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A agricultura orgânica e seu potencial para o pequeno agricultor. Repositório Alice
CAMPANHOLA, C.; VALARINI, P. J..
A agricultura orgânica tem-se destacado como uma das alternativas de renda para os pequenos agricultores, devido à crescente demanda mundial por alimentos mais saudáveis. Entretanto, deve-se ponderar sobre os diferentes fatores que podem contribuir para o sucesso dos pequenos agricultores nessa atividade. Este trabalho faz uma breve abordagem sobre as diferentes correntes da agricultura alternativa e aprofunda o tema nos seguintes pontos: a) situação atual e perspectivas do mercado interno e externo de produtos orgânicos; b) condições de certificação e comercialização de produtos orgânicos no país e legislação que disciplina esses processos; e c) vantagens e dificuldades que os pequenos agricultores têm na adoção da agricultura orgânica como estratégia de...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Certificação; Organic agriculture; Organic product; Pequeno agricultor; Produto organico; Small farmers; Agricultura Orgânica; Mercado.
Ano: 2001 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118966
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Empoderamento do produtor na comercialização de hortaliças orgânicas e convencionais em feiras nas metrópoles de Campinas (SP) e São Paulo (capital), Brasil. Repositório Alice
WATANABE, M. A.; ABREU, L. S. de.
Resumo: No debate público é recorrente a afirmação que os preços de hortaliças orgânicas são sempre maiores que os das hortaliças convencionais, assim a pesquisa teve como objetivos desfazer essa falácia que circula em relação aos preços dos produtos orgânicos e, destacar o empoderamento do produtor. Esse trabalho foi realizado através da revisão da literatura e da pesquisa qualitativa em feiras livres. A Conclusão é que não se pode generalizar essa afirmação uma vez que os preços de dezesseis por cento de tipos de hortaliças orgânicas em Campinas e vinte e cinco por cento de tipos de hortaliças orgânicas em São Paulo foram menores que os preços de hortaliças convencionais. O empoderamento do agricultor orgânico na precificação ocorre à medida que aumenta...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Agricultura orgânica; Feiras orgânicas; Produto orgânico; Precificação; Organic agriculture; Outdoor markets; Organic product; Valuing; Public policies; Farmer empowerment; Agricultura Orgânica; Comercialização; Produtor; Políticas Públicas; Organic production; Prices; Commercialization.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103048
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FATORES QUE AFETAM A COMPETITIVIDADE NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE AgEcon
Tacconi Neto, Ernesto Alexandre; Martins Ramos, Anatalia Saraiva; da Silva Tacconi, Marli de Fatima Ferraz.
The Brazilian organic market has been growing year by year, and it is important for the country because its production system preserves the environment, besides creating employments and income for rural workers. For this, it is necessary that these producers define ways of competing in the market, focusing on aspects that really add value to the clients. The objective of this research was to investigate, based on the rural producer’s perceptions, factors which affect the competition in the production of organic foodstuffs in the state of Rio Grande do Norte. This study can be classified as an applied research study, with descriptive objective and quantitative approach. The instrument used was the form, which aimed to research on the producers of organic...
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Competitividade; Produto orgânico; Produtor rural; Alimento orgânico; Competitiveness; Organic product; Rural producer; Organic food.; Research and Development/Tech Change/Emerging Technologies.
Ano: 2010 URL: http://purl.umn.edu/102015
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