Registro completo |
Provedor de dados: |
Rev. Econ. Sociol. Rural
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Concorrência e estratégias de precificação no sistema agroindustrial do leite
|
Autores: |
Azevedo,Paulo Furquim de
Politi,Ricardo Batista
|
Data: |
2008-09-01
|
Ano: |
2008
|
Palavras-chave: |
Concorrência
Transmissão de preços
Leite
|
Resumo: |
O objetivo deste trabalho é caracterizar o padrão de concorrência no mercado de leite fluido (longa vida e pasteurizado), a partir de evidências sobre os movimentos de preços no varejo e do comportamento das margens de mercado. Utilizou-se o modelo originalmente proposto por Houck (1977), acrescido das observações feitas por Carman e Sexton (2005). Essa abordagem separa as variáveis explicativas entre aumentos e diminuições de preços pagos ao produtor e permite comparar a defasagem entre esses dois movimentos e estudar a estratégia de preços dos agentes a partir das margens dos intermediários. O período analisado foi de dezembro de 1999 a dezembro de 2005 com dados de preços ao consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e dados de preços ao produtor do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP). Identificou-se que o padrão de concorrência do leite longa vida é bastante distinto do encontrado para o leite pasteurizado. Enquanto para o leite longa vida o padrão de concorrência é mais próximo do modelo competitivo, para o leite pasteurizado o padrão encontrado foi de menor concorrência e liquidez. O vertiginoso crescimento das vendas de leite longa vida, absorvendo grande parte do mercado antes abastecido pelo leite pasteurizado, trouxe maior concorrência nos segmentos de indústria e distribuição, bem como maior velocidade de transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva. Entretanto, a precificação com markup com percentual fixo, observada no leite longa vida, indica que indústria e distribuição gozam de algum poder de mercado e que variações absolutas de custo da matéria-prima são repassadas em maior magnitude ao consumidor final.
|
Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000300008
|
Editor: |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
|
Relação: |
10.1590/S0103-20032008000300008
|
Formato: |
text/html
|
Fonte: |
Revista de Economia e Sociologia Rural v.46 n.3 2008
|
Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
|