Registro completo |
Provedor de dados: |
MV&Z
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Discussion and some proposals for education in values in teaching veterinary
Discussão e algumas propostas para a educação em valores no ensino de Medicina Veterinária
|
Autores: |
Tavolaro, Paula
Silva, Sonia Aparecida Ignácio
Ferrarri, Eliana
Oliveira, Carlos Augusto Fernandes de
|
Data: |
2011-01-01
|
Ano: |
2011
|
Palavras-chave: |
Veterinary
Values
Higher Education medicina veterinária
Valores
Ensino superior
|
Resumo: |
Objective. The objective of this study was to analyze if when veterinarians write articles about education in the Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária, they are aware of values in education, and which values they consider to be important for veterinary education. Material and Method. Articles published between 2006 and 2009 were analyzed. The number of articles on technical issues and the number of articles on veterinary education were both counted. Articles on education were further analyzed to discover which values were discussed in the text. Results. From a total of 66 articles, 57 were about technical issues and nine were about veterinary education. From the nine articles on education, six dealt with values in some way. Conclusions. The analysis of 11 issues of the Revista do CFMV showed that there is little space for the discussion of veterinary education and values. The importance of changing this scenario is discussed as well as some ways to do that.
Objetivo. O objetivo do presente trabalho foi tentar responder se, ao escreverem artigos sobre o ensino e formação de médicos veterinários publicados na Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária, os veterinários têm consciência de valores gerais para educação e quais outros valores consideram importantes. Material e Método. Foram analisados textos publicados entre 2006 e 2009 e foram contados o número de artigos que discutiam temas técnicos e o número de artigos que discutiam o ensino de veterinária. Os artigos deste último grupo foram analisados em busca dos valores abordados ao longo do texto. Resultados. Do total de 66 artigos analisados, 57 eram sobre temas técnicos e nove sobre ensino. Dos nove artigos sobre ensino, seis discutiam valores de alguma forma. Conclusões. A análise de 11 números da Revista do CFMV mostrou o pequeno espaço reservado à discussão do ensino veterinário e dos valores em educação. Discute-se ao longo do artigo a importância de se modificar esse cenário e alguns caminhos para isso.
|
Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/377
|
Editor: |
Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de São Paulo
|
Relação: |
http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/377/348
|
Formato: |
application/pdf
|
Fonte: |
Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia; Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 1 (2011); 6-11
Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia; Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 1 (2011); 6-11
Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP; Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 1 (2011); 6-11
2596-1306
|
Direitos: |
Direitos autorais 2014 Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia
|