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Provedor de dados:  Inra
País:  France
Título:  Canais de exportação para as flores tropicais de Pernambuco: análise da inserção no mercado europeu
Marketting channels for tropical cut flowers in Pernambuco state: analyzes of acces to european market
Autores:  Pedroza Filho, M.X.
Favero, Andrea
Data:  2006
Ano:  2006
Palavras-chave:  FLEUR TROPICALE
EXPORTATION
ENTREPRISE EXPORTATRICE
Resumo:  O presente trabalho tem por objetivo analisar os principais canais de exportação existentes na cadeia produtiva de flores tropicais do estado de Pernambuco, tendo como foco central a avaliação dos fatores que influenciam no nível de inserção no mercado europeu. A União Européia representa o principal mercado mundial de flores. Este mercado é o principal destino das exportações de flores tropicais de Pernambuco representando 99,98 % da receita total exportada em 2004. A metodologia de análise proposta toma como referência conceitual o enfoque sistêmico de produto, sendo este complementado pelo enfoque de supply chain management. Além de dados secundários, foram pesquisados dados e informações de fontes primárias mediante a condução de entrevistas com “atores chave” noâmbito do setor estudado, incluindo o Veiling Holambra. Os floricultores pernambucanos têm buscado realizar as exportações através de ações cooperativas entre diversos produtores e demais agentes do setor, a fim de viabilizar volume e regularidade, buscando diminuir os custos de exportação. Neste contexto os produtores têm utilizado como canais de exportação os Consórcios de exportação, as Empresas comerciais exportadoras e a Cooperativa Veiling Holambra. Os canais de exportação analisados apresentam uma série de aspectos favoráveis e desfavoráveis no que se refere à sua inserção no mercado europeu. No entanto, percebeu-se que em todos os canais analisados o aspecto colaborativo entre osagentes envolvidos é de extrema importância para a obtenção de uma maior competitividade no mercado externo, através de ganhos de escala no volume de flores exportadas, e de maior eficiência no atendimento aos importadores.
Tipo:  Meeting Paper
Idioma:  Português
Identificador:  http://www.prodinra.inra.fr/prodinra/pinra/doc.xsp?id=PROD201018be6055&uri=/notices/prodinra1/2010/11/

http://www.prodinra.inra.fr/prodinra/pinra/data/2010/05/PROD201018be6055_20100506091402393.pdf
Formato:  application/pdf
Fonte:  44. Congresso da sociedade brasileira de economia e sociologia rural - SOBER ; 2006/07/23-27 ; Fortaleza (BRA)
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