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Provedor de dados:  ExtensaoRural
País:  Brazil
Título:  OS DESAFIOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR-PESQUISADOR DO CAMPO NO NORDESTE PARAENSE /AMAZÔNIA BRASILEIRA
Autores:  Costa, Jardel Pedro dos Reis
Costa, Nivea Maria Vieira
Silva, Maria Rosinélia Pimenta
Data:  2012-09-18
Ano:  2012
Resumo:  Os Cursos de Licenciatura em Educação do Campo estãopromovendo uma ruptura na prática pedagógica nas escolas docampo. De forma explicita essa prática vem se dando numadimensão significativa à realidade dos sujeitos do campo e visa àformação de fato desses sujeitos numa perspectiva de fomentar asexperiências e trocas de saberes dentro e fora do espaço escolar.Diante disso, o presente artigo tem como objetivo esboçar asinovações ocorridas na prática pedagógica de um professorpesquisadordo campo e acadêmico do curso de Licenciatura emEducação no Campo, a partir do contexto do seu ingresso na referidaLicenciatura destacando sua prática pedagógica antes e após ocurso, aprendizagens adquiridas, superações na produção deconhecimentos, culminando com uma autoavaliação do processo deformação. As bases metodológicas utilizadas para a construçãodeste artigo foi à abordagem dialética com enfoque qualitativo, bem como o uso da pesquisa- ação e da autoavaliação da práticadocente. Os resultados deste estudo apontaram mudançassignificativas no processo de ensino-aprendizagem, aprimoradas nocotidiano escolar, bem como redirecionando determinados conteúdosàs especificidades locais com enfoque aos aspectos socioculturais,possibilidades estas favorecidas pela Licenciatura em Educação doCampo que, aos poucos vem contribuindo no sentido de elucidarnovos universos de conhecimentos locais que até então eramdesprezíveis em função de uma pedagogia urbanocêntrica.
Tipo:  Info:eu-repo/semantics/article
Idioma:  Português
Identificador:  http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/7981
Editor:  Universidade Federal de Santa Maria
Relação:  http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/7981/4783
Formato:  application/pdf
Fonte:  Extensão Rural; v. 19, n. 2 (2012): Extensão Rural jul./dez. 2012.; 55-76

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