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Agricultura de precisão e agricultura digital. Repositório Alice
BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y.; BERNARDI, A. C. de C.; VAZ, C. M. P.; SPERANZA, E. A.; CRUVINEL, P. E..
Este artigo apresenta e discorre sobre os atributos da agricultura de precisão (ap) e da agricultura digital (ad), expondo as particularidades e sinergias de cada uma delas. Explica como a ap vem sendo empregada nos sistemas de produção vegetal e animal em vários países desde a década de 1990, com uma intensidade e abrangência em relação à área e aos tipos de sistemas de produção que a adotam e que evoluem gradualmente. A ap compreende o uso de procedimentos e de equipamentos, implementos e/ou sensores que avaliam a variabilidade espacial e temporal de atributos do solo, planta, animal ou clima, com o intuito de fornecer informações que subsidiam a tomada de decisão pelo produtor ou profissional quanto à realização de uma prática ou manejo agrícola de modo...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Conectividade; Internet das coisas; Algoritmo; Aplicativo; Nuvem; Base de Dados.
Ano: 2019 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121544
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Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. Repositório Alice
TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do..
RESUMO - As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Produção de conteúdos interativos; Aprendizagem colaborativa; Web 2.0; Modelos; Tecnologias de informação e comunicação; Collaborative learning; Web 2.0; Interactive content production; Information and communication technologies; Education.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/886862
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Apropriação de saberes ambientais mediados pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Repositório Alice
GAROFOLO, A. C. S.; TORRES, T. Z..
RESUMO: Durante as últimas décadas do século XX mudanças puderam ser observadas em diferentes segmentos da sociedade, o que provocou uma série de alterações na relação entre os seres humanos e entre estes e a natureza. No setor agropecuário discussões sobre sustentabilidade passam a fazer parte do repertório e evidencia-se a importância e o papel dos agricultores como seres ativos na construção e apropriação de saberes ambientais. Diante desta realidade este artigo analisa e discute o uso do modelo conceitual desenvolvido por Bernardes e Torres (2010), denominado de Tecnopedia Social Rural ? TeSoRu, que adota as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como mediadoras dos processo de construção de conhecimento como um instrumento efetivo para...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Saberes ambientais; Redes de conhecimentos; Extensão rural; Information technology; Knowledge; Extension education.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/905616
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As tecnologias digitais no fluxo informacional do espaço rural brasileiro. Repositório Alice
TORRES, T. Z.; GAROFOLO, A. C. S.; SOUZA, M. I. F.; AMÂNCIO, C. da G. O..
Resumo: Com as tecnologias digitais surge uma comunicação interativa de caráter múltiplo, complexo e participativo que permite às pessoas se engajam para romper o isolamento e partilhar a construção de ações conjuntas visando o desenvolvimento local. No espaço rural estas tecnologias podem mudar as condições de acesso das pessoas à informação e ao conhecimento gerado por diversos atores públicos e/ou privados e também permitir que construam novas racionalidades sobre o espaço, sobretudo o rural visando assegurar o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira. Dentre os atores públicos que pode se valer das potencialidades inerentes às tecnologias digitais visando a disseminação das informações, conhecimentos e saberes que produz é a Empresa...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Tecnologias digitais; Tecnologia digital no espaço rural; Comunicação digital; Tecnologias de informação e comunicação; Transferência de tecnologia; Disseminação de informações; Digital communication; Digital technologies in rural areas; Information technology; Technology transfer; Information dissemination.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/973184
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Educação a distância e formação continuada: estratégias de transferência de tecnologias na Embrapa. Infoteca-e
TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F.; PEREIRA, N. R.; CUNHA, L. M. S..
Este documento apresenta uma contribuição teórica e prática da Embrapa Informática Agropecuária ao desafio colocado para a Empresa, no que se refere à constituição da linha de atuação em educação não-formal, sob a perspectiva de formação continuada, na modalidade de Educação a Distância
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação a distância; Educação não-formal; Tecnologias de informação e comunicação; Tecnologia da informação; Transferência de tecnologia; Learning; Distance education; Technology transfer; Information technology.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1064229
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Educação a distância: uma estratégia comunicacional para disseminação e transferência de tecnologias na Embrapa. Repositório Alice
TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F.; PEREIRA, N. R.; CUNHA, L. M. S..
Este artigo tece um arcabouço conceitual para ancorar as ações estratégicas de TT a serem implementadas na Empresa por meio da educação a distância (EaD), visando ampliar a aproximação da Embrapa com a sociedade.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação a distância; Comunicação; Disseminação da informação; Estratégias comunicacionais; Tecnologias de informação e comunicação; Transferência de tecnologia; Tecnologia da informação; Technology transfer; Distance education; Communication skills; Information dissemination.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1052988
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Novas mídias e produção de conteúdos digitais educativos. Repositório Alice
PEREIRA, N. R.; GALLANA, L. M. R.; SILVA, D. da..
Este trabalho, de caráter conceitual, aborda o potencial da televisão digital como uma nova ferramenta que pode estar integrada ao processo educativo, contribuindo para estimular a reflexão e o aprendizado coletivo.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Televisão digital; Tecnologias de informação e comunicação; Aprendizagem; Television; Learning; Information technology.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931816
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TIC na segurança fitossanitária das cadeias produtivas. Repositório Alice
BARBEDO, J. G. A.; MEIRA, C. A. A..
Com a intensificação da indústria agropecuária, têm crescido os desafios e as preocupações relacionadas à segurança sanitária dos alimentos produzidos. A circulação de volumes cada vez maiores desse tipo de mercadoria exige que as medidas necessárias para garantir sua segurança sanitária sejam implementadas de maneira rápida, eficiente e barata. O controle manual tradicionalmente utilizado muitas vezes não é capaz de atender a esses requisitos. Como resultado, tecnologias de informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas para: 1) Aumentar o grau de automação e, consequentemente, a velocidade dos processos de controle fitossanitário. 2) Identificar problemas sanitários tão cedo quanto possível, minimizando possíveis prejuízos econômicos,...
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Problemas sanitários; Sistemas especialistas; Doença de planta; Information technology; Plant disease and disorders; Expert systems.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1010735
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