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Aceitação sensorial e estabilidade da cor de produtos adicionados de corantes naturais obtidos de mirtáceas. Repositório Alice
SÁ, D. de G. C. F. de; ANTUNES, L. A.; NOGUEIRA, R. I.; BORGUINI, R. G.; CHAVES, A. C. S. D..
Este trabalho objetivou estudar a aplicação de pós obtidos de cascas de jabuticaba, jambo e jamelão para utilização como corantes naturais. As cascas foram desidratadas em secador convectivo de camada (60°C, velocidade de 1 m.s-1/22 h), desintegradas, peneiradas e armazenadas em embalagens laminadas à temperatura ambiente (25°C). O efeito da adição dos pós na aceitação de iogurte de morango e maionese de azeitonas pretas foi investigado quanto aos atributos avaliação global e cor em escala hedônica estruturada de 9 pontos.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ciências sensoriais e perfil do consumidor; Myrtaceae; Frutíferas; Corantes; Armazenamento.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081982
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Consumers affective and emotional responses to yogurt across different socio-economic status. Repositório Alice
BARROS, V. V. F.; ROCHA, W. S. da; OLIVEIRA, D.; MARTINS, I. B. A.; ARES, G.; DELIZA, R..
The use of hedonic measures is not enough to characterize consumers? affective responses to food products and to discriminate among samples. Thus, understanding emotional responses to products can be useful in the product development process. Individual characteristics, such as socio-economic status SES, are expected to modulate emotional responses to food. The aim of the study was to investigate the influence of socio-economic status on consumers? liking and emotional responses to yogurts.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ciências sensoriais e perfil do consumidor; Consumer; Emotion; Income.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081435
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Consumidor como norteador no desenvolvimento de suco misto tropical. Repositório Alice
MARTINS, Y. B. A.; LIMA, M.; OLIVEIRA, D. C. R. de; ARES, G.; ROSENTHAL, A.; DELIZA, R..
Desenvolver produtos considerando as preferências do consumidor é uma das estratégias utilizadas para aumentar a chance de sucesso de novos produtos no mercado. O suco de caju é fonte importante de nutrientes, entretanto, sua adstringência pode reduzir a aceitação. O desenvolvimento de suco com mistura de frutas pode ser alternativa para formular bebidas com novos sabores, melhores características nutricionais e sensoriais.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ciências sensoriais e perfil do consumidor; Estudos de consumidor; Caju; Associação de palavras.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081438
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Effect of CATA questions presentation order on sensory characterization of fruit smoothie by children and adolescents. Repositório Alice
ROCHA, W. S. da; ALCANTARA, M. de; BARROS, V. V. F.; OLIVEIRA, D. C. R. de; DELIZA, R..
Sensory product characterization by consumer using check-all-that-apply (CATA) questions is increasing. However, there are still some methodological issues to sort out, and the order of presentation of the terms seems to be one of them, when the study is carried out by children and adolescents. This study aimed at investigating the influence of CATA questions presentation order on the sensory characterization of fruit smoothie by this public. The 20 terms, which were identified in previous studies with children and adolescents, were presented to participants in the fixed alphabetical and balanced orders.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ciências sensoriais e perfil do consumidor; Check all that apply; Sensory characterization; Balancing terms.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081444
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Expectativa e aceitação de iogurte adicionado de corantes naturais obtidos de frutas não convencionais. Repositório Alice
SÁ, D. de G. C. F. de; ANTUNES, L. A.; CHAVES, A. C. S. D.; NOGUEIRA, R. I.; BORGUINI, R. G..
Estímulos visuais e a cor dos alimentos transmitem impressões preliminares que geram fortes expectativas sobre a percepção sensorial (aroma e sabor), e aceitação dos produtos. Logo, a indústria dedica proporção significativa do custo do produto à preservação/adição da cor. Pensando nisso, cascas de jabuticaba, jambo e jamelão foram desidratadas para serem aplicadas como corantes naturais, visto que grande parte dos corantes sintéticos são proibidos em alimentos devido a evidências de toxicidade. As frutas despolpadas manualmente tiveram suas cascas desidratadas, desintegradas, peneiradas e adicionadas em iogurte de morango nas concentrações 0,1, 0,3 e 0,5%, exceto na formulação controle.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ciências sensoriais e perfil do consumidor; Expectativa; Aceitação; Sensorial; Cor.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081985
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Sugar reduction in fruit nectar: comparison of children and adults?s perception. Repositório Alice
LIMA, M.; AIRES, G.; DELIZA, R..
Human beings have an innate preference for sweet products. A cost-effective strategy to reduce sugar intake in the short term is reducing added sugars of processed foods. However, in order to be effective, sugar reduction should not be perceived by consumers. Preference for sweet taste is different in children and adults, which suggests that recommendations for sugar reduction may differ for products targeted at each segment. In this context, the objectives of the present study were to determine children and adults? difference thresholds for added sugar in grape nectar, and to determine their hedonic perception towards nectars with reduced sugar content.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Sugar reduction; Children; Consumer studies; Ciências sensoriais e perfil do consumidor.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081456
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