Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 85
Primeira ... 12345 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A Educomunicação na Pedagogia. Repositório Alice
PEREIRA, N. R.; AMARAL, S. F. do..
Considerando a importância da formação profissional de educadores reflexivos e com visão crítica diante do contexto da Sociedade da Informação, este artigo discute a relevância da Educomunicação, a partir de uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP que procurou apurar qual a concepção de Educomunicação que norteia a racionalidade dos formandos em Pedagogia. O objetivo geral foi compreender como poderiam ser introduzidos os paradigmas conceituais da Educomunicação no currículo do curso de Pedagogia, de forma que fosse possível também se identificar estratégicas que, sendo adotadas, poderiam favorecer a introdução deste conceito na formação e na prática profissional dos futuros educadores, a partir da...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação; Tecnologia; Comunicação.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/967872
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A formação do extensionista rural: desafios no ensino técnico profissional em Pernambuco ExtensaoRural
Santos, Marco Antônio Gomes dos; Lima, Irenilda de Souza; Leão, Renata Sá Carneiro.
http://dx.doi.org/10.5902/2318179613022Esse artigo faz parte de uma pesquisa que objetivou analisar a formação técnico-profissionalizante de nível pós-médio em cursos técnicos ligados à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Pernambuco. A partir de observações realizadas em campo, identificamos que em muitos casos, os extensionistas que realizam funções de Ater em Pernambuco, são oriundos de cursos técnicos oferecidos pelo Governo Federal. Através de entrevistas semiestruturas com estudantes e outros profissionais das instituições que fizeram parte desta pesquisa, encontramos no nível técnico-profissionalizante um descompasso semelhante ao verificado por Callou et al. (2008) – acerca da baixa integração entre o que é produzido na pós-graduação que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Extensão e Comunicação Rural agricultura familiar; ATER; Desafios; Educação; Ensino técnico profissional.
Ano: 2016 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/13022
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A infra-estrutura de pesquisa e educação para a agricultura. Infoteca-e
SCHUH, G. E.; ALVES, E. R. de A..
1985
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Pesquisa agrícola; Educação; Agronomia; Ensino superior; Extensão rural; Agricultura.
Ano: 1985 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1067925
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A tecnologia vídeo digital na educação: fator de inclusão ou de exclusão? Repositório Alice
PEREIRA, N. R.; PELISSONI, A.; CASTRO, J.; SOUSA, W. F. de..
A convergência das mídias em uma plataforma que reúne sons, imagens e dados, com recursos de interatividade e portabilidade, oferece novas possibilidades educomunicacionais. Este artigo foi desenvolvido para conclusão da disciplina Desenvolvimento de Conteúdo Educacional baseado na TV Digital Interativa, do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, com o objetivo de discutir o papel do vídeo digital no processo de ensino-aprendizagem e os fatores de inclusão e de exclusão que podem estar envolvidos. A adoção do vídeo digital na sala de aula pode fazer parte de um plano de atividades pedagógicas, ampliando os espaços para a aprendizagem, a reflexão e a construção de conhecimento de forma coletiva. Para que isso aconteça, os estudos...
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Vídeo digital; Tecnologia de informação e comunicação; Tecnologia da informação; Educação; Education; Information technology.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931716
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A trilha da quinta potência: um primeiro ensaio sobre ciência e inovação, agricultura e instrumentação agropecuárias brasileiras. Repositório Alice
CRESTANA, S.; FRAGALLE, E. P..
bitstream/item/182972/1/A-trilha-da-quinta-potencia-um-primeiro-ensaio-sobre-ciencia-e-inovacao-agricultura-e-instrumentacao-agropecuarias-brasileiras..pdf
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Agricultura tropical; Instrumentação agrícola; Sustentabilidade; Educação; Inovação.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009182
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Repositório Alice
AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C..
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "ED216 Educação no Espaço Virtual", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos relacionados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa e atualizada, centrada no espírito de...
Tipo: Livro científico (ALICE) Palavras-chave: Tecnologia educacional; Ambientes virtuais; Aprendizagem; Ensino; Educação; Learning; Education.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931735
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Anais... Infoteca-e
SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 8., 2018, Aracaju..
bitstream/item/185881/1/ANAIS-IC-2018-final-compressed.pdf
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Iniciação científica; Resumos em anais; Artigos em anais; Pesquisa; Pesquisa Agrícola; Educação.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1099231
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise do uso de técnicas de aprendizado interativo e de suas possibilidades no contexto da pesquisa agropecuária e transferência de tecnologia. Infoteca-e
FONSECA, R. B..
2011
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação; Jogo educativo; Education; Educational game; Training; Simulation; Interactive learning.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/953445
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
As atividades sociais do sistema ABCAR com investimento no homem. Repositório Alice
ALVES, E. R. de A..
1985
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Extensão rural; Tecnologia; Agricultor; Assistência social; Educação.
Ano: 1985 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1068029
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Avaliação dos retornos à escolaridade para trabalhadores do sexo masculino no Brasil. Repositório Alice
PEREIRA, V. da F.; LIMA, J. E. de; LIMA, J. R. F. de; BRAGA, M. J.; MENDONÇA, T. G. de.
Este artigo avalia os retornos a anos adicionais de estudos para trabalhadores do sexo masculino no Brasil. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2009, e aplicando-se o procedimento de Heckman, mensuram-se as diferenças nos retornos salariais à escolaridade nos meios urbano e rural. Como aspecto de destaque metodológico e contribuição para o conjunto de estudos sobre retornos à escolaridade, tem-se a incorporação das informações do plano amostral nas estimativas. Os resultados mostram diferenciação salarial em função de idade, raça e região geográfica. Em relação à escolaridade, os retornos salariais no meio urbano são maiores que no rural. Adicionalmente, a consideração do plano amostral gera resultados...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Escolaridade; Retornos à educação; Qualificação; Educação.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/973335
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Avaliação multicritério do projeto GeoAtlas. Infoteca-e
FURTADO, A. L. dos S.; BRAGANTINI, C.; TOSTO, S. G.; RODRIGUES, C. A. G.; GREGO, C. R.; CRISCUOLO, C.; PAIVA SOBRINHO, R..
Neste documento é descrita a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na identificação dos pontos fortes e fracos do projeto GeoAtlas, com especial atenção à visão interna da organização, considerando seu impacto social. Para tanto, foi aplicada a análise multicritério M-Macbeth (BANA E COSTA et al., 2012).
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Base de dados; Educação; Ensino fundamental.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1035163
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Avanços e desafios futuros. Repositório Alice
COSTA, J. R. da; COSTA, P..
bitstream/item/192880/1/ODS4educacaodequalidade-p77.pdf
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Educação.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106087
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Avanços e desafios futuros. Infoteca-e
COSTA, J. R. da; COSTA, P. da.
bitstream/item/199914/1/ODS-4-educacao-de-qualidade-Cap6.pdf
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Sustentabilidade; Educação.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110915
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Bom uso do e-mail corporativo. Infoteca-e
BASSO, F. L.; SEBBEN, S. de S.; TURCHET, N. G..
2011
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: E-mail; E-mail corporativo; Educação; Capacitação; Uso.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/895954
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
CAPACITAÇÃO de mediadores no uso do acervo das Minibibliotecas. Infoteca-e
2015
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Treinamento; Educação.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044917
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
CASA FAMILIAR RURAL: UMA ESCOLA DIFERENTE ExtensaoRural
Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique.
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural.
Ano: 2004 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Ciência em crise, futuro em risco. Infoteca-e
LOPES, M. A..
bitstream/item/172238/1/Ciencia-em-crise-futuro-em-risco.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Inteligência artificial; Computação cognitiva; Conhecimento científico e tecnológico; Geração de conhecimento; Criatividade; Fundo patrimonial; Educação.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1087211
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Conflitos sociais cercam as catadoras de mangaba. Repositório Alice
SCHMITZ, H.; MOTA, D. M. da; SILVA JUNIOR, J. F. da..
Analisa os conflitos sociais pelo acesso aos recursos em áreas remanescentes de mangabeira no Nordeste e Norte do Brasil A pesquisa foi realizada em sete estados do Nordeste (BA, SE, AL, PE, PB, RN) e do Norte (PA) . Outros temas como acesso aos recursos e gestão coletiva de recursos naturais também foram abordados.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Clima; Meio ambiente; Mudança ambiental; Educação; Energia; Biodiesel; Água; Agricultura familiar.
Ano: 2008 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/410003
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Conteúdo educacional para TV digital interativa. Repositório Alice
AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C..
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "Conteúdo educacional para TV digital interativa", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos da produção de conteúdos educacionais aplicados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa...
Tipo: Livro científico (ALICE) Palavras-chave: TV digital; Material didático; Educação; Ensino; Aprendizagem; Television; Learning; Education; Educational materials.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931698
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Curso agroecologia e cidadania: uma experiência de formação por alternância no Nordeste Paraense, Brasil. Repositório Alice
GHIRARDI, M. de N.; FERREIRA, J. H. O.; GHIRARDI, V.; SÁ, T. D. de A..
O artigo mostra aspectos do curso Agroecologia e Cidadania, ministrado em regime de alternância, na Escola de Formação para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas (ECRAMA), município de Santa Luzia do Pará, Nordeste Paraense. O curso é uma iniciativa da Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores, em parceria com instituições públicas e organizações não governamentais. As atividades são divididas em tempo escola e tempo comunidade. O público alvo são jovens agricultores de comunidades rurais do Nordeste Paraense. Objetivando contribuir para o avanço do processo de desenvolvimento local sustentável, bem como a capacitação dos agricultores e agricultoras familiares, para que conduzam com eficiência a gestão dos agroecossistemas nos...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Construção coletiva do conhecimento; Jovens agricultores; Tempo escola; Tempo comunidade; Educação; Educação Agrícola.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095896
Registros recuperados: 85
Primeira ... 12345 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional