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Como a informação nutricional é percebida pelo consumidor? Repositório Alice
LIMA, M. F.; MARTINS, I. B. A.; ROSENTHAL, A.; DELIZA, R..
A obesidade é um dos maiores problemas atuais da saúde pública. Em função dessa constatação foi criado no Reino Unido o Semáforo Nutricional, que apresenta informações simples e objetivas sobre os conteúdos nutricionais dos alimentos, a fim de favorecer escolhas mais saudáveis aos consumidores. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de compreensão e atratividade de consumidores brasileiros em relação aos modelos de informação nutricional presentes nos alimentos embalados. Dados sócio econômicos e sobre a importância dos conteúdos nutricionais na escolha dos alimentos foram avaliados por234 participantes . Os dados foram submetidos à análise de Variância e teste de Tukey. Dos modelos avaliados, o semáforo nutricional tradicional foi o que alcançou a...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Semáforo Nutricional; Rotulagem de Alimentos; Informação Nutricional; Escolhas alimentares.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1056868
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Consumers affective and emotional responses to yogurt across different socio-economic status. Repositório Alice
BARROS, V. V. F.; ROCHA, W. S. da; OLIVEIRA, D.; MARTINS, I. B. A.; ARES, G.; DELIZA, R..
The use of hedonic measures is not enough to characterize consumers? affective responses to food products and to discriminate among samples. Thus, understanding emotional responses to products can be useful in the product development process. Individual characteristics, such as socio-economic status SES, are expected to modulate emotional responses to food. The aim of the study was to investigate the influence of socio-economic status on consumers? liking and emotional responses to yogurts.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ciências sensoriais e perfil do consumidor; Consumer; Emotion; Income.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081435
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Contribuição do consumidor para o desenvolvimento de novos sabores de suco tropical: estudo de caso com caju. Infoteca-e
DELIZA, R.; MARTINS, I. B. A.; ARES, G.; ROSENTHAL, A..
O desenvolvimento do novo sabor de suco tropical iniciou com a avaliação da percepção do consumidor brasileiro em relação ao suco de caju e a identificação das frutas mais adequadas para compor um suco misto, juntamente com o caju. Para tal, foram utilizados a técnica de associação de palavras e um questionário on-line. Em seguida, as misturas sugeridas (blends) foram avaliadas sensorialmente visando identificar a melhor formulação do suco misto tropical desenvolvido a partir da contribuição do consumidor. A avaliação dos blends identificados no estudo on-line foi realizada por consumidores de suco em um hortifruti na cidade do Rio de Janeiro, onde a expectativa de aceitação e a aceitação sensorial das bebidas foram investigadas utilizando escala hedônica...
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) Palavras-chave: Frutas Tropicais; Associação de Palavras; Percepção do Consumidor; Expectativa do Consumidor; Aceitação; Desenvolvimento de Produto; Tecnologia de Alimento.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110449
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Desenvolvimento de queijo de cabra tipo boursin baseado na avaliação do consumidor. Repositório Alice
MARTINS, I. B. A.; ROSENTHAL, A.; SANTOS, K. M. O. dos; MARTINS, J. M.; DELIZA, R..
A identificação das características sensoriais consideradas ideais e que influenciam a aceitação dos consumidores pode contribuir para o sucesso no desenvolvimento de produtos. Os queijos de cabra, embora considerados saudáveis, apresentam baixo consumo pelos brasileiros. A adição de probióticos pode incentivar o consumo para aqueles que buscam alimentos saudáveis e diferenciados. Este estudo Esse estudo objetivou identificar os atributos que dirigem a aceitação do consumidor em relação ao queijo de cabra tipo Boursin visando dar subsídios ao desenvolvimento do produto. A análise de penalidade com base nas questões Check-all-that-apply (CATA) foi aplicada. Maciez, aparência agradável, textura suave, aroma agradável, aroma suave e cor branca foram os...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Análise de penalidade; Produto ideal; Bifidobacterium BB12; Lactobacillus rhamnosus.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1056929
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Emoções associadas a diferentes sabores de iogurte de frutas: estudo com consumidores de distintas classes sociais. Repositório Alice
FONSECA, V. V.; ROCHA, W. S.; MARTINS, I. B. A.; ARES, G.; DELIZA, R..
O desenvolvimento de novos produtos baseados em critérios distintos da aceitação pode contribuir para o sucesso do produto no mercado. Este estudo objetivou investigar a expectativa de aceitação e as emoções associadas a iogurtes de frutas. Trezentos brasileiros, balanceados quanto ao gênero e classe socioeconômica (baixa e média/alta) participaram do estudo através de um questionário on line. O iogurte de morango e abacaxi remeteram às emoções ?satisfeito?, ?feliz? e ?alegre?, não havendo menção ao termo ?culpado? pelos participantes da classe baixa. Os sabores morango e manga na classe média/alta foram associados a ?feliz? e ?alegre?. Observou-se que a classe baixa citou mais termos de emoção que a classe média/alta. No teste Qui-quadrado apenas a menção...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Emoção; Aceitação; Iogurte; Socioeconômico; Consumidor.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1056940
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Microbiological evaluation of probiotic goat cheese. Repositório Alice
MARTINS, I. B. A.; ROSENTHAL, A.; SANTOS, K. M. O. dos; WALTER, E. H. M.; MARTINS, J. M.; DELIZA, R..
2015
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Cheese.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1035397
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