Registro completo |
Provedor de dados: |
Infoteca-e
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País: |
Brazil
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Título: |
Monitoramento hidrológico em voçoroca submetida a práticas mecânicas e vegetativas: Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão/Antônio Carlos Jobim.
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Autores: |
PORTOCARRERO, H.
ANGELO, D. C.
CARVALHO, G. F.
ANDRADE, A. G. de
FERNANDES, N. F.
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Data: |
2013-08-27
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Ano: |
2004
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Palavras-chave: |
Voçoroca
Intercepção
RAD.
Hidrologia.
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Resumo: |
O desenvolvimento desta dissertação está vinculado ao projeto de RAD (recuperação de áreas degradadas) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, sendo seu objeto o processo de recuperação da voçoroca do Morro do Radar. Através da realização de uma investigação do comportamento hidrológico desta voçoroca após a implantação do projeto, buscou-se fornecer informações que possam constituir um subsídio à avaliação dos efeitos das práticas adotadas A metodologia utilizada compreendeu seis etapas: avaliação das variações da topografia local; monitoramento da precipitação; monitoramento da intercepção das chuvas promovida pelas copas arbóreas e pela serrapilheira; avaliação das propriedades fisico-hídricas dos solos em diferentes profundidades; avaliação dos potenciais matriciais e das cargas totais nos solos nas mesmas profundidades, através de gráficos e construção de mapas de equipotenciais; avaliação da relação entre os condicionantes locais e o desempenho das práticas de RAD. Os valores de intercepção pelas copas arbóreas e pela serrapilheira revelaram uma proteção eficaz do solo contra o impacto direto das águas pluviais. Os resultados de condutividade hidráulica mostraram uma boa relação com o comportamento das cargas de pressão e totais. Com relação à expansão e contração da zona de saturação, observou-se que a umidade antecedente está condicionando de forma decisiva o processo de expansão. Foi encontrada também ao longo de todas as discussões grande influência da topografia sobre os processos de recuperação, o que indica a importância do planejamento adequado da reconformação do talude. As áreas com menores declives apresentaram uma recuperação proporcionalmente mais rápida, o que se relacionou tanto ao estabelecimento da cobertura vegetal e à incorporação de serrapilheira, quanto à própria dinâmica hidro-erosiva inerente.
bitstream/item/88639/1/bpd42-2004aeroporto-tom-jobim.pdf
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Tipo: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
1678-0892
17549
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/964922
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Editor: |
Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
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Relação: |
Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 42).
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Formato: |
il. color.
47 p.
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