Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 19
Primeira ... 1 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A busca por relações humanizadas no trabalho de assessoria de imprensa da Embrapa Pantanal. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O trabalho de jornalistas depende cada vez mais das tecnologias ligadas à comunicação. Por um lado, a mediação de contatos e entrevistas por aparatos técnicos facilita e acelera a apuração da notícia. Por outro, estabelece relações impessoais entre jornalista e fonte. Um projeto de comunicação iniciado em 2010 na Embrapa Pantanal propõe divulgar pela mídia a pecuária sustentável praticada em fazendas do Pantanal e busca romper essa impessoalidade, humanizando as relações entre profissional de imprensa, assessor e fonte por meio da aproximação física. As estratégias adotadas para incrementar o relacionamento com os veículos de comunicação de massa incluem viagens de assessores até as redações localizadas em grandes centros do Brasil e visitas de jornalistas...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação; Jornalismo; Pantanal; Pecuária sustentável; Communication; Journalism; Sustainable beef-cattle.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/868175
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A comunicação organizacional e a percepção sobre a sustentabilidade no Pantanal. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de; SOARES, M. V. C..
Na tentativa de estabelecer relacionamentos com determinados públicos de interesse, a Embrapa Pantanal, em Corumbá-MS, desenvolveu, entre 2010 e 2012, um projeto de comunicação organizacional que aproximou a instituição dos cursos de jornalismo de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Este artigo revela os resultados finais de sondagens com 89 estudantes de comunicação sobre a percepção que eles têm a respeito do Pantanal brasileiro e de práticas econômicas sustentáveis no bioma.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação; Sustentabilidade; Jornalismo; Comunicação; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1043876
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A reinvenção do jornalismo, entre ameaças e oportunidades. Infoteca-e
HEBERLE, A. L. O..
2011
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Jornalismo.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/923058
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Boi, clima e ironia: a confluência de riscos envolvendo o discurso jornalístico e as mudanças climáticas. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O discurso jornalístico sobre mudanças climáticas nem sempre associa esse fenômeno à agropecuária, considerada uma de suas causadoras. Em enunciados que vinculam a pecuária ao aquecimento global foi possível verificar o uso da ironia como mecanismo para atrair a atenção de interlocutores e instaurar uma conduta de vigilância ambiental. O objetivo do artigo é investigar como o discurso jornalístico posiciona-se em relação momentos. O estudo é qualitativo e o suporte teórico-metodológico utilizado foi a Análise de Discurso, da escola francesa, reforçado pela Análise Crítica de Discurso, que permite avaliar aspectos ideológicos presentes na fala. Os resultados indicam que as circunstâncias sócio-históricas condicionam a elaboração desses discursos, sugerindo...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Análise Crítica de Discurso; Jornalismo; Comunicação de Massa; Pecuária; News media; Mass media; Livestock.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1069939
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Clipping: medindo a presença da Embrapa Soja na mídia em 2008. Repositório Alice
CRUSIOL, P. H. T.; DINIZ, L. B. S.; NASCIMENTO, L. L..
2009
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Clipping; Assessoria de imprensa; Comunicação de massa; Jornalismo; Mass media; Agricultural communications.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/574922
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação organizacional na Yahoo!: um modelo polêmico. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de.
Resenha do livro: CARLSON, Nicholas. Marissa Mayer: a CEO que revolucionou o Yahoo! Tradução de Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Benvirá, 2015, 336 p.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação; Comunicação; Jornalismo; Communication.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044329
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Conversa na feira, no supermercado e no mercadão: como as mediações do espaço físico condicionam a interação face a face em ambientes organizacionais. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Este artigo parte do pressuposto que o espaço físico das organizações condiciona a ocorrência da interação face a face entre clientes, entre funcionários e entre clientes e funcionários. Essa intervenção ocorre porque elementos presentes no território exercem uma função mediadora sobre os diálogos, podendo favorecê-los ou inibi-los. O objetivo deste estudo é identificar algumas mediações que interferem na comunicação presencial em determinados ambientes organizacionais: supermercados, feiras livres e o Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido como Mercadão.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação face a face; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044289
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT. Repositório Alice
ESCOBAR, J. L..
Busca-se investigar se o jornalismo de blogs constitui-se como nova categoria para o webjornalismo fazendo-se um estudo de caso sobre o Blog Noblat. Pretende-se descobrir o que o uso dos blogs pode acrescentar de novo à prática cotidiana do jornalismo. Faz-se uma análise textual qualitativa a partir de uma análise documental e de uma entrevista individual aberta e semi-estruturada com o jornalista. Analisa-se como Ricardo Noblat apropria-se profissionalmente do blog, uma nova tecnologia para produção de conteúdos on-line, observando como explora as potencialidades que esta oferece. A partir de uma observação sistematizada, selecionam-se dez aspectos do webjornalismo presentes no blog que são abordados segundo três perspectivas: a) blogs e a relação entre...
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) Palavras-chave: Blog; Mídia; Tecnologia; Jornalismo; Internet.
Ano: 2007 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948872
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Environmental journalism in Brazil. Infoteca-e
MIURA, J..
0
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: COMSOC100; Comunicacao; Jornalismo; Jornalista; Brasil; Communication; Journalist; Journalism; Brazil.
