Registro completo |
Provedor de dados: |
Ciência Rural
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Estratégias competitivas e de desenvolvimento de produtos lácteos funcionais: estudos de caso em empresas agroindustriais da região Sul do Brasil
|
Autores: |
Lima,Mateus Silva de
Révillion,Jean Philippe Palma
Padula,Antonio Domingos
|
Data: |
2009-08-01
|
Ano: |
2009
|
Palavras-chave: |
Estratégias seguidoras
Empresas agroindustriais
Inovação
Alimentos lácteos funcionais
|
Resumo: |
Esta pesquisa buscou compreender o motivo e o modo como as empresas agroindustriais brasileiras desenvolvem novos produtos e se orientam para o mercado no segmento de alimentos lácteos funcionais. Ela também examina o papel do sistema regulatório nesse processo. Foi utilizada a abordagem de estudos de caso para esclarecer as inter-relações sistêmicas e trade-offs entre os fatores relacionados à inovação. Foi escolhido um desenho de pesquisa com uma unidade de análise (empresas agroindustriais que, recentemente, lançaram novos produtos no mercado de lácteos funcionais) e estudos de caso múltiplos (três empresas agroindustriais da região Sul). Os resultados revelam que as empresas agroindustriais adotam estratégias seguidoras em relação às concorrentes multinacionais. Tradicionalmente, essa é uma estratégia considerada mais segura e exige menores investimentos em P&D e marketing. Contudo, ela corrói a imagem de marca e limita os retornos financeiros das inovações. O comportamento seguidor é resultado de um baixo grau de orientação para mercado e restrita cooperação com parceiros externos. Esse "ciclo vicioso" é reforçado pelas barreiras estabelecidas pelo sistema regulatório.
|
Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000500037
|
Editor: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Relação: |
10.1590/S0103-84782009005000134
|
Formato: |
text/html
|
Fonte: |
Ciência Rural v.39 n.5 2009
|
Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
|