Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 78
Primeira ... 1234 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A aquisição de competências de liderança no ensino secundário e a sua transferibilidade para o ensino superior: o caso da região Alto Trás-os-Montes, Portugal IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Bento, António.
Este estudo de investigação tem três objectivos fundamentais. 1) Analisar as competências adquiridas no percurso do Ensino Secundário por uma amostra constituída por alunos que frequentavam o 1º ano do nível de Ensino Superior; 2) Avaliar a transferibilidade de competências do Ensino Secundário para o Ensino Superior; 3) Determinar as diferenças existentes entre géneros e classes etárias em oito domínios de competências: a) Auto-gestão; b) Relações interpessoais; c) Resolução de problemas/tomada de decisões; d) Desenvolvimento cognitivo/análise crítica; e) Organização e planeamento; f) auto-confiança; g) Sensibilidade para a diversidade; e, i) Tecnologia. Participaram neste estudo de investigação 439 alunos (do 1º ano) e 18 alunos (do 2º ano) tendo os...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Competências; Ensino Secundário; Ensino Superior e tansferibilidade; Abilities; Secondary Education; Higher Education and tansferability.
Ano: 2011 URL: http://hdl.handle.net/10198/3625
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A eficácia das unidades orgânicas de ensino superior agrário IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
As instituições portuguesas com ensino superior agrário encontram-se dispersas por todo o território nacional. Com esta distribuição geográfica pretendeu-se imprimir uma nova dinâmica aos territórios nos quais foram implantadas. Mas, colocase a questão: será que as unidades orgânicas responsáveis pelo ensino superior das ciências agrárias têm vindo a cumprir a sua missão com eficácia? Esta comunicação visa responder a esta questão. Para isso, apresentam-se os resultados da avaliação da eficácia organizacional destas unidades orgânicas com recurso a 63 indicadores que permitem avaliar 3 domínios de eficácia, nomeadamente, o domínio académico, o domínio da motivação e o domínio da adaptação externa.
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino Superior; Ciências agrárias; Unidades orgãnicas; Portugal.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/806
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A eficácia organizacional do ensino superior agrário português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. Os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino superior; Ciências agrárias; Modelo dos valores competitivos.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/3401
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A eficácia organizacional do ensino superior agrário português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. Os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes...
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino superior; Ciências agrárias; Modelo dos valores competitivos; Organizational effectiveness; Higher education; Agricultural sciences; Competitive values model.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/2637
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A escolha dos alunos no domínio das ciências agrárias. Ensino universitário ou ensino politécnico? IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António.
Este estudo tem como objectivo identificar factores determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um inquérito ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano lectivo de 2003/2004, em cursos leccionados nas instituições/unidades orgânicas vocacionadas para o ensino das ciências agrárias. Obtiveram-se 61,3% de respostas utilizáveis, isto é, dos 909 inquéritos enviados apenas 557 estavam devidamente preenchidos (sem lacunas, omissões ou incorrecções). Através da estimação do modelo logit de escolha binária foram identificados como determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino, factores pessoais como a idade, modos de vida e valores; factores de desempenho e...
Tipo: Article Palavras-chave: Ensino superior português; Ciências agrárias; Logit; Escolha educacional; Portuguese higher education; Agricultural sciences; Logit; Educational choice.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/10198/854
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A imagem de uma organização de ensino superior portuguesa na óptica do aluno IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António; Cabo, Paula; Matos, Alda.
O objectivo principal desta investigação é analisar de que forma é percepcionada a imagem, de uma organização de ensino superior portuguesa, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), pelos alunos que a procuram pela primeira vez. Assim sendo, foi aplicado um questionário, elaborado pelo Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante (GIAPE) do IPB, ao universo de alunos que se candidataram na primeira fase de acesso ao ensino superior e se inscreveram, no ano lectivo de 2009-2010, nas licenciaturas oferecidas pelo IPB. O questionário foi administrado, directamente, no acto da matrícula. Foram inquiridos 760 alunos, dos quais 61,5% são do género feminino. Têm, em média, 18,8 anos de idade e são na sua maioria provenientes de zonas rurais e limítrofes (65,7%) dos...
