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A construção social de mercados: a implantação da Feira dos Agricultores Familiares de Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias. Repositório Alice
ZICA, K. D. N.; SILVA, W. H. de; MENDONÇA, A. P. B.; SOUZA, S. V.; GASTAL, M. L..
O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de implantação de uma feira como estratégia de construção social de novos mercados pela agricultura familiar de Unaí, MG e mostrar o impacto dessa comercialização na renda das famílias. O processo de implantação da feira seguiu as seguintes etapas: a) mobilização dos interessados; b) pesquisa para caracterizar o perfil dos potenciais consumidores; c) restituição dos resultados para o grupo de agricultores; d) solicitação do alvará de funcionamento; e) elaboração do regulamento de funcionamento; f) escolha da comissão de gerenciamento. Os principais entraves encontrados na implantação da feira foram a excessiva burocracia, a demora em liberar o alvará, e o custo das barracas. Contudo, a feira foi iniciada em...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Construção social; Mercados; Agricultura familiar; Feira livre; Comercialização.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1024525
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Comercialização da castanha-do-brasil nas ruas e feiras livres de Belém (Pará), Brasil. Repositório Alice
MOTA JUNIOR, K. J. A. da; FILGUEIRAS, G. C.; MENEZES, A. J. E. A. de; HOMMA, A. K. O.; RAMOS, F. C..
Este trabalho teve como objetivo analisar as condições de venda da castanha-do-brasil ou também popularmente conhecida como castanha-do-pará nas ruas e feiras livres de Belém. A castanha é um dos principais produtos extrativos da região Amazônica, a qual desempenha importante papel socioeconômico, por ser geradora de renda a milhares de famílias, no campo ou na cidade. No âmbito da cidade, o trabalho demonstra a dinâmica da comercialização e os retornos econômicos que esta castanha está oferecendo tanto aos vendedores de rua quanto aos feirantes do município de Belém, Pará. Para tanto, aplicou-se 30 questionários com perguntas semiestruturadas para traçar o perfil destes vendedores em nível socioeconômico. Os principais resultados mostraram que a maior...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Castanha-do-brasil; Comercialização; Feira livre; Condições de venda.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1002464
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Feiras livres como alternativa de comercialização de produtos agroecológicos da agrofloresta. Repositório Alice
SILVA, J. A.; IDETA, P. M.; SEOANE, C. E. S..
2013
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Feira livre; Justiça social; Agroecologia.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/978932
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Hortaliças comercializadas nas feiras de Botucatu-SP e sistemas de produção. Repositório Alice
FERREIRA, A. B.; CHECHETTO, F.; MOREIRA, C.; LIMA, M. S. de; NASCIMENTO, M. M. do; HAVERROTH, M.; MING, L. C..
A produção de hortaliças é uma importante atividade econômica, colaborando com a sustentabilidade e o desenvolvimento local. Atualmente, o mercado de hortaliças vem apresentando mudanças frente à consciência do consumidor, atento à saúde e à qualidade de vida. As feiras são importantes canais de comercialização que aproximam o produtor do consumidor. Este trabalho tem como objetivo caracterizar e analisar as hortaliças comercializadas nas principais feiras da cidade de Botucatu e seus respectivos sistemas de produção. O trabalho de campo foi baseado em entrevistas com questões semiestruturadas e abertas. O município de Botucatu está localizado na região centro-sul do estado de São Paulo, distante da capital paulista cerca de 230 km. Foram realizadas...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Feira livre; Fairs; Greenery; Cadena de suministro; Comercialización; Botucatu (SP); São Paulo; Hortaliça; Sistema de Produção; Comercialização; Supply chain; Commercialization.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122177
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Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS Ciência Rural
Rocha,Hélio Carlos; Costa,Carlos; Castoldi,Florindo Luiz; Cecchetti,Dileta; Calvete,Eunice de Oliveira; Lodi,Betânia dos Santos.
A Feira do Produtor de Passo Fundo, embora seja um evento institucionalizado há 22 anos, ainda não havia sido objeto de estudo formalizado quanto à caracterização social e econômica de quem nela vende e compra. O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário junto a 58 feirantes e 471 consumidores. Os questionários abrangeram questões referentes aos aspectos socioeconômicos dos entrevistados e produtos ofertados/comprados na feira, como hortaliças, frutas, grãos, produtos de origem animal e produtos artesanais. Verificou-se que a faixa etária dos consumidores concentra-se entre 35 a 65 anos. Os feirantes apresentam...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Feira livre; Caracterização socioeconômica; Rentabilidade feirante; Consumo feira livre.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010001200025
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Plantas medicinais e ritualísticas vendidas em feiras livres no Município do Rio de Janeiro, RJ, Brasil: estudo de caso nas zonas Norte e Sul Acta Botanica
Maioli-Azevedo,Veronica; Fonseca-Kruel,Viviane Stern da.
O Município do Rio de Janeiro (RJ) possui 210 feiras livres cadastradas pela Prefeitura, destas 33 localizam-se nas zonas Norte e Sul do RJ. O presente estudo teve como objetivos conhecer as plantas medicinais e/ou ritualísticas vendidas em feiras livres no RJ, verificando suas indicações terapêuticas, posologia e procedência, valorizando o conhecimento empírico agregado dos erveiros e suas histórias de vida. Realizou-se 60 entrevistas semi-estruturadas e técnicas de observação direta e participante a 54 erveiros em 33 feiras livres. Relacionou-se 106 espécies vegetais distribuídas em 92 gêneros e 49 famílias; sendo 61 destas associadas exclusivamente ao uso medicinal, 19 ao uso ritualístico e 19 ao uso medicinal-ritual. Foram identificados múltiplos usos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Etnobotânica; Feira livre; Plantas medicinais; Plantas ritualísticas.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062007000200002
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Pró-vitaminas A em hortaliças comercializadas no mercado formal e informal de Viçosa (MG), em três estações do ano Ciênc. Tecnol. Aliment.
Campos,Flávia Milagres; Pinheiro-Sant'ana,Helena Maria; Souza,Patrícia Matias de; Stringheta,Paulo César; Chaves,José Benício Paes.
Para fornecer dados sobre a influência climática e a forma de comercialização sobre carotenóides de vegetais, este estudo pesquisou o conteúdo de alfa e beta-caroteno e o valor de vitamina A de sete hortaliças (batata-doce, cenoura, moranga, pimentão, quiabo, tomate e vagem), na cidade de Viçosa (MG), utilizando a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Compararam-se hortaliças comercializadas nos mercados formal (mercados locais) e informal (feira livre) durante primavera, verão e outono. A cenoura apresentou os teores mais elevados de alfa e beta-caroteno (31,17 e 58,18 µg/g, respectivamente), seguida pela moranga (4,33 e 23,16 µg/g, respectivamente), enquanto a batata-doce apresentou o teor mais reduzido de beta-caroteno (0,51 µg/g). O valor de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Beta-caroteno; Alfa-caroteno; Hortaliças; Mercados; Feira livre; Estações do ano.
Ano: 2006 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612006000100006
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