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FATORES QUE AFETAM A COMPETITIVIDADE NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE AgEcon
Tacconi Neto, Ernesto Alexandre; Martins Ramos, Anatalia Saraiva; da Silva Tacconi, Marli de Fatima Ferraz.
The Brazilian organic market has been growing year by year, and it is important for the country because its production system preserves the environment, besides creating employments and income for rural workers. For this, it is necessary that these producers define ways of competing in the market, focusing on aspects that really add value to the clients. The objective of this research was to investigate, based on the rural producer’s perceptions, factors which affect the competition in the production of organic foodstuffs in the state of Rio Grande do Norte. This study can be classified as an applied research study, with descriptive objective and quantitative approach. The instrument used was the form, which aimed to research on the producers of organic...
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Competitividade; Produto orgânico; Produtor rural; Alimento orgânico; Competitiveness; Organic product; Rural producer; Organic food.; Research and Development/Tech Change/Emerging Technologies.
Ano: 2010 URL: http://purl.umn.edu/102015
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GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL E COMPETITIVIDADE DE SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS AgEcon
Machado, Andre Grossi; Figueiredo, Reginaldo Santana; Drees, Christian.
A preocupação com o meio ambiente por parte da sociedade mundial vem ganhando força a cada dia, levando as empresas a dar uma maior atenção à dimensão ambiental de suas atividades econômicas. Cada vez mais a classe empresarial visualiza a importância da gestão ambiental como fator de competitividade e sustentabilidade de seus negócios. Procurando avançar nesse sentido, objetiva-se nesse trabalho analisar, através de uma revisão teórica, como estratégias de gestão ambiental, através de seus benefícios, podem se conformar como um fator de competitividade para empresas inseridas no agronegócio e para sistemas agroindustriais. O trabalho de revisão aborda a idéia do enfoque sistêmico, necessária para estudos referentes ao agronegócio, conceitos e definições de...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Gestão Ambiental; Competitividade; Agronegócio; Environmental management; Competitiveness; Agribusiness; Agribusiness.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/112745
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Identificação das oportunidades de inovação em APL por multicritério. Repositório Alice
BELARMINO, L. C.; MARTINS, F. M.; SIMA, L. F.; ALONSO, C. A.; HEBERLE, A. L. O..
2011
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Análise multicritério; Inovação tecnológica; Competitividade; Desenvolvimento regional.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/915000
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Impacto da logística brasileira nas cadeias produtivas de aves e suínos. Repositório Alice
SANTOS FILHO, J. I. dos; TALAMINI, D. J. D.; SCHEUERMANN, G. N.; BERTOL, T. M..
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar o impacto de mudanças em curso e planejadas na logística brasileira das cadeias produtivas de aves e suínos. Buscou-se determinar os fluxos comerciais de milho e soja entre os estados brasileiros, o efeito da nova configuração de logística nos preços desses cereais e seu impacto nos custos de produção de suínos e aves e seus produtos nos mercados nacional e internacional. Conclui-se que as mudanças na logística brasileira deverão afetar a competitividade e a dinâmica espacial das cadeias de suínos e aves. Adicionalmente, para a redução do custo do transporte dos produtos da agroindústria da carne, é necessário melhorar a malha rodoviária e a logística entre as regiões de processamento e os centros consumidores e...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Competitividade; Cadeia Produtiva; Suíno; Ave Domestica; Comercio; Milho; Soja.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097745
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Importância e desempenho das florestas plantadas no contexto do agronegócio brasileiro. Repositório Alice
MOREIRA, J. M. M. A. P.; SIMIONI, F. J.; OLIVEIRA, E. B. de.
O objetivo deste trabalho é analisar a evolução das florestas plantadas no Brasil, considerando indicadores de custo de produção e rentabilidade em comparação as principais atividades agrícolas, bem como sua participação na balança comercial e na geração de empregos. A análise é histórica e utiliza dados estatísticos de agências nacionais. Os dados revelam que as florestas plantadas apresentam taxa de crescimento próximo da média mundial, porém com reduzida taxa de ocupação do solo quando comparada com lavouras e pastagens. Apresenta indicadores econômicos competitivos em relação a determinadas culturas agrícolas, cuja receita líquida pode variar de -253,17 a 523,79 R$/ha.ano, dependendo das condições de produção e de mercado. No ambiente macroeconômico,...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Floresta plantada; Competitividade; Cultura agrícola; Competitiveness; Setor florestal; Agronegócio; Forestry; Crops.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076991
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Marca coletiva dos vinhos finos de Santa Catarina, Brasil: uma estratégia alternativa. Repositório Alice
PROTAS, J. F. da S..
Com a abertura da economia brasileira a partir de meados da década de 1990, o setor vitivinícola nacional passou a enfrentar uma forte concorrência externa, registrando-se taxas significativas de importações. No período de 2002-2010, o crescimento das importações de produtos vitivinícolas (vinhos, espumantes, vinhos licorosos, etc.), pelo mercado brasileiro foi de aproximadamente 183%. Portanto, de modo semelhante a outros setores do agro-negócio mundial, o setor vitivinícola tem se caracterizado pela crescente competição entre blocos econômicos, a qual tem sido marcada por um ambiente empresarial cada vez mais intenso em tecnologia e gestão. Diante deste cenário e da evidência de que, para competir neste mercado, é necessário uma performance diferenciada,...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude; Santa Catarina; Competitividade; Certificação; Enologia; Vinho; Mercado; Produção.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/907245
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Mercado brasileiro de espumantes: sinal de alerta. Repositório Alice
PROTAS, J. F. da S..
bitstream/item/194490/1/MERCCADO-BRASILEIRO-DE-ESPUMANTES.pdf
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Espumante; Concorrência; Competitividade; Comercialização; Enologia; Mercado.
Ano: 2007 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/541713
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Mercado brasileiro de espumantes: sinal de alerta. Infoteca-e
PROTAS, J. F. da S..
Para entender melhor o contexto sobre o qual vamos nos deter neste artigo é importante que tenhamos presente que, relativamente à estrutura produtiva e mercadológica, o setor vitivinícola brasileiro, concentrado no Estado do Rio Grande do Sul, apresenta uma característica atípica relativamente aos demais países vitivinícolas.
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Espumante; Concorrência; Competitividade; Comercialização; Enologia; Mercado.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/541713
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Mercado brasilero de espumantes: señal de alerta. Repositório Alice
PROTAS, J. F. da S..
bitstream/item/194487/1/MERCADO-BRASILEIRO-DE-ESPUMANTES.pdf
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Espumante; Concorrência; Competitividade; Comercialização; Enologia; Mercado.
Ano: 2007 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/542309
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Mercado brasilero de espumantes: señal de alerta. Infoteca-e
PROTAS, J. F. da S..
Para entender el contexto de este artículo, hay que tener presente que la estructura productiva y de mercado del sector vitivinícola brasileiro presenta una característica particular.
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Espumante; Concorrência; Competitividade; Comercialização; Enologia; Mercado.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/542309
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O COMÉRCIO BRASILEIRO DE CARNES E A COMPETITIVIDADE BRASILEIRA A PARTIR DA DÉCADA DE 90 AgEcon
Souza, Luiz Gustavo Antonio De; Sereia, Vanderlei Jose; Camara, Marcia Regina Gabardo da; Pizaia, Marcia Goncalves.
O complexo carnes é um dos principais componentes da pauta de exportação brasileira. O objetivo do artigo é analisar a evolução e a competitividade das exportações do complexo carnes brasileiro e os sub-complexos após 1990. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de uma revisão da literatura sobre competitividade e comércio internacional e coleta e tratamento de dados do complexo carnes a partir das bases da FAO, MDIC/SECEX e IBGE, para o cálculo das taxas de crescimento geométrica das exportações do complexo carnes, do índice Herfindahl-Hirschman e a identificação dos fatores de crescimento das exportações do modelo “Constant-Market-Share” no período de estudo. Os resultados permitem inferir o padrão das exportações brasileiras e a...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Competitividade; Complexo carnes; Market-share; Competitiveness; Meat complex; Market-share; International Relations/Trade; Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/108932
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O DESEMPENHO DO BRASIL NO MERCADO INTERNACIONAL DE PEDRAS PRECIOSAS AgEcon
Dias Ribeiro, Hilton Manoel; Silva, Orlando Monteiro da.
