Registro completo |
Provedor de dados: |
ExtensaoRural
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País: |
Brazil
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Título: |
O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL
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Autores: |
Callou, Angelo Brás Fernandes
Pires, Maria Luiza Lins e Silva
Leitão, Maria Rosário Andrade
Santos, Maria Salett Tauk
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Data: |
2008-09-04
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Ano: |
2008
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Resumo: |
Com o objetivo de realizar um levantamento das principais tendências do mundo acadêmico relacionadas à Extensão Rural no conjunto das universidades públicas e privadas do Brasil, esta pesquisa priorizou osseguintes eixos de análise: 1) temas contemplados no ensino da Extensão Rural; 2) interdisciplinaridade na Extensão Rural; 3) relação entre cursos degraduação e programas de pós-graduação em Extensão Rural; e 4) Incorporação das políticas públicas de assistência técnica e extensão rural pelas disciplinas Extensão Rural, e afins. Para isso, foram elaborados cinco questionários destinados aos professores, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação e coordenadores de área. Pôde-se destacar, dentre os principais resultados, a insuficiência da carga horária necessária à formação do extensionista e a incipiência, nos programas deensino da graduação, de temáticas e de uma bibliografia que dêem conta da complexidade do rural na contemporaneidade. Essa tendência não se confirmou, entretanto, nos projetos de pesquisa e de extensão e nos cursos de graduação. A importância atribuída à disciplina Extensão Rural e oreconhecimento do seu caráter multidisciplinar são também alguns dos dados que se destacaram na análise.
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Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5507
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Editor: |
Universidade Federal de Santa Maria
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Relação: |
http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5507/3262
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Formato: |
application/pdf
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Fonte: |
Extensão Rural; n. 16 (2008): Revista Extensão Jul/Dez 2008; 84-116
2318-1796
1415-7802
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