Tipo: Article Palavras-chave: Imagem; Organizações Ensino Superior; Instituto Politécnico Bragança; Estudantes.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/2277
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A importância de agir e pensar estrategicamente no ensino superior português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
Neste artigo explora-se o conceito de planeamento estratégico num contexto específico, designadamente, o ensino superior português. Este artigo pretende, assim, contribuir para a sensibilização dos diversos actores que têm uma intervenção directa ou indirecta neste sector para necessidade de planear e pensar estrategicamente o ensino superior. Para isso, vão-se buscar à indústria diversos contributos que permitam desenhar um modelo conceptual de planeamento estratégico para o sector que possa reunir o consenso daqueles que o irão aplicar. O modelo referido integra, na medida do possível, os contributos das diversas escolas de formulação da estratégia, designadamente, prescritivas e descritivas e deve estar adaptado às especificidades do sector em...
Tipo: Article Palavras-chave: Planeamento estratégico; Ensino Superior; Portugal; Strategic planning; Higher Education.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/3156
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A necessidade de planeamento estratégico no ensino superior português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
Nesta comunicação explora-se o conceito de planeamento estratégico num contexto específico, designadamente, o ensino superior português. Pretende-se, assim, contribuir para a sensibilização dos diversos actores que têm uma intervenção directa ou indirecta neste sector de actividade para necessidade de planear e pensar estrategicamente o ensino superior. Para isso, vão-se buscar à indústria diversos contributos que permitam desenhar um modelo conceptual de planeamento estratégico para o sector que possa reunir o consenso daqueles que o irão aplicar. O modelo referido integra, na medida do possível, os contributos das diversas escolas de formulação da estratégia, designadamente, prescritivas e descritivas e deve estar adaptado às especificidades do sector em...
Tipo: Article Palavras-chave: Planeamento estratégico; Ensino Superior; Portugal.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/2276
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A prática de modalidades desportivas por jovens adolescentes IPB - Escola Superior Agrária
Moreno, Maria; Ribeiro, Maria Isabel; Mourão-Carvalhal, Isabel.
Este estudo teve como objectivo verificar quais as modalidades desportivas mais praticadas pelos jovens após o término das suas actividades lectivas e verificar se existia relação entre a prática de modalidades desportivas e o sexo, classe etária e IMC (Índice de Massa Corporal). Para o efeito, foi levado a cabo um estudo transversal que teve como base a aplicação de um questionário a alunos que, no ano lectivo 2008/2009, frequentavam o 2º e 3º ciclo do ensino básico no Concelho de Bragança. Na edição e tratamento dos dados foi utilizado o SPSS 16.0 (Statistical Package for Social Sciences). Através de uma análise descritiva dos resultados fez-se a caracterização da amostra. Posteriormente, recorreu-se à análise bivariada, designadamente, ao uso do Teste...
Tipo: BookPart Palavras-chave: Modalidades desportivas; Adolescentes; Género; Idade; IMC.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/2554
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A prática de modalidades desportivas por jovens adolescentes IPB - Escola Superior Agrária
Moreno, Maria; Ribeiro, Maria Isabel; Mourão-Carvalhal, Isabel.
Este estudo teve como objectivo verificar quais as modalidades desportivas mais praticadas pelos jovens após o término das suas actividades lectivas e verificar se existia relação entre a prática de modalidades desportivas e o sexo, classe etária e IMC (Índice de Massa Corporal). Para o efeito, foi levado a cabo um estudo transversal que teve como base a aplicação de um questionário a alunos que, no ano lectivo 2008/2009, frequentavam o 2º e 3º ciclo do ensino básico no Concelho de Bragança. Na edição e tratamento dos dados foi utilizado o SPSS 16.0 (Statistical Package for Social Sciences). Através de uma análise descritiva dos resultados fez-se a caracterização da amostra. Posteriormente, recorreu-se à análise bivariada, designadamente, ao uso do Teste...
Tipo: Other Palavras-chave: Modalidades desportivas; Adolescentes; Género; Idade; IMC.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/2548
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A procura de serviços de explicações na região de Bragança, Portugal. IPB - Escola Superior Agrária
Sousa, Filipe; Xavier, André; Oliveira, Armando; Ribeiro, Maria Isabel.
A utilização dos serviços de explicações é um fenómeno crescente em Portugal, nomeadamente, devido ao aumento da procura deste tipo de serviço, ao elevado número de professores particulares e ao aparecimento de centros de explicações. O principal objectivo desta investigação é compreender a extensão e a natureza do fenómeno das explicações na Região de Bragança, Portugal. Para realizar este estudo, foram distribuídos 249 questionários aos alunos do 12º ano em Janeiro de 2011. Foram recebidos 148 questionários a que corresponde uma taxa de resposta sobre 59,4%. No mesmo período, dois directores de centros de explicações e um explicador foram entrevistados para de tentar perceber a perspectiva do explicador. A estatística descritiva foi calculada com recurso...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Procura; Explicações; Bragança.