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/567460
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Guia de referência para jornalistas: produção de soja em sistemas sustentáveis. Infoteca-e
NASCIMENTO, L. L. do.
bitstream/item/191847/1/Guia-referencia-Jornalistas-OL-1.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Jornalismo; Soja; Difusão de Tecnologia; Soybeans; Diffusion; Journalists.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1105251
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Irony as a support for journalistic discourse on livestock raising and climate change. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
The aim of this qualitative study is to investigate how journalistic discourse stands in relation to the livestock raising/climate change duo at two distinct points in time for Brazilian agriculture and livestock raising research.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Jornalismo; Comunicação; Oral communication.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1057889
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Jornalismo agropecuário: do êxodo da grande mídia à sobrevivência no jornal local sob o comando das assessorias. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A proposta deste artigo é avaliar as circunstâncias em que esses conteúdos são produzidos, por meio de um mapeamento da autoria deles: seriam os próprios jornalistas de redação os responsáveis pelos textos publicados? Ou os releases, preparados pelas assessorias de comunicação, estariam reinando no mundo agro? Quem, afinal, elabora conteúdos de jornalismo agropecuário propagado por sites de notícias das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil? A resposta pode servir de indicador para a tendência do jornalismo agro no país.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Análise de discurso; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044285
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Jornalismo cientifico qualificado: uma das grandes oportunidades de TV publica brasileira. Infoteca-e
ARAUJO, C..
2007
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Jornalismo.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/490880
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Jornalismo: ferramenta para divulgação científica e tecnológica. Repositório Alice
ABBÁ, G. G. M.; BOLFE, V. F.; PEREIRA, N. R..
Resumo: Neste trabalho será abordada a importância da comunicação, em especial a jornalística, para divulgação científica e tecnológica, com o objetivo de informar a sociedade sobre os resultados de pesquisas, tecnologias e serviços desenvolvidos pela Embrapa Informática Agropecuária. Serão apresentadas técnicas e ferramentas comunicacionais, incluindo assessoria de imprensa e veículos de comunicação organizacionais, que auxiliam o comunicador na interação entre a comunidade científica e a sociedade. Assim, o jornalismo científico contribui para tornar público o conhecimento produzido na Embrapa, levar os resultados à população e prestar contas sobre os recursos públicos investidos nas pesquisas.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Divulgação científica; Ciência; Ferramenta; Comunicação; Jornalismo; Tecnologia.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084877
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O 'envelhecer juntos' de Alfred Schutz: o lugar da comunicação face a face na sociedade midiatizada. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A pesquisa em comunicação no Brasil tem concedido visibilidade restrita à obra do sociólogo austríaco Alfred Schutz, tido como um teórico dos relacionamentos face a face. O objetivo deste artigo é investigar possíveis causas dessa marginalidade. O autor é responsável pelo conceito do Relacionamento do Nós, aquele em que os interlocutores orientam-se reciprocamente e ampliam as chances de compreensão mútua, situação desejada no contexto das relações superficiais da sociedade midiatizada. Ao compartilhar experiências simultâneas, os interlocutores ?envelhecem juntos?. O pensamento schutziano permite observar que, apesar do domínio do paradigma tecnológico, persistem condições para uma comunicação mais solidária. Este estudo conclui que entre os fatores que...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação face a face; Midiatização; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044315
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O jornalismo de proximidade e a cobertura de ações de mobilização social: um retrato midiático da epidemia de dengue em Marília. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de; MARTINEZ, V. D. de M..
O jornalismo de proximidade é um conceito que atribui características a uma prática profissional que conjuga as ideias de espaço geográfico e de temas de interesse de uma determinada coletividade. O tratamento midiático inclui a concessão de voz e espaço aos atores locais. Este artigo retoma o conceito e o enquadra na discussão sobre as posturas editoriais dos jornais Diário e Jornal da Manhã, ambos de Marília, cidade do interior paulista, durante a cobertura da epidemia de dengue vivenciada localmente nos primeiros meses de 2015. Conclui que, em parte, os dois veículos se encaixam na perspectiva do jornalismo de proximidade, porém, um deles abre mais espaço para a divulgação de iniciativas que envolvem a mobilização social.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação; Jornalismo; Comunicação; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044280
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O Pantanal sob a perspectiva do jornal local e da grande mídia. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O artigo procura contribuir com as pesquisas sobre a mídia local no Pantanal.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Midia; Jornalismo; Comunicação; Comunicação de massa; Communication (human); Communication skills; Mass media.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1043904
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O relacionamento das comunicações. Repositório Alice
FERREIRA, I. F.; PICHELLI, K. R..
2003
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comuicação; Jornalismo; Transferência de tecnologia.
Ano: 2003 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/308540
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Seminários itinerantes sobre comunicação e agronegócio: contribuição para a melhoria da cobertura jornalística sobre o meio rural no Paraná. Repositório Alice
NASCIMENTO, L. L. do; RUFINO, C. F. G.; PICHELLI, K. R.; MILLÉO FILHO, S..
Este artigo aborda os resultados do projeto Seminários Itinerantes sobre Comunicação e Agronegócio (Secoagro), liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná (AJAP). Entre 2008 e 2009, foram realizados 19 seminários técnicos e 8 dias de campo sobre as principais cadeias produtivas do Paraná para 1600 jornalistas e estudantes de jornalismo das seis principais regiões-pólo do Estado. O projeto tem o objetivo de contribuir com a formação de profissionais e estudantes de comunicação social, propiciando condições para que aprofundem seu conhecimento sobre as principais cadeias produtivas de suas regiões e produzam matérias jornalísticas críticas e contextualizadas, a fim de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação; Agronegócio; Jornalismo; Divulgação científica.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/471506
Registros recuperados: 19
Primeira ... 1 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional