Registro completo |
Provedor de dados: |
ExtensaoRural
|
País: |
Brazil
|
Título: |
PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: O CASO DA EXPERIMENTAÇÃO PARTICIPATIVA NA FUNDEP (RS)
|
Autores: |
Thies, Vanderlei Franck
Mello, Ulisses Pereira de
|
Data: |
2012-07-30
|
Ano: |
2012
|
Resumo: |
O objetivo do presente artigo é discutir os resultados de umaexperiência educativa de experimentação participativa de adubaçãoverde realizada pela FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento,Educação e Pesquisa da Região Celeiro, em Ronda Alta (RS). Essafoi uma das ações que fizeram parte do projeto de pesquisadenominado Transição agroecológica: resgate, experimentação evalidação de técnicas e metodologias participativas. Nesse projetoestavam integradas ações de formação, investigação,experimentação e difusão da Agroecologia, tendo como objetivogeral, apoiar a transição da agricultura convencional para aAgroecologia. O referido experimento tinha por objetivo específicopromover a recuperação do solo, avançar no processo de transiçãoagroecológica e qualificar os processos de formação emAgroecologia na FUNDEP. A metodologia foi baseada nopressuposto do diálogo participativo e da gestão conjunta entre osdiferentes sujeitos do processo. Com esse projeto foi promovido oencontro de camponeses que trabalham em suas unidades deprodução, estudantes em processo de formação e técnicos quetrabalham as questões relacionadas à transição agroecológica. Aofinal do experimento constatou-se que as atividades contribuíram de forma significativa nos processos de formação, também para arecuperação do solo e para o avanço da transição agroecológica.
|
Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/8139
|
Editor: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Relação: |
http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/8139/4877
|
Formato: |
application/pdf
|
Fonte: |
Extensão Rural; v. 19, n. 2 (2012): Extensão Rural jul./dez. 2012.; 109-126
2318-1796
1415-7802
|