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Provedor de dados:  AgEcon
País:  United States
Título:  CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DO PEQUI (CARYOCAR BRASILIENSE CAMB.), EM GOIÂNIA - GO
Autores:  Oliveira, Eliane De
Longhi, Eloisa Helena
Vanderlei, Job Carneiro
Martins, Therezinha Krisley
Rocha, Eduardo Villela
Data:  2011-07-12
Ano:  2008
Palavras-chave:  Caryocar brasiliense
Pequi
Mercado consumidor
Consumidor final
Caryocar brasiliense
Pequi
Commercialization
Consumer market
Food Consumption/Nutrition/Food Safety
Resumo:  O pequi (Caryocar brasiliense Camb.) é um fruto nativo com ocorrência generalizada no Bioma Cerrado. O consumo e comercialização do fruto "in natura" e de seus derivados, com importância sócio-econômica, geram renda e emprego para agricultores familiares e trabalhadores com pouca qualificação profissional. Entretanto, a exploração sustentável desta atividade encontra-se ameaçada pelo desconhecimento do mercado consumidor, inexistência de padrões de qualidade na comercialização, dispersão, desarticulação e informalidade dos agentes e segmentos do arranjo extrativista. Visando gerar informações que contribuam para o fortalecimento da cadeia extrativista e o desenvolvimento sustentável, este trabalho teve como objetivos identificar e caracterizar os agentes consumidores de pequi no principal centro consumidor: Goiânia. Constatou-se que, em Goiânia, existe mercado de consumo empresarial, formado por restaurantes além dos consumidores finais que adquirem o produto em feiras e de ambulantes. ---------------------------------------------The “pequi” (Caryocar brasiliense Camb.) is a traditional fruit in the culture of the inhabitants of the Brazilian Savanna which is still harvested from wild trees. The sustainable use of this species is at the moment threatened by limitations such as: the lack of knowledge of type of products commercialized, and dispersion and disarticulation of the main agents members of the chain of the fruit collectors; besides the general informality in component agents. On the other hand its use vitalizes the economy of several counties in Goiás, capable of contributing to a sustainable territorial development from a social and environmental point of view. At present, the consume and commercialization of the fruit “in natura” and its derivates (preserves, oil, liqueur, soap, etc) have great socio-economic significance: it is used in various typical dishes and is a symbol of the local gastronomy, besides complementing the diet of the agricultural population and generating income and jobs to a sizeable parcel of family farmers. This study has as its main goal the discussion about the consumer market of the fruits and derivates in Goiânia, state of Goiás.
Tipo:  Conference Paper or Presentation
Idioma:  Português
Identificador:  http://purl.umn.edu/109068
Relação:  Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)>46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brasil
Formato:  20
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