Ano: 2011 URL: http://hdl.handle.net/10198/6172
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A procura do ensino superior agrário em Portugal IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António.
Este estudo tem como objectivo identificar os determinantes da escolha educacional e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um inquérito ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano 2004, em cursos leccionados em instituições vocacionadas para o ensino superior das ciências agrárias. Obtiveram-se 77,6% de respostas utilizáveis, isto é, dos 909 inquéritos enviados e recebidos apenas 705 estavam devidamente preenchidos (sem lacunas, omissões ou incorrecções). Através da estimação de modelos logit foram identificados como determinantes da escolha educacional, factores pessoais, particularmente, o facto do indivíduo estar ou não bem informado sobre os cursos e as instituições a que se pode candidatar; factores de...
Tipo: Article Palavras-chave: Ensino superior português; Ciências Agrárias; Logit; Escolha educacional.
Ano: 2008 URL: http://hdl.handle.net/10198/2636
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise crítica dos métodos de valoração económica dos bens e recursos ambientais IPB - Escola Superior Agrária
Matos, Alda; Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António; Cabo, Paula.
Da crescente inquietação com a qualidade dos bens e serviços gerados pela indústria e simultaneamente, a redução do bem-estar social, resultou a Valoração Económica de Bens e Recursos Ambientais (VEBRA). Esta quantificação permite obter os custos e benefícios directos e indirectos da mudança qualitativa e quantitativa dos bens e serviços ambientais e seus impactos, daí a sua relevância na avaliação de projectos, medidas e políticas governamentais. O objectivo deste trabalho é efectuar uma análise crítica, sustentada numa revisão bibliográfica, dos critérios de valoração económica de bens ambientais, com maior incidência nos métodos que utilizam mercados de bens complementares e mercados hipotéticos. Conclui-se que a quantificação da qualidade ambiental,...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Valoração económica; Recursos naturais; Mercados; Bens ambientais.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/2699
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise das práticas e dos comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira IPB - Escola Superior Agrária
Bento, António; Ribeiro, Maria Isabel.
Esta investigação, de carácter quantitativo, pretende descrever e analisar as práticas e os comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira. Na recolha de dados foi utilizado o Student Leadership Practices Inventory (SLPI), um instrumento de 30 itens, desenvolvido por Kouzes e Posner (2006b), que avalia as práticas de liderança em cinco domínios. O questionário foi administrado por correio electrónico, durante o mês de Fevereiro de 2009, a uma amostra aleatória que incluiu 208 indivíduos. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software estatístico SPSS 16.0 (Statistical Package for Social Sciences).
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Práticas de liderança; Liderança; Estudantes; Ensino superior.
Ano: 2009 URL: http://hdl.handle.net/10198/3394
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise das práticas e dos comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira IPB - Escola Superior Agrária
Bento, António; Ribeiro, Maria Isabel.
Esta investigação, de carácter quantitativo, pretende descrever e analisar as práticas e os comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira. Na recolha de dados foi utilizado o Student Leadership Practices Inventory (SLPI), um instrumento de 30 itens, desenvolvido por Kouzes e Posner (2006b), que avalia as práticas de liderança em cinco domínios. O questionário foi administrado por correio electrónico, durante o mês de Fevereiro de 2009, a uma amostra aleatória que incluiu 208 indivíduos. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software estatístico SPSS 16.0 (Statistical Package for Social Sciences). A análise dos resultados indica que a prática de liderança utilizada pelo maior número de alunos da Universidade da...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Liderança; Práticas de liderança; Ensino Superior; Estudantes.
Ano: 2009 URL: http://hdl.handle.net/10198/1236
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise das práticas e dos comportamentos de liderança nos alunos do ensino superior: o caso da população estudantil do Instituto Politécnico de Bragança IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Bento, António.
A temática da liderança tem sido alvo de um interesse crescente e de bastante investigação quer nas organizações públicas quer nas privadas, sobretudo desde as últimas décadas do século passado. Instituições de Ensino Superior têm incluído nos seus currículos competências de liderança de modo a preparem melhor os seus alunos para o mercado de trabalho. Estudos recentes provam a actualidade do tema (e.g. Cresse et al., 2003; Kouzes e Posner, 2005; Turrentine, 2001). Esta investigação, de carácter quantitativo, pretende descrever e analisar as práticas e os comportamentos de liderança dos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Na recolha de dados foi utilizado o (Student) Leadership Practices Inventory (LPI), um instrumento de 30 itens,...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Liderança; Instituto Politécnico de Bragança.; Práticas de liderança; Ensino Superior.
Ano: 2009 URL: http://hdl.handle.net/10198/3393
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise das práticas e dos comportamentos de liderança nos alunos do ensino superiror: o caso da população estudantil do Instituto Poltécnico de Bragança IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Bento, António.
A temática da liderança tem sido alvo de um interesse crescente e de bastante investigação quer nas organizações públicas quer nas privadas, sobretudo desde as últimas décadas do século passado. Instituições de Ensino Superior têm incluído nos seus currículos competências de liderança de modo a preparem melhor os seus alunos para o mercado de trabalho. Estudos recentes provam a actualidade do tema (e.g. Cresse et al., 2003; Kouzes e Posner, 2005; Turrentine, 2001). Esta investigação, de carácter quantitativo, pretende descrever e analisar as práticas e os comportamentos de liderança dos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Na recolha de dados foi utilizado o (Student) Leadership Practices Inventory (LPI), um instrumento de 30 itens,...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Liderança; Instituto Politécnico de Bragança.; Ensino superior; Práticas de liderança; Leadership; Practices Inventory; Higher education.
Ano: 2009 URL: http://hdl.handle.net/10198/1234
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise das relações stresse, IMC e a escolha de alimentos, nos alunos do ensino superior público do distrito de Bragança IPB - Escola Superior Agrária
Silvana, Vieira; Neto, Inês; Leandro, Luís; Gomes, Ana; Pereira, Anabela; Ribeiro, Maria Isabel.
Vários estudos epidemiológicos têm evidenciado as relações entre o Índice de Massa Corporal (IMC), o nível de stresse e a escolha de alimentos. Esta investigação, de carácter quantitativo, pretende dar a conhecer o IMC dos estudantes do ensino superior público do distrito de Bragança e relaciona-lo com o nível de stresse e a escolha de alimentos. O questionário, com probabilidade de resposta igual para todos os inquiridos, foi administrado a uma amostra estratificada constituída por 425 indivíduos. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software estatístico SPSS 16.0 (Statistical Package for Social Sciences). A análise dos resultados indica que a maioria dos inquiridos é do sexo feminino (76%); 2,6% apresentam um IMC com baixo...
Tipo: Article Palavras-chave: Stresse; IMC; Escolha alimentar.
Ano: 2009 URL: http://hdl.handle.net/10198/2233
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise estratégica da denominação de origem protegida carne mirandesa IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Matos, Alda; Fernandes, António.
A identificação de linhas de orientação estratégica para a DOP (Denominação de Origem Protegida) da Carne Mirandesa é o tema central deste artigo. Para o fazer, realizou-se uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) na qual o crescimento concentrado, a diferenciação do produto e a qualidade, emergiram como estratégias que, na actualidade, constituem o pilar lucrativo da fileira. A estratégia de desenvolvimento do produto, de que é exemplo o chouriço mirandês, encontra-se numa fase inicial de implementação. Por seu lado, a diversificação concêntrica surge como uma estratégia capaz de valorizar partes da carcaça até agora pouco ou nada aproveitadas. Num cenário optimista, no qual se consiga aproveitar todo o potencial da actividade,...
Tipo: Article Palavras-chave: Produtos DOP; Raça Mirandesa; Análise SWOT; Estratégia.
Ano: 2008 URL: http://hdl.handle.net/10198/804
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
As competências de liderança dos alunos do ensino secundário: um estudo de caso na Madeira IPB - Escola Superior Agrária
Bento, António; Ribeiro, Maria Isabel.
Os Alunos do ensino secundário desenvolvem durante o seu percurso escolar e académico varias competências de liderança. Todavia, esta área como alvo de estudo investigacional tem despertado pouca atenção por parte de investigadores Portugueses. Neste sentido, este estudo de investigação pretende analisar as características de liderança dos alunos do ensino secundário em duas escolas (uma urbana e outra rural) da Região Autónoma da Madeira e procura determinar as diferenças existentes quanto ao tipo de escola e quanto ao género em oito domínios distintos: 1) auto-gestão; 2) relações interpessoais; 3) resolução de problemas/tomada de decisões; 4) desenvolvimento cognitivo/análise crítica; 5) organização e planeamento; 6) auto-confiança; 7) sensibilidade para...
Tipo: Other Palavras-chave: Competências de liderança; Ensino secundário; Alunos.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/2701
Registros recuperados: 78
Primeira ... 1234 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional