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Acervo de minerais e rochas: instrumento para o ensino de Geociências. Infoteca-e
NUNES, F. C.; MOREIRA, G. S.; CARVALHO, C. C. N. de; SILVA, E. F. da; CALDERANO, S. B..
Litoteca é um acervo de minerais e rochas, o qual pode ser utilizado para diferentes fins. Contudo, no caso apresentado, subsidia o desenvolvimento de atividades de ensino e, posteriormente, de pesquisa e extensão.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Litoteca; Mineral; Rocha; Ensino.
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/980319
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Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Repositório Alice
AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C..
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "ED216 Educação no Espaço Virtual", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos relacionados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa e atualizada, centrada no espírito de...
Tipo: Livro científico (ALICE) Palavras-chave: Tecnologia educacional; Ambientes virtuais; Aprendizagem; Ensino; Educação; Learning; Education.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931735
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Conteúdo educacional para TV digital interativa. Repositório Alice
AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C..
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "Conteúdo educacional para TV digital interativa", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos da produção de conteúdos educacionais aplicados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa...
Tipo: Livro científico (ALICE) Palavras-chave: TV digital; Material didático; Educação; Ensino; Aprendizagem; Television; Learning; Education; Educational materials.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931698
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Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia em Mato Grosso do Sul: formação de profissionais para harmonizar o desenvolvimento à conservação e melhoria ambiental. Repositório Alice
ANDRADE, L. P. de; XAVIER, C. P.; BETONI, V.; KOMORI, O. M.; PADOVAN, M. P..
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Agroecologia; Ensino.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/869756
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Elaboração de projeto de uma indústria de açaí para consolidar o aprendizado das etapas de processo de produção no ensino de engenharia química. Repositório Alice
SILVA, A. T. L. da; ARAÚJO, R. C. S.; SILVA, D. F.; COSTA, T. F.; LEMOS, I. J. R.; RIBEIRO, N. F. P..
Foi inicialmente proposto à pesquisa e apuração de dados para a elaboração de um projeto de uma indústria química. Solicitando-se dados sobre o produto, balanços de massa e de energia, assim como, a análise financeira da produção, desde o recebimento da matéria-prima até o produto final para o consumidor. Objetivando o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Foi escolhida pelas alunas a elaboração do projeto de produção de polpas de Açaí congeladas, foram considerados fatores como a perecividade do fruto estudado, o sistema de produção e fatores que o influenciam, e análise de financeira de todo o projeto. Foi observada uma melhora na capacidade profissional das alunas, com agregação de conhecimentos interdisciplinares dos vários procedimentos...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Açaí; Euterpe oleracea; Ensino.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081295
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Electronic media as active methodology in the teaching of veterinary anatomy MV&Z
Fontanelli, Giovana Pires de Campos; Orçati, Grazielle Saes; Marin, Daniela Soares; Teixeira, Priscila Sayuri Kavano; Ciancio, Ricardo; Ugolini, Roberto Vinicius; Foz Filho, Roberto Pimenta de Pádua; dos Santos, Flávio Augusto Marques; de Silvio, Maurício Melo.
The search for learning, based on the development of professional competencies in a global context, and the different ways students react to different teaching techniques in continuing education, requires universities to change and innovate (including new methods) in order to develop professionals who are able to exercise their calling in a changing and competitive scenario. This study innovates by creating access for veterinary students (via the Web) to the body of veterinary morphology work, including body painting, images of resin animals, games, quizzes, video classes, and the association of anatomy with radiographic images. Preliminary results indicate that material presented in this way increases interest, thus stimulating integrated and...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Morphology; Electronic media; Didactic method; Teaching; Learning; Alternative methodology morfologia; Mídia eletrônica; Método didático; Ensino; Aprendizagem; Metodologia alternativa.
Ano: 2015 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28127
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Ensinando fuso horário - uma proposta do PIBID de geografia. Repositório Alice
ANJOS, L. C. C.; ARAÚJO, M. I. de; SOUSA, S. G. A. de; ROÇODA, L. C. C.; UCHÔA NETO, A. de S..
O objetivo dessa atividade foi demonstrar o movimento de rotação da terra e as passagens das horas, identificando os fusos horários brasileiros e explicando o funcionamento do horário de verão, e através da dramatização elaborada pelos alunos relacionar o conteúdo com o seu cotidiano, fomentando a pesquisa, organização criatividade e sociabilidade.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ensino.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/994858
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Ensino e capacitação agroflorestal no Brasil: uma abordagem com enfase na região Amazônica. Repositório Alice
MIRANDA, I. S.; SÁ, T. D. de A.; MENEZES, M..
2002
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ensino; Sistema agroflorestal; Amazônia; Brasil.
Ano: 2002 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/406147
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Ensino e pesquisa em etnoecologia e etnobiologia na Região Norte do Brasil. Repositório Alice
HAVERROTH, M..
Neste capítulo, fazemos um breve apanhado sobre pesquisadores e trabalhos importantes na Amazônia no área de Etnobiologia e Etnoecologia, sem a pretensão de esgotar o tema, mas retratando um panorama que mostra a importância da Região e seu potencial, considerando que reúne alta biodiversidade e grande diversidade cultural, com destaque aos Povos Indígenas. Assim, partimos do final do século XIX até os anos mais recentes, destacando alguns autores e publicações marcantes. In this chapter, we write a brief survey of researchers and important works on Ethnobiology and Ethnoecology in the Amazon Region, without the pretension of exhausting the theme, but portraying a panorama that shows the importance of the Region and its potential, considering its high...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Conhecimento tradicional; Conocimiento tradicional; Comunidades indígenas; Métodos educacionales; Métodos de investigación; Etnobôtanica; Ensino; Pesquisa; Ethnobotany; Indigenous knowledge; Educational methods; Research methods.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093591
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ESCOLA da Uva & do Vinho: fortalecimento da vitivinicultura do Paraná. Infoteca-e
Localização. Cursos de capacitação em produção de: vinhos, vinagre, sucos, geléias e graspa. Esttrutura. Atividades previstas para 2008/2009. Missão.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Viticultura; Uva; Vinho; Paraná; Escola da Uva e do Vinho; Capacitação; Ensino.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/539526
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Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo Acta Botanica
Leitão Filho,Hermógenes de F; Rodrigues,Ricardo R; Tamashiro,Jorge Y; Santin,Dionete A; Ivanauskas,Natália M; Salino,Alexandre.
As atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Taxonomia; Florística; Ensino; Proposta didática.
Ano: 1997 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000100003
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Introdução às ciências zootécnica e botânica para alunos do quarto ano em visita à Embrapa Pecuária Sul. Repositório Alice
DEWES, I. S. L.; OSMARI, E. K.; MAZZOCATO, A. C..
Abstract: Abstract: Research centers are very important to contribute and promote community scientific literacy of children impacts teaching in later grades, promotes the development of conscious citizens regarding the valuation of animal husbandry and food production. Thus, Embrapa has a vital role in society linked to food security through community interaction with agricultural research. The aim of this work was to connect local urban students with animal and botanical sciences and the origin of food, through sensorial and motor skills for a learning associated with daily life. A thematic visit was carried out by 50 students 9-11 years old from the Nossa Senhora Auxiliadora School, Bagé-RS, to Embrapa Southern Livestock, for a variety of forages and...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ensino; Zootecnia; Botânica.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096263
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IRRIGAWEB: capacitação em uso e manejo de irrigação. Infoteca-e
bitstream/item/182400/1/IrrigaWeb.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ensino a distância; Treinamento; Capacitação; Ensino; Manejo de Água; Transferência de Tecnologia.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1094858
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Manual do MSTAT - para aulas práticas: principais funções. Infoteca-e
OLIVEIRA, O. C. de..
Usando o MSTAT-C. Chamando o programa. Sub-programas. criando um arquivo de dados-Files. Entrando Dados. SEDIT. Definiçãqo de váriavéis-DEFINE. Dicas. Exercícios. PRLIST.Transformações de dados.FREQ. CALC. Análise de variância. Anova-1. Anova-2. \FACTOR. Testes de separação de médias. RANGE. Análise de regressão. CORR. CONTRAST. PLOT. Casualizando Tratamentos. EXPSERIES. EX-PLAN. EXPBOOK. EXPLABEL> EXPMAP. Manipulação de Arquivos. SORT. TRASPORT. Importação/Exportação de arquivos. ASCII. Exportando arquivos. Importando arquivos..
