Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 28
Primeira ... 12 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A retórica do campo: um estudo sobre a comunicação nas cooperativas de café. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Revela o panorama crítico da cafeicultura no páis entre 2002 e 2003.
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) Palavras-chave: Imprensa cooperativa; Cafeicultura; Comunicação; Cooperativismo; Desenvolvimento Rural.
Ano: 2005 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/812522
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Monitoramento do preço de bovinos em Corumbá/MS no ano de 2007. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de; SOBRINHO, A. A. B..
2007
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Bovinos; Preços.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/787893
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A busca por relações humanizadas no trabalho de assessoria de imprensa da Embrapa Pantanal. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O trabalho de jornalistas depende cada vez mais das tecnologias ligadas à comunicação. Por um lado, a mediação de contatos e entrevistas por aparatos técnicos facilita e acelera a apuração da notícia. Por outro, estabelece relações impessoais entre jornalista e fonte. Um projeto de comunicação iniciado em 2010 na Embrapa Pantanal propõe divulgar pela mídia a pecuária sustentável praticada em fazendas do Pantanal e busca romper essa impessoalidade, humanizando as relações entre profissional de imprensa, assessor e fonte por meio da aproximação física. As estratégias adotadas para incrementar o relacionamento com os veículos de comunicação de massa incluem viagens de assessores até as redações localizadas em grandes centros do Brasil e visitas de jornalistas...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação; Jornalismo; Pantanal; Pecuária sustentável; Communication; Journalism; Sustainable beef-cattle.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/868175
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Diagnóstico em comunicação na Embrapa Pantanal. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de; SANTOS, D. dos; SOLANO, V. de O..
Com o objetivo de diagnosticar pontos fortes e fracos da comunicação interna e externa da Embrapa Pantanal e iniciar um planejamento em comunicação, a equipe da ACN (Área de Comunicação e Negócios) da Unidade aplicou, em 2007, duas pesquisas de opinião com os públicos interno e externo. A finalidade desta publicação é registrar os resultados desses levantamentos e algumas iniciativas de comunicação implementadas logo após as pesquisas para que possam subsidiar, a qualquer momento, com as devidas atualizações, outras ações em comunicação ou mesmo transferência de tecnologias. Diagnósticos como estes são o ponto de partida para qualquer ação operacional, tática ou estratégica em comunicação.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação; Diagnóstico; Comunicação; Comunicação de massa.
Ano: 2010 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/855341
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O Pantanal vai encher... O Pantanal vai secar... Quer saber o que pode acontecer nas propriedades rurais? Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de; PADOVANI, C. R..
2011
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Sismonpan.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/920404
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O desafio de desenvolver competência para avaliar resultados em comunicação organizacional. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A avaliação de resultados em comunicação organizacional representa um desafio para os profissionais da área. Embora os estudos científicos sobre o tema avancem ano a ano, a escolha das metodologias para análise ainda aparece como principal dificuldade apontada pelos comunicadores. O desenvolvimento da competência para se avaliar resultados passa, necessariamente, pelo aprendizado teórico e prático. Este capítulo traz algumas análises feitas pela equipe de comunicação organizacional da Embrapa Pantanal e conclui que, apesar das dificuldades e barreiras que se impõem a essa prática, ela precisa ser incorporada à rotina das empresas e compartilhada com os pares para que comunicação se profissionalize.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Avaliação; Metodologias; Competência; Comunicação; Promoção social; Communications technology; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/934929
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A comunicação organizacional e a percepção sobre a sustentabilidade no Pantanal. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de; SOARES, M. V. C..
Na tentativa de estabelecer relacionamentos com determinados públicos de interesse, a Embrapa Pantanal, em Corumbá-MS, desenvolveu, entre 2010 e 2012, um projeto de comunicação organizacional que aproximou a instituição dos cursos de jornalismo de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Este artigo revela os resultados finais de sondagens com 89 estudantes de comunicação sobre a percepção que eles têm a respeito do Pantanal brasileiro e de práticas econômicas sustentáveis no bioma.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação; Sustentabilidade; Jornalismo; Comunicação; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1043876
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O discurso midiático e o Pantanal brasileiro: a "descoberta" da presença humana e da cultura local. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Conhecer regiões como o Pantanal e a Amazônia por meio do discurso midiático significa ter acesso a representações sociais ainda estereotipadas. Os dois biomas são tradicionalmente apresentados como pólos de natureza exuberante, ambientes inóspitos e sem presença humana. São reinos animais, vegetais e aquáticos onde inexistem produção econômica e avanços tecnológicos. A análise de discurso proposta nas próximas páginas avalia em que momento o não-dito sobre o Pantanal perpassa a fronteira do silêncio e começa a brotar nas páginas de grandes jornais brasileiros.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Cultura local; Comunicação; Comunicação de massa; Comunicação mercadológica; Aspectos sociais; Sociedade midiática; Linguagem; Comunicação; Promoção social; Communications technology; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/974183
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O Pantanal sob a perspectiva do jornal local e da grande mídia. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O artigo procura contribuir com as pesquisas sobre a mídia local no Pantanal.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Midia; Jornalismo; Comunicação; Comunicação de massa; Communication (human); Communication skills; Mass media.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1043904
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Mergulho do comunicador no cotidiano alheio:entre o maravilhamento e a dissonância. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Jornalistas da região Sudeste do Brasil mergulharam por alguns dias em um cotidiano totalmente distinto do que estão habituados: vivenciaram a cotidianidade do Pantanal brasileiro. O objetivo deste artigo é refletir sobre as reações dos profissionais que participaram da experiência, promovida por um projeto de comunicação organizacional. A pesquisa etnográfica sustenta a metodologia. Os resultados indicam que os profissionais da imprensa passaram pela sensação de maravilhamento naquele ambiente, mas uma equipe desenvolveu depois a dissonância cognitiva, por se sentir incomodada no local.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Cotidiano; Comunicação; Maravilhamento; Dissonância Cognitiva; Everyday life; Communication; Wonder; Cognitive Dissonance; Pantanal; Comunicación; Maravilla; Disonancia Cognitiva.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/991150
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Conversa na feira, no supermercado e no mercadão: como as mediações do espaço físico condicionam a interação face a face em ambientes organizacionais. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Este artigo parte do pressuposto que o espaço físico das organizações condiciona a ocorrência da interação face a face entre clientes, entre funcionários e entre clientes e funcionários. Essa intervenção ocorre porque elementos presentes no território exercem uma função mediadora sobre os diálogos, podendo favorecê-los ou inibi-los. O objetivo deste estudo é identificar algumas mediações que interferem na comunicação presencial em determinados ambientes organizacionais: supermercados, feiras livres e o Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido como Mercadão.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação face a face; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044289
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Jornalismo agropecuário: do êxodo da grande mídia à sobrevivência no jornal local sob o comando das assessorias. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A proposta deste artigo é avaliar as circunstâncias em que esses conteúdos são produzidos, por meio de um mapeamento da autoria deles: seriam os próprios jornalistas de redação os responsáveis pelos textos publicados? Ou os releases, preparados pelas assessorias de comunicação, estariam reinando no mundo agro? Quem, afinal, elabora conteúdos de jornalismo agropecuário propagado por sites de notícias das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil? A resposta pode servir de indicador para a tendência do jornalismo agro no país.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Análise de discurso; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044285
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O 'envelhecer juntos' de Alfred Schutz: o lugar da comunicação face a face na sociedade midiatizada. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A pesquisa em comunicação no Brasil tem concedido visibilidade restrita à obra do sociólogo austríaco Alfred Schutz, tido como um teórico dos relacionamentos face a face. O objetivo deste artigo é investigar possíveis causas dessa marginalidade. O autor é responsável pelo conceito do Relacionamento do Nós, aquele em que os interlocutores orientam-se reciprocamente e ampliam as chances de compreensão mútua, situação desejada no contexto das relações superficiais da sociedade midiatizada. Ao compartilhar experiências simultâneas, os interlocutores ?envelhecem juntos?. O pensamento schutziano permite observar que, apesar do domínio do paradigma tecnológico, persistem condições para uma comunicação mais solidária. Este estudo conclui que entre os fatores que...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação face a face; Midiatização; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044315
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Das mídias sociais aos encontros presenciais: a opção pela comunicação face a face. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Foram selecionadas duas organizações que estruturaram suas redes sociais no ambiente mediado por computador, mas que investem em contatos presenciais entre os participantes. Estes são estimulados a deixar temporariamente a proximidade com as máquinas para compartilhar o mesmo espaço físico simultaneamente com outros interlocutores, experimentando a conveniência olho no olho. O estudo de caso contempla um site de relacionamentos e uma escola em inglês online. Concluiu-se que as interações em redes sociais com mediação eletrônica são compatíveis com os contatos face a face, que potencialmente incrementam as ações iniciadas no ambiente digital.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Redes sociais; Comunicação; Promoção social; Communications technology; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1017392
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O jornalismo de proximidade e a cobertura de ações de mobilização social: um retrato midiático da epidemia de dengue em Marília. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de; MARTINEZ, V. D. de M..
