|
|
|
|
| |
|
|
Milestad, Rebecka; Department of Urban and Rural Studies, Swedish University of Agricultural Sciences; Division of Environmental Strategies Research, Royal Institute of Technology; rebecka.milestad@sol.slu.se; Westberg, Lotten; Department of Urban and Rural Studies, Swedish University of Agricultural Sciences;; Geber, Ulrika; County Administrative Board of Stockholm;. |
This article examines how local food systems in the form of farmers' markets can enhance adaptive capacity and build social-ecological resilience. It does this by exploring the learning potential among farmers and customers. Learning can enable actors to adapt successfully and thus build adaptive capacity. Three forms of learning are investigated: instrumental, communicative, and emancipatory. These forms of learning constitute the foundation for lasting changes of behaviors. Local food systems are characterized by close links and opportunities for face-to-face interactions between consumers and producers of food, and are also institutions where farmers and customers can express and act upon their ethical values concerning food. However, local food systems... |
Tipo: Peer-Reviewed Reports |
Palavras-chave: Adaptive capacity; Learning; Local food systems; Farmers' markets; Short food chains; Social-ecological resilience. |
Ano: 2010 |
|
| |
|
|
CASTRO, M. M.; CASTRO, T. M.; ALVES, M. V. B. D.; ANGELIM, A. M.; FERNANDES, F. E. P.; SOUSA, K. M. P. de. |
Resumo: As feiras agroecológicas estão cada vez mais atrativas para os consumidores, que buscam alimentos mais saudáveis, limpos e sem agrotóxicos, produzidos sem degradar o ambiente e proporcione melhor qualidade de vida. Objetivou-se descrever o perfil e percepção dos consumidores de produtos agroecológicos em feira livre. A pesquisa aconteceu na feira agroecológica da I Semana Rural do IFCE, situado na cidade de Sobral, CE, em setembro de 2018. A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa descritiva. A coleta de dados foi feita através de um questionário. Feira em espaço institucional têm 66% de consumidores com perfil de idade entre 19 e 25 anos; a maior porcentagem, acima de 70%, compra em supermercados e frequentam pouco as feiras de agricultura... |
Tipo: Anais e Proceedings de eventos |
Palavras-chave: Sustentabilidade; Feira agroecológica; Produtos agroecológicos; Agricultura agroecológica; Brasil; Semiárido; Ceará; Região Nordeste; Agricultura Familiar; Comunidade Rural; Comercialização; Produção Orgânica; Consumidor; Commercialization; Rural communities; Semiarid zones; Consumer preferences; Farmers' markets; Organic production; Brazil. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126260 |
| |
|
|
RODRIGUES, A.; COSTA, E. A. da; SOUSA, A. M. R.; FEIDEN, A.. |
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o perfil e a percepção dos consumidores da feira de produtos em transição agroecológica do campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no ano de 2017. O procedimento metodológico adotado foi o de levantamento, utilizando a técnica da entrevista, a partir de um roteiro semiestruturado. Foram entrevistados 86 consumidores entre agosto e setembro de 2017. Os consumidores são, na sua maioria, mulheres, de 25 a 44 anos, com nível superior e que recebem de um a sete salários mínimos. Os aspectos visuais, o fato de ser produtos frescos e a possibilidade de ausência de agrotóxicos na etapa produtiva foram principais motivadores de compra contidos na percepção dos entrevistados sobre a feira. |
Tipo: Anais e Proceedings de eventos |
Palavras-chave: Produtos agroecológicos; Consumidor; Feira; Produção Orgânica; Consumer preferences; Organic production; Farmers' markets. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104387 |
| |
|
|
CARBUNCK, L. da C.; BRITES, E. L. R.; FEIDEN, A.; OLIVEIRA, E. A. C.; COSTA, E. A. da. |
O presente trabalho teve como objetivo fazer um planejamento e estabelecer um cronograma de produção, garantindo a disponibilidade e diversidade de culturas ao longo dos períodos de produção para atender a comercialização em feiras agroecológicas, feiras livres e para atendimento de mercados institucionais. O trabalho foi feito com um grupo de agricultores em transição agroecológica no Assentamento 72, município de Ladário, MS. Foi utilizada uma adaptação da metodologia de Diagnóstico Rural Participativo de Agroecossistemas, onde o enfoque principal não são os resultados, mas sim o processo de discussão para que os participantes internalizam os conceitos de planejamento. Os resultados foram apresentados em tabelas, contendo as informações sobre as culturas... |
Tipo: Anais e Proceedings de eventos |
Palavras-chave: Agricultura Familiar; Feira; Produção Orgânica; Family farms; Farmers' markets; Organic production. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104393 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
|