Este trabalho analisa a inserção brasileira no mercado internacional de pedras preciosas, um setor de grande importância para o País, embora ainda pouco estudado. A metodologia escolhida consiste no cálculo de alguns indicadores de competitividade internacional, capazes de evidenciar os principais elementos condicionantes do desempenho brasileiro nesse setor. Os resultados encontrados confirmam o potencial do setor, em termos de vantagens comparativas no mercado internacional. Os efeitos observados na decomposição das exportações estão ligados, basicamente, à dinâmica dos principais mercados de destino e também ao crescimento do comércio mundial. Destaca-se, adicionalmente, que apesar da alta informalidade no setor e da falta de informações sistematizadas...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Comércio internacional; Pedras preciosas; Competitividade; International trade; Precious stones; Competitiveness; International Relations/Trade; Resource /Energy Economics and Policy.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/102899
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O estado actual da produção florícola em Trás-os-Montes e Alto Douro IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António.
Na região agrária de Trás-os-Montes e Alto Douro (TMAD), a produção de flores surge como uma actividade agrícola em franco desenvolvimento cujo vector crescimento assenta na penetração de mercados. Apesar das condições climatéricas adversas, da concorrência nacional e comunitária e do forte poder negocial dos clientes, o aumento do poder de compra do consumidor e a disponibilidade de fundos comunitários surgem como oportunidades que os jovens agricultores não querem desperdiçar. Na sequência de tal desenvolvimento, a produção de flores em TMAD tem vindo a aumentar, com excepção de 1997. Contudo tal evolução está ainda aquém das expectativas dos floricultores uma vez que as vendas efectivas representam, sensivelmente, 50% das vendas previsonais. Para evitar...
Tipo: Article Palavras-chave: Floricultura; Trás-os-Montes e Alto Douro; Investimento; Financiamento; Competitividade.
Ano: 2001 URL: http://hdl.handle.net/10198/790
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O paraíso das maçãs brasileiras. Repositório Alice
NACHTIGALL, G. R..
A região sul do Bbrasil abriga os estados que respondem por quase toda a produção nacional da maçã. setor produtivo, muito organizado por lá, está se unindo a institutos de pesquisa em busca de projetos para elevar a competitividade.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Brasil; Competitividade; Fruticultura; Maçã; Mercado; Pesquisa; Produção; Tecnologia.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/541711
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Oficina sobre trigo no Brasil: bases para a construção de uma nova triticultura brasileira. Repositório Alice
CUNHA, G. R. da.
Política de desenvolvimento produtivo e sua extensão à cadeia produtiva do trigo. O trigo no Brasil e no mundo: cadeia de produção, transformação e comercialização. Agronegócio brasileiro: oportunidades e desafios. Qualidade do trigo brasileiro: realidade versus necessidade. O grande desafio em CT&I na busca de melhor eficiência no uso de recursos do ambiente em trigo - Brasil x mundo. Comércio e integração econômica. Instrumentos de política agrícola para o trigo no Brasil: situação atual e novas possibilidades.
Tipo: Livro científico (ALICE) Palavras-chave: Competitividade; Economia; Wheat.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/852640
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Organização da floricultura transmontana IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António.
Em Trás-os-Montes, o negócio das flores surge como uma actividade agrícola em franco crescimento cujo vector assenta na penetração de mercados. Apesar das condições climatéricas adversas, da concorrência nacional e comunitária e do poder negocial dos clientes, o aumento do poder de compra do consumidor e a disponibilidade de fundos comunitários surgem como oportunidades que os jovens agricultores não querem desperdiçar. O grande dinamismo a que se assiste permite perspectivar um desenvolvimento da actividade a todos os títulos notável, surgindo a inovação, o desenvolvimento do mercado, o crescimento concentrado e o desenvolvimento do produto como estratégias alternativas capazes de modelar o futuro da agricultura transmontana.
