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Provedor de dados:  IPB - Escola Superior Agrária
País:  Portugal
Título:  A escolha dos alunos no domínio das ciências agrárias. Ensino universitário ou ensino politécnico?
Autores:  Ribeiro, Maria Isabel
Fernandes, António
Data:  2008-09-16
Ano:  2006
Palavras-chave:  Ensino superior português
Ciências agrárias
Logit
Escolha educacional
Portuguese higher education
Agricultural sciences
Logit
Educational choice
Resumo:  Este estudo tem como objectivo identificar factores determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um inquérito ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano lectivo de 2003/2004, em cursos leccionados nas instituições/unidades orgânicas vocacionadas para o ensino das ciências agrárias. Obtiveram-se 61,3% de respostas utilizáveis, isto é, dos 909 inquéritos enviados apenas 557 estavam devidamente preenchidos (sem lacunas, omissões ou incorrecções). Através da estimação do modelo logit de escolha binária foram identificados como determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino, factores pessoais como a idade, modos de vida e valores; factores de desempenho e académicos, nomeadamente, a nota de acesso, motivos de candidatura ao ensino superior e atitudes perante o trabalho e os estudos; factores contextuais, designadamente, o facto do indivíduo viver com os pais, a notoriedade da instituição, a existência de maior número de vagas; e, finalmente, factores sócio-económicos como o nível de rendimento mensal do agregado familiar.

To identify factors that are critical in the decision making about the education type (university or polytechnic) is the main objective of this work and it leans on in primary data obtained through the application of an inquiry to the students' universe that enrolled, for the first time, during 2003/2004, in courses of agricultural sciences. They were obtained 61,3% of the answers were usable, that is, 557 inquiries, of the 909 respondents were properly filled out (without gaps, omissions or mistakes). Regarding the decision choice about the education type, the estimation results identified as determinant factors: personal factors like age, culture and values; academic performance factors, namely, access note, reasons to the higher education application, and attitudes about work and study; contextual factors, particularly, the fact that individual lives with his parents, the institution reputation, the existence of larger supply, and the major probability of entering in the degree course; and, finally, social and economics factors as income level.
Tipo:  Article
Idioma:  Português
Identificador:  Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. ISSN 1645-4464. 5:4 (2006) p. 42-50

1645-4464

http://hdl.handle.net/10198/854
Editor:  INDEG, ISCTE
Direitos:  open access
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