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URCHEI, M. A.. |
O artigo aborda sinteticamente a crise atual da humanidade em algumas de suas mais importantes facetas - económico-financeira, energética, ambiental, sociocultural, política, tecnológica, alimentar, de solidariedade e ética -, e indica os pressupostos e práticas da agroecologia, bem como um diálogo amplo sobre o tema como caminho possível e viável para a solução da crise agropecuáriaãlimentar. |
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) |
Palavras-chave: Ecologia agrícola; Agricultura; Desenvolvimento sustentável; Agroecologia. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087821 |
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SILVA, L. G. T.; SILVA, B. N. R. da; SILVA, H. M.; SILVA, J. F. de A.; GATO, R. F.; CARVALHO, R. de A.; COSTA FILHO, P. P.; ALBUQUERQUE, N. I.; VEIGA, J. B. da; GALEÃO, R. R.; KITAMURA, P. C.; FERRAZ, L. F.; IKEDA, F. F.; LOBATO, R. F.; SOUSA SOBRINHO, A.. |
bitstream/item/205399/1/Diagnostico-agroambiental.pdf |
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Tipificação; Ecologia agrícola; Moju; Pará; Brasil; Alternative agriculture; Propriedade Rural; Amazonia; Classification; Land ownership. |
Ano: 1998 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/399336 |
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RICHÉ, G. R.; FOTIUS, G. A.; MANTOVANI, L. E.. |
Trata sobre o enfoque geo-ambiental: metodologia de trabalho; Levantamento preliminar;Trabalho de campo: Características do mapa morfopedológico e da sua legenda; As características geo-ambientais do Brejo Paraibano: morfologia, litologia, clima, vegetação, relação das unidades de paisagem, os solos, localização, situação, material de origem, características principais, uso atual, recomendações de manejo; análise espacial dos dados geo-ambientais. |
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Ecologia agrícola; Morfopedologia; Característica; Paraíba; Pedology; Natural resource; Recurso natural; Brejo; Geologia; Pedologia; Solo; Ecology; Geology. |
Ano: 1987 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/133054 |
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CORRALES, F. M.. |
O processo de geração, aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos, realizado no cotidiano das instituições de ensino em Ciências Agrárias, de pesquisa agropecuária e de extensão rural, de modo majoritário é condicionado por saberes que valorizam essencialmente aspectos relacionados à produtividade agrícola. Esse viés dominante orienta fortemente as tomadas de decisões quanto às tecnologias a serem adotadas no meio rural. De modo corrente, os objetos de estudo, os métodos de análise, de interpretação, de avaliação de dados e de intervenção, são definidos com base nas formações acadêmicas presentes nos quadros dessas instituições, destacadamente referenciadas em especializações disciplinares das Ciências Agrárias. Esses conhecimentos especializados são... |
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) |
Palavras-chave: Ecologia agrícola; Conhecimento tradicional; Agroecologia; Agricultura familiar; Desenvolvimento sustentável; Agroecology; Indigenous knowledge. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087751 |
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