O jornalismo de proximidade é um conceito que atribui características a uma prática profissional que conjuga as ideias de espaço geográfico e de temas de interesse de uma determinada coletividade. O tratamento midiático inclui a concessão de voz e espaço aos atores locais. Este artigo retoma o conceito e o enquadra na discussão sobre as posturas editoriais dos jornais Diário e Jornal da Manhã, ambos de Marília, cidade do interior paulista, durante a cobertura da epidemia de dengue vivenciada localmente nos primeiros meses de 2015. Conclui que, em parte, os dois veículos se encaixam na perspectiva do jornalismo de proximidade, porém, um deles abre mais espaço para a divulgação de iniciativas que envolvem a mobilização social.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação; Jornalismo; Comunicação; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044280
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação organizacional e o poder das narrativas: estratégias discursivas da Samarco. Repositório Alice
GONÇALVES, E. M.; MAIO, A. M. D. de.
As tecnologias da comunicação e informação facilitaram a produção e divulgação de narrativas organizacionais, que têm sido cada vez mais adotadas como estratégias de construção de imagem. Este estudo sugere uma reflexão sobre o uso de narrativas pela empresa Samarco, depois do desastre ambiental e social em Mariana (MG). Vídeos com depoimentos de funcionários, comunidade do entorno e vítimas da tragédia foram reunidos em uma campanha veiculada na internet e em TV aberta. A análise de discurso desse material revela a apropriação da fala do empregado pela organização. Também são discutidas a eficácia da adoção da ideia de sustentabilidade nos discursos organizacionais e a incorporação de elementos da comunicação face a face na produção do material de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Narrativas; Discurso; Samarco; Comunicação de massa; Televisão; Mass media; Television.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1052754
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação face a face nas organizações em tempos de sociedade midiatizada. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Este estudo propõe reflexões sobre a comunicação face a face no contexto das organizações. Conceitua técnica e filosoficamente as interações presenciais e aquelas mediadas por tecnologias. Procura estudar as diferentes modalidades de comunicação sob a perspectiva da simultaneidade dos meios, já que atores utilizam diversos veículos para entrar em contato. Insere a comunicação face a face em diferentes correntes teóricas para avaliar sua interface com os relacionamentos, o planejamento da comunicação e o cenário das interações.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Comunicação; Relações públicas; Communication (human).
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1054720
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Teoria das mediações sociais: refinamento ou obsolescência? Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O artigo propõe um mergulho nas origens e concepções recentes da teoria das mediações sociais, proporcionando reflexões a respeito de sua aplicabilidade. Aponta fragilidades metodológicas e resgata críticas conceituais fundamentadas no afastamento da teoria do campo da comunicação. Relaciona pesquisas atuais sobre as mediações ao conceito de midiatização, tendência seguida por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Por meio da pesquisa bibliográfica, conclui que a teoria está em permanente construção e, potencialmente, consegue responder a alguns questionamentos comunicacionais.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Bios midiático; Mediação; Midiatização; Meios de comunicação; Comunicação; Mass media; Communication skills.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1060423
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Irony as a support for journalistic discourse on livestock raising and climate change. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
The aim of this qualitative study is to investigate how journalistic discourse stands in relation to the livestock raising/climate change duo at two distinct points in time for Brazilian agriculture and livestock raising research.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Jornalismo; Comunicação; Oral communication.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1057889
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação organizacional na Yahoo!: um modelo polêmico. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de.
Resenha do livro: CARLSON, Nicholas. Marissa Mayer: a CEO que revolucionou o Yahoo! Tradução de Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Benvirá, 2015, 336 p.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação; Comunicação; Jornalismo; Communication.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044329
Registros recuperados: 28
Primeira ... 12 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional