Registro completo |
Provedor de dados: |
Rev. Econ. Sociol. Rural
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País: |
Brazil
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Título: |
A precariedade do transporte rodoviário brasileiro para o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste: situação e perspectivas
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Autores: |
Correa,Vivian Helena Capacle
Ramos,Pedro
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Data: |
2010-06-01
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Ano: |
2010
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Palavras-chave: |
Infraestrutura de transportes
Rodovias
Soja
Competitividade
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Resumo: |
O Centro-Oeste do Brasil se destaca como um pólo produtor de soja. Pela crise fiscal do Estado, a partir dos anos 80, a malha rodoviária brasileira perde investimentos públicos para sua ampliação, conservação e restauração, refletindo na competitividade internacional da oleaginosa dos cerrados. Isso porque o principal modal utilizado para o escoamento da produção do grão aos portos das regiões Sul e Sudeste é o rodoviário, com destaque para as rodovias BR 163 e 364. Por conta da inadequação desse modal às características do produto e às longas distâncias percorridas, aliada ao estado precário de conservação da malha rodoviária do País, 25% da receita de vendas da produção de soja está comprometida com os custos internos de transportes. Neste trabalho, apontam-se perspectivas e possíveis soluções à reversão desse cenário, via concessões rodoviárias e Parcerias Público-Privadas (PPP). Analisa-se o uso de diferentes modais para o escoamento da soja do Centro-Oeste, e conclui-se que os hidroviários e ferroviários são os mais eficientes, em razão da eficiência energética e da maior produtividade à movimentação de cargas de densidade mais elevadas por distâncias maiores - o que conferiria custos menores de circulação.
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Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032010000200009
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Editor: |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
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Relação: |
10.1590/S0103-20032010000200009
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Formato: |
text/html
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Fonte: |
Revista de Economia e Sociologia Rural v.48 n.2 2010
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Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
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