Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 4
Primeira ... 1 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A experiência das disciplinas integradas Agroecologia e Sistemas Agroflorestais no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, UFPA/ Embrapa Amazônia Oriental. Repositório Alice
SÁ, T. D. de A.; KATO, O. R.; LEMOS, W. de P.; SILVA, L. M. S..
O artigo analisa o papel das disciplinas integradas de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais (SAFs) na formação sobre princípios e conceitos agroecológicos. O período analisado no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS), oferecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em colaboração com a Embrapa Amazônia Oriental, cobre de 2013 a 2016. O público tem perfil heterogêneo, principalmente quanto à formação acadêmica e a maioria não tem experiência na realidade rural. As disciplinas abordam a agroecologia a partir de suas dimensões, escalas, processos de transição e peculiaridades do ambiente amazônico. O percurso formativo converge para o papel dos SAFs, culminando com um módulo de visita a experiências de transição...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Transdisciplinaridade; Construção coletiva do conhecimento; Inovação pedagógica.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083489
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Árvore problema como ferramenta para problematizar realidade local em planejamento participativo para projeto de desenvolvimento rural. Repositório Alice
DIAS, K. R.; CASTRO, M. M.; CAVALCANTE, F. R. A.; FERNANDES, F. E. P.; FERNANDES, C. de S.; FARIAS, J. L. de S..
Resumo: Objetivou-se descrever o uso da árvore problema como ferramenta para problematizar o planejamento participativo em projeto de desenvolvimento rural. A estratégia metodológica foi a pesquisa participativa com a adoção de Metodologia de inovação social, para a identificação de problemas e a sua priorização com técnicas de visualização. A árvore problema foi aplicada no entendimento das causas e efeitos da falta da autonomia de instalações para produção animal. Os dados foram qualitativos e analisados pela análise de conteúdo. Palavras-chave: agricultura familiar; agroecologia; ferramenta participativa; sustentabilidade. [Problem tree as a tool to problematize local reality in participatory planning for rural development project]. Abstract: The...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Agroecologia; Ferramenta participativa; Sustentabilidade; Construção coletiva do conhecimento; Territorialidade; Sustentare; Brasil; Participatory rural appraisal; Participatory communication; Collective farming; Agricultura Familiar; Desenvolvimento Comunitário; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Projeto de Desenvolvimento; Comunidade Rural; Agroecology; Environmental sustainability; Social sustainability; Brazil; Semiarid zones; Rural communities; Rural development; Rural families.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095164
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Curso agroecologia e cidadania: uma experiência de formação por alternância no Nordeste Paraense, Brasil. Repositório Alice
GHIRARDI, M. de N.; FERREIRA, J. H. O.; GHIRARDI, V.; SÁ, T. D. de A..
O artigo mostra aspectos do curso Agroecologia e Cidadania, ministrado em regime de alternância, na Escola de Formação para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas (ECRAMA), município de Santa Luzia do Pará, Nordeste Paraense. O curso é uma iniciativa da Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores, em parceria com instituições públicas e organizações não governamentais. As atividades são divididas em tempo escola e tempo comunidade. O público alvo são jovens agricultores de comunidades rurais do Nordeste Paraense. Objetivando contribuir para o avanço do processo de desenvolvimento local sustentável, bem como a capacitação dos agricultores e agricultoras familiares, para que conduzam com eficiência a gestão dos agroecossistemas nos...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Construção coletiva do conhecimento; Jovens agricultores; Tempo escola; Tempo comunidade; Educação; Educação Agrícola.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095896
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Melhoramento genético de base comunitária: técnicas de transferência de tecnologia para ovinos e caprinos. Infoteca-e
BELCHIOR, E. B.; SHIOTSUKI, L..
Ao sistematizar essa experiência, buscou-se resgatar o processo de organização social dos produtores e a relação deles com os agentes de pesquisa no decorrer do período abordado, identificando-se nesse contexto as metodologias de TT que contribuíram para o alcance dos objetivos propostos pelo projeto. Com isso, espera-se oferecer a outros agentes de conhecimento - sejam eles instituições de pesquisa, empresas de extensão rural, criadores, produtores, técnicos, representantes do setor agropecuário ou gestores de políticas públicas - elementos importantes que sirvam de parâmetro para elaboração de estratégias de TT.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Construção coletiva do conhecimento; Construção participativa do conhecimento; Melhoramento genético animal; Transferência de tecnologia; Extensão rural; Ovino; Caprino; Goats; Sheep; Collective action; Indigenous knowledge; Farmers' attitudes; Brazil.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091397
Registros recuperados: 4
Primeira ... 1 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional