESTE-Escolas-de-campo-como-estrategia-para-a-transferencia-de-tecnologia.mp3
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Escola; Transferência de tecnologia.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/889887
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Escolas famílias: construção de conhecimentos para uma agricultura de base familiar no Amapá. Infoteca-e
STUCHI, J. F.; SANTOS, J. de A. dos.
A escolha do tema e do eixo da sistematização foi motivada pelo interesse em fortalecer os princípios da Pedagogia da Alternância, visando promover efetivamente a apropriação e o empoderamento dos sujeitos da unidade de produção familiar, durante o processo de transferência de tecnologias. A pergunta central está focada em quais foram as contribuições do projeto para a melhoria das técnicas de produção das famílias envolvidas.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Escola; Extensão rural; Agricultura familiar; Transferência de tecnologia.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091264
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Hortas pedagógicas: manual do gestor. Infoteca-e
GORGA, M. de J. T.; HABER, L. L.; VIEIRA, D. de F. A..
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Horta; Escola; Educação Agrícola.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1152859
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Hortas pedagógicas: manual prático para instalação. Infoteca-e
REYES, C. P.; VIEIRA, D. de F. A.; SANTOS, F. H. C. dos; HABER, L. L.; GORGA, M. de J. T.; JORGE, M. H. A..
O local adequado para a horta. O planejamento da horta. O preparo da área. A produção de mudas. O plantio e transplantio. A irrigação. A proteção da horta. O manejo da horta. A colheita e pós-colheita das hortaliças.
Tipo: Livros Palavras-chave: Horta; Escola; Educação Agrícola.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1120149
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Metodologias lúdicas e educação alimentar e nutricional para promover o consumo de pescado em escolares. Repositório Alice
BRITO, L. de F. S.; CAMARGO, J. G.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A..
A idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7%...
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Promoção da saúde; Alimentação saudável; Aprendizagem ativa; Alimentação infantil; Educação alimentar; Peixe; Alimentação; Escola; Educação; Nutrição.
Ano: 2019 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119264
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