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Provedor de dados:  Rev. Econ. Sociol. Rural
País:  Brazil
Título:  O comércio justo e solidário é alternativa para segmentos populacionais empobrecidos? Estudo de caso em Território Kalunga (GO)
Autores:  Tiburcio,Breno Aragão
Valente,Ana Lucia E. F.
Data:  2007-06-01
Ano:  2007
Palavras-chave:  Comércio justo e solidário
Quilombolas
Alternativa para a comercialização
Resumo:  Apresentam-se os principais resultados e discussões de estudo de caso desenvolvido em Território Kalunga - construído por descendentes de antigos escravos - sobre a situação e perspectivas do comércio justo e solidário naquela localidade, com base na experiência desenvolvida no empreendimento Kalunga Mercado Justo (KMJ), município de Cavalcante (GO). Dentre os resultados, destacam-se: a) os kalungas encontram-se abaixo da linha da pobreza e alguns abaixo da linha de indigência; b) há a necessidade de serem encontradas alternativas de geração de renda para a sobrevivência comunitária; c) o KMJ é um empreendimento voltado para a economia de mercado e está longe de se constituir numa experiência de comércio justo ou comércio ético e solidário; d) o KMJ proporciona uma alternativa para a comercialização dos produtos kalungas e a relação estabelecida com o empreendimento garante um incremento significativo na renda familiar; e) o desafio para a construção de uma nova forma de organizar a produção, a distribuição e o consumo de bens socialmente produzidos, e o exercício de experiências alternativas pode ser enfrentados pelos kalungas, desde que contem com o apoio de políticas públicas que, mesmo universais, não percam de vista as características singulares do grupo étnico.
Tipo:  Info:eu-repo/semantics/article
Idioma:  Português
Identificador:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032007000200010
Editor:  Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
Relação:  10.1590/S0103-20032007000200010
Formato:  text/html
Fonte:  Revista de Economia e Sociologia Rural v.45 n.2 2007
Direitos:  info:eu-repo/semantics/openAccess
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