Registro completo |
Provedor de dados: |
Rev. Econ. Sociol. Rural
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Análise de transmissão de preços do mercado atacadista de melão do Brasil
|
Autores: |
Mayorga,Rodrigo de Oliveira
Khan,Ahmad Saeed
Mayorga,Ruben Dario
Lima,Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Margarido,Mario Antônio
|
Data: |
2007-09-01
|
Ano: |
2007
|
Palavras-chave: |
Mercado atacadista
Transmissão de preços
Modelo VAR
|
Resumo: |
O presente estudo se propôs a analisar a relação existente entre os mercados atacadistas de melão amarelo no Brasil. Para analisar a transmissão de preços entre estes mercados, utilizaram-se métodos de séries de tempo, teste de raiz unitária, teste de co-integração de Johansen, o modelo Auto-regressivo Vetorial (VAR), decomposição da variância dos erros de previsão e função resposta ao impulso. O período analisado abrangeu janeiro de 2001 a dezembro de 2005. Os resultados mostraram que, apesar dos pólos Açu/Mossoró-RN e Baixo Jaguaribe-CE representarem as maiores áreas produtoras nacionais de melão, variações nos preços de atacado de melão amarelo das Centrais de Abastecimento de Natal e Fortaleza, não afetam de maneira significativa os preços dos outros mercados estudados. No entanto, variações nos preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) têm impacto sobre todos os mercados atacadistas analisados. Assim sendo, a CEAGESP, representando os atacadistas nacionais, e sendo a maior intermediadora do país, comanda o mercado brasileiro de melão amarelo comercializado, constituindo, na prática, um mercado oligopolístico.
|
Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032007000300006
|
Editor: |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
|
Relação: |
10.1590/S0103-20032007000300006
|
Formato: |
text/html
|
Fonte: |
Revista de Economia e Sociologia Rural v.45 n.3 2007
|
Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
|
|