Tipo: Article Palavras-chave: Organização; Floricultura; Trás-os-Montes; Competitividade.
Ano: 2002 URL: http://hdl.handle.net/10198/842
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Percepção da competitividade do segmento de produção de leite no município de Morrinhos, Estado de Goiás, 2015. Repositório Alice
LOPES, J. D.; WANDER, A. E..
Este trabalho busca analisar e avaliar a competitividade do segmento de produção de leite em Morrinhos, Estado de Goiás, segundo a percepção de agentes-chave dessa cadeia produtiva. Foram realizadas 16 entrevistas com agentes-chave da cadeia, a fim de avaliar a competitividade de forma sistêmica, com a utilização de direcionadores de competitividade. Os resultados apontam uma tendência à neutralidade. Os direcionadores Ambiente Institucional, Tecnologia, Relações de Mercado e Recursos Produtivos, apesar de positivos, exercem pouca influência sobre a competitividade do segmento estudado. Já os direcionadores Estrutura de Mercado e Gestão apresentam influência negativa sobre a competitividade. Apenas o direcionador Qualidade apresenta resultado favorável.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Morrinhos-GO; Competitividade; Leite; Cadeia produtiva.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1065621
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Posicionamento estratégico nas negociações da ALCA, usando o conceito de proteção efetiva na montagem da oferta tarifária brasileira AgEcon
Lopes, Mauro de Rezende.
O Brasil joga a sua capacidade de exportar e o futuro de sua inserção “competitiva” no mundo em três negociações-chave: OMC, ALCA e Mercoeuro. Tem esquecido de posicionar-se estrategicamente para fortalecer sua competitividade no curto, médio e longo prazo. A competitividade do setor agropecuário, entre outros fatores, depende do seu nível de proteção efetiva, isto é, a proteção do produto final depende de um nível compatível com a proteção aos insumos. Este estudo analisa uma parte da proposta de ofertas tarifárias brasileiras, no âmbito da ALCA, tendo como argumento principal os níveis de proteção efetiva. A primeira parte trata da proteção conferida aos insumos, máquinas e equipamentos usados na agropecuária, diante da proteção dos produtos...
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Proteção efetiva; ALCA; Tarifas; Competitividade; International Relations/Trade.
Ano: 2003 URL: http://purl.umn.edu/56845
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Potencial competitivo do melao brasileiro no mercado do Reino Unido. Repositório Alice
ARAUJO, J.L.P.; GARCIA, J.L.L; CORREIA, R.C..
O alto grau de competitividade que atualmente esta sendo vivenciado no mercado internacional de produtos hortifruticolas exige a realizacao de estudos que procurem identificar a real situacao de competitividade dos frutos brasileiros no referido mercado. Essa pesquisa teve como objetivo detenninar o potencial competitivo do melao brasileiro no do Reino Unido, que e o principal mercado importador do melao do Brasil. O metodo utilizado para a operacionalizacao dos dados e uma de matriz de tres entradas baseada nosparametros atrativo de mercado e posicao competitiva e a srie histrica abrangi da pelo estudo vai de 1993 a 1998. Os produtos envolvidos na analise sao os meloes procedentes do Brasil, Costa Rica e Espanha, pa¡ses que sao responsaveis por mais de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Melao; Mercado; Competitividade; Exportacao; Cucumis melo; Melons; Trade; Competitive; Exportation.
Ano: 2001 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/134331
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Preços e conjuntura do café 1996-2006. Repositório Alice
CAIXETA, G. Z. T.; TEIXEIRA, S. M..
O estudo compila e analisa informações conjunturais do mercado brasileiro de café na última década. Enfatiza o otimismo do mercado, pela reorganização da economia cafeeira brasileira que incentiva a regionalização, desperta o associativismo entre os agentes da cadeia produtiva. Preocupação com o controle de custos, qualidade, prioridade ao consumidor e competitividade, em todos os segmentos, crescimento do mercado interno constituem características marcantes do setor, nessa década.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Competitividade; Organização; Qualidade; Certificação de origem.
Ano: 2007 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/905468
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