Registro completo |
Provedor de dados: |
Rev. Econ. Sociol. Rural
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País: |
Brazil
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Título: |
A Demanda por Vinho no Brasil: elasticidades no consumo das famílias e determinantes da importação
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Autores: |
Almeida,Alexandre Nunes
Bragagnolo,Cassiano
Chagas,André Luis Squarize
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Data: |
2015-09-01
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Ano: |
2015
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Palavras-chave: |
Mercado de vinho
Renda
Consumo
Demanda
Taxa de câmbio.
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Resumo: |
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o mercado brasileiro de vinho e suas recentes mudanças do lado da demanda. Uma das hipóteses que norteia esse trabalho é que o aumento na renda familiar em termos reais e a valorização do Real frente ao dólar, ocorrida mais fortemente entre anos de 2002 e 2011, contribuíram para uma mudança no perfil de consumo das principais bebidas alcoólicas no País. Através da estimação de um Almost ideal Demand System (AIDS), constatou-se que a demanda por vinho se mostra menos elástica no preço do que a cerveja, mas não do que outras bebidas alcoólicas; no entanto, mudanças na renda têm praticamente o mesmo impacto sobre o consumo de vinho e cervejas, mas menos em outras bebidas. Do lado da demanda por vinhos importados no mercado doméstico, através de um Vetor Autorregressivo estrutural (VAR), constatou-se que a maior parte da variância da quantidade do produto importado é explicada pela renda e pelo preço do produto, enquanto o câmbio apresentou menor poder explicativo. Apesar disso, parcela significativa da variância da quantidade não pode ser explicada pelas três variáveis.
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Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032015000300433
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Editor: |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
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Relação: |
10.1590/1234-56781806-9479005303004
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Formato: |
text/html
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Fonte: |
Revista de Economia e Sociologia Rural v.53 n.3 2015
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Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
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