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Processamento de dados; Ensino; Manual; MSTAT-C.
Ano: 1995 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/624217
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O card sorting no ensino de biblioteconomia. Repositório Alice
SOLANO, V. de O.; ROCHA, J. A. P..
2015
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Card Sorting; Organização da Informação; Categorização; Ensino; Biblioteconomia; Comunicação; Information science.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1028607
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O Card Sorting no ensino de biblioteconomia: uma experiência em sala de aula. Repositório Alice
SOLANO, V. de O.; ROCHA, J. A. P..
Este artigo demonstra a experiência na aplicação da técnica do Card Sorting em sala de aula no âmbito de duas disciplinas da graduação em Biblioteconomia, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais: Modelagem conceitual a partir dos princípios de Ranganathan e Arquitetura de informação e acessibilidade digital. Foram utilizados os aportes da categorização no contexto da Organização da Informação, salientando elementos que subsidiam a discussão em torno do delineamento do Card Sorting. Percebeu-se que é importante o entendimento e domínio da técnica supracitada para os profissionais da informação atuarem no tratamento, categorização e organização da informação em ambientes informacionais digitais como também, na estruturação...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Card Sorting; Organização da informação; Categorização; Ensino; Information organization; Categorization; Education.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1018926
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O ensino e a pesquisa em etnoecologia e etnobiologia na Região Norte do Brasil. Repositório Alice
HAVERROTH, M..
Este trabalho traça um panorama geral do ensino e da pesquisa em etnoecologia na Região Norte, fazendo um levantamento dos trabalhos feitos até aqui e das perspectivas para o futuro próximo.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Etnoecologia; Ethnoecology; Etnoecología; Etnobiologia; Ethnobiology; Etnobiología; Região Norte; North Region; Amazônia; Amazon; Ensino; Pesquisa; Educational methods; Research; Métodos educacionales; Investigación.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/855022
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O secretário executivo e a tradução no ambiente corporativo. Repositório Alice
MELO, S. de S. C. de..
No aspecto geral da formação em secretariado executivo no Brasil as questões relativas às competências de mediação e tradução têm sido pouco contempladas pelo currículo acadêmico, desconsiderando assim a importância e constância com que aparecem no cotidiano corporativo onde os profissionais estão ou irão se inserir. Nesse interim, o presente artigo busca refletir sobre a presença desses elementos ? mediação e tradução - no currículo e a partir daí propor um modelo integrado de competência profissional que considere a especificidade e demandas da profissão para serem desenvolvidas na interface universidade-mercado de trabalho. É assim, uma proposta em construção, partindo de pesquisas bibliográficas. A abordagem que defendemos propõe uma perspectiva de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Secretariado Executivo; Ensino; Competência; Mediação.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/958036
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Relatório de viagem de estudos e observações aos Estados Unidos da América e México. Repositório Alice
WISNIEWSKI, A..
1969
Tipo: Outras publicações científicas (ALICE) Palavras-chave: Agricultura; Ensino; Agropecuária; Pesquisa; Extensão agrícola; Estados Unidos; Mexico; Agriculture; Teaching; Research; Extension work.
Ano: 1969 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/374616
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Sistemas orbitais utilizados em projetos de educação e meio ambiente no Brasil. Repositório Alice
CRISCUOLO, C.; NINOMIYA, M. F.; NICASTRO, D. L..
A internet torna acessível uma série de dados e informações que podem enriquecer o cotidiano escolar, no escopo das disciplinas vinculadas à área ambiental. Esta mesma fonte de conhecimento deve ser utilizada com cautela, devido à falta de controle sobre a veracidade das informações veiculadas. Este trabalho foi elaborado a partir de busca extensiva de dados disseminados pela internet e proposto para oferecer, ao público escolar, um conjunto de características técnicas e informações sobre as principais missões espaciais utilizadas em estudos ambientais no Brasil. Com os resultados, espera-se contribuir para disseminar as ferramentas de geotecnologias em sala de aula.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Satélites; Ensino; Geotecnologias.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/660598
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