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Provedor de dados:  Repositório Alice
País:  Brazil
Título:  Comunicação mercadológica versus comunicação para transferência de tecnologia na Embrapa: limites e instrumentos.
Autores:  OTTONI, F. M. J.
Data:  2013-04-04
Ano:  2012
Palavras-chave:  Comunicação Mercadológica
Embrapa
Transferência de tecnologia
Comunicação
Resumo:  As mudanças ocorridas no cenário agropecuário brasileiro, especialmente nos últimos 50 anos, propiciaram não apenas a criação e a evolução de instituições para o desenvolvimento do negócio agrícola, mas também a modernização e adequações constantes de áreas como Administração, Economia, Marketing, Comunicação e outras inseridas neste contexto. A Embrapa, empresa que surgiu em 1973, a partir das transformações econômicas, políticas e sociais no campo nas décadas anteriores, também apresentou e apresenta constante adequação, tanto estratégica quanto de gestão. Exemplo disso, são suas diretrizes de atuação ao longo dos anos, apresentadas por meio de seus Planos Diretores e Políticas. A comunicação na Embrapa, em particular, modificou-se sensivelmente, em cerca de 40 anos. Inicialmente pautada no modelo difusionista, realizada por pesquisadores das mais diversas áreas, transformou-se em uma base estratégica, orientada por modalidades estruturadas em objetivos de diferentes naturezas. Este trabalho busca avançar nas discussões sobre a caracterização de duas modalidades apresentadas nas três edições da Política de Comunicação da Embrapa: a Comunicação para Transferência de Tecnologia e a Comunicação Mercadológica. Quais são as práticas vivenciadas ao após o lançamento da primeira edição da política para a Empresa? Quais são os principais processos comunicacionais inerentes a cada modalidade? Essas questões são tratadas nesta monografia, a partir da análise bibliográfica acerca do tema e estudos de casos. Como principais conclusões, identificou-se que os instrumentos de comunicação usados para as ações de cada modalidade podem ser os mesmos, porém, as diferenças cruciais entre estas modalidades estão relacionadas aos objetivos e procedimentos empregados para cada ação a ser desenvolvida.

bitstream/item/181832/1/OTTONI-F.-M.-J..pdf

Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF.
Tipo:  Tese/dissertação (ALICE)
Idioma:  Português
Identificador:  54317

http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/955046
Editor:  2012.
Relação:  Área de Informação da Sede - Tese/dissertação (ALICE)
Formato:  42 f.
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