|
|
|
Registros recuperados: 94 | |
|
|
PEREIRA, N. R.; AMARAL, S. F. do.. |
Considerando a importância da formação profissional de educadores reflexivos e com visão crítica diante do contexto da Sociedade da Informação, este artigo discute a relevância da Educomunicação, a partir de uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP que procurou apurar qual a concepção de Educomunicação que norteia a racionalidade dos formandos em Pedagogia. O objetivo geral foi compreender como poderiam ser introduzidos os paradigmas conceituais da Educomunicação no currículo do curso de Pedagogia, de forma que fosse possível também se identificar estratégicas que, sendo adotadas, poderiam favorecer a introdução deste conceito na formação e na prática profissional dos futuros educadores, a partir da... |
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) |
Palavras-chave: Educação; Tecnologia; Comunicação. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/967872 |
| |
|
| |
|
| |
|
|
PEREIRA, N. R.; PELISSONI, A.; CASTRO, J.; SOUSA, W. F. de.. |
A convergência das mídias em uma plataforma que reúne sons, imagens e dados, com recursos de interatividade e portabilidade, oferece novas possibilidades educomunicacionais. Este artigo foi desenvolvido para conclusão da disciplina Desenvolvimento de Conteúdo Educacional baseado na TV Digital Interativa, do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, com o objetivo de discutir o papel do vídeo digital no processo de ensino-aprendizagem e os fatores de inclusão e de exclusão que podem estar envolvidos. A adoção do vídeo digital na sala de aula pode fazer parte de um plano de atividades pedagógicas, ampliando os espaços para a aprendizagem, a reflexão e a construção de conhecimento de forma coletiva. Para que isso aconteça, os estudos... |
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) |
Palavras-chave: Vídeo digital; Tecnologia de informação e comunicação; Tecnologia da informação; Educação; Education; Information technology. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931716 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
LIMA, L. C.; BERALDO, K. A.; SOUSA, D. N. de. |
Este estudo refere-se sobre a temática Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), considerada atualmente como indispensável para a sobrevivência das organizações. Parte-se do pressuposto de que elas deveriam se preocupar mais com os seus colaboradores, pois são seres humanos completos, com necessidades não apenas econômicas, mas também físicas, psicológicas e sociais. Caso os colaboradores não estejam satisfeitos igualmente com sua vida pessoal e profissional, não estarão motivados a produzir com qualidade. Dessaforma, tem-se como objetivo analisar se a empresa pesquisada promove a qualidade de vida em seu ambiente organizacional, tomando como referência à percepção de seus colaboradores acerca da questão. O levantamento de dados foi feito por meio de um... |
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) |
Palavras-chave: Agricultura Familiar; Políticas Públicas; Educação; Alimentação. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122926 |
| |
|
| |
|
|
Prochnow,L. I.; Lozani,M. C. B.; Kiehl,J. C.. |
O processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, com atualização constante do conteúdo programático da disciplina, procurando adaptá-la às expectativas dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a abordagem que vem sendo utilizada em duas das aulas práticas da disciplina de Fertilidade do Solo, ministrada nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da ESALQ/USP. Usou-se o método do estudo em grupo, para discutir os resultados de um experimento, desenvolvido em condições controladas, para avaliar a produção de matéria seca da parte aérea de plantas de milho cultivadas por trinta e cinco dias em amostras da camada de 0 a 20 cm de quinze solos da região de Piracicaba, SP. Como base nas discussões, elaborou-se um questionário, o... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Educação; Didática. |
Ano: 1998 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06831998000300020 |
| |
|
| |
|
|
PEREIRA, V. da F.; LIMA, J. E. de; LIMA, J. R. F. de; BRAGA, M. J.; MENDONÇA, T. G. de. |
Este artigo avalia os retornos a anos adicionais de estudos para trabalhadores do sexo masculino no Brasil. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2009, e aplicando-se o procedimento de Heckman, mensuram-se as diferenças nos retornos salariais à escolaridade nos meios urbano e rural. Como aspecto de destaque metodológico e contribuição para o conjunto de estudos sobre retornos à escolaridade, tem-se a incorporação das informações do plano amostral nas estimativas. Os resultados mostram diferenciação salarial em função de idade, raça e região geográfica. Em relação à escolaridade, os retornos salariais no meio urbano são maiores que no rural. Adicionalmente, a consideração do plano amostral gera resultados... |
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) |
Palavras-chave: Escolaridade; Retornos à educação; Qualificação; Educação. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/973335 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique. |
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural. |
Ano: 2004 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621 |
| |
|
| |
Registros recuperados: 94 | |